por João Roberto Albuquerque
*Integrante da diretoria do Ministério Verbo da Vida
Vejo uma fome e uma sede no nosso povo e isso é Deus agindo. Percebo que apesar de termos consciência de muita coisa, parece nos faltar o fechamento. Às vezes, por exemplo, uma instalação elétrica está completa, mas a falta de um fusível nos mostra que ainda não está completa. Acredito que está nos faltando esse fusível, e Deus está interessado em nos ajudar nessa conclusão, para que as coisas aconteçam de forma plena em nossa vida.
Lendo o livro sobre a Graça: o poder do Evangelho, percebo que Satanás tem cegado o entendimento de muitos, ele sabe que, se você não compreender a Palavra, ela não vai frutificar na sua vida plenamente, por isso, ele cega os olhos do seu entendimento para que você não resplandeça a luz do Evangelho.
O autor do livro comentou que nós não questionamos um pecador se convertendo, não buscamos o histórico dele, nem os crimes cometidos por ele, porque cremos na graça e no favor de Deus na vida dessa pessoa. Cremos na disposição do coração de Deus em acolhê-la, pois sabemos que o Seu amor está sobre ela.
O nosso problema é que, quando a gente nasce de novo, achamos que Deus só nos aceita pelos nossos créditos. Se lemos a Bíblia, jejuamos, vamos à igreja todo domingo e, por vezes, não correspondemos a um padrão de justiça, acabamos cultuando debaixo de condenação, lidando com essa condenação em um momento de adoração, por exemplo. E chegamos até a ouvir: “Não seja hipócrita”, e nos tornamos tímidos, sem ousadia.
“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8).
Quero deixar claro que quem usa de malícia no Evangelho não é meu público, falo para pessoas bem intencionadas que não usam da liberdade para dar lugar à carne. Falo para crentes sérios que querem agradar a Deus, mas que têm sofrido com condenações do diabo, e a maioria não oferece um culto completo por causa dessa condenação, mas existe uma graça para a sua vida hoje e você precisa dela.
Muitas vezes, estamos esperando a perfeição para depois evangelizar, pregar e impor as mãos para pessoas serem curadas, e, para alguns, isso pode ser esse elemento de condenação. Muitos pensam que Deus está querendo perfeição para nos usar no Reino d’Ele e ficamos com a nossa vida limitada. Essa ideia de ser perfeito para poder servir a Deus não combina com as escrituras.
A pesca milagrosa descrita nos Evangelhos nos mostra que ela ficou creditada a Pedro. Porque ele recebeu de Jesus uma palavra, foi lá, obedeceu e a colocou em prática: lance as redes. Sabemos que aconteceu uma pesca maravilhosa!
Pedro se ajoelhou e disse: “Senhor, se afaste de mim pois sou um homem pecador”. Isso foi um sentimento de indignidade, mas Jesus deu a ele a oportunidade de viver um milagre, Pedro não estava perfeito, era cheio de falhas, mas foi usado por Jesus.
O diabo tem deixado muitos sem ousadia, e alguns estão paralisados pelas suas mentiras.
Lembre-se de que quando Jesus encontrou Zaqueu, este estava cheio de falhas, mas depois mudou a sua forma de ser e agir. Deus não vai esperar você ser perfeito para usá-lo. Não espere ser perfeito para fazer o que Deus o chamou para fazer.
As bênçãos de Deus não estavam nos inúmeros peixes, mas na vida de Pedro impactada por Jesus.
Quando Deus usa você, mesmo imperfeito, isso o constrange a mudar. Adeque-se e se levante mesmo não acertando em tudo. Não tem nada que você possa fazer que melhore a sua qualificação para a salvação.
“… não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tito 3.5).
Desvencilhe-se dessa necessidade de você ter uma obra que justifique a sua salvação. As coisas velhas se passaram, tudo se fez novo, seja ousado em pregar a Palavra.
As características da minha personalidade têm traços de timidez, me refiro à timidez espiritual, a mais danosa.
Vou lhe dar uma dica baseado na minha experiência. Eu vivi os primeiros 6 anos da vida cristã muito retraído e achava que Deus me aplaudia, que Ele achava em mim um sinal de responsabilidade. Eu era cauteloso demais, e nesses 6 anos não vi muita sinalização da aprovação de Deus. Porque Ele é mais do lado dos intrépidos do que dos cautelosos demais.
Jesus não pode agir com timidez, isso que você chama de cautela é timidez e isso não agrada a Deus. Sua cautela em ousar fazer a vontade de Deus não O agrada. Essa cautela não leva você a lugar nenhum. É melhor ser ousado e acreditar!
Quando um fio de cobre, responsável pela transmissão da nossa energia, estiver ligado à tomada, ele está “vivo”. Se eu pegar outro fio e enrolar este, não vai acender e nem ligar nada, porque está isolado.
Não seja um crente incrédulo com essa crosta de resistência! Não esteja na igreja por obrigação, mas por prazer. A Bíblia diz para nos desembaraçarmos de todo peso e correr a carreira que nos está proposta.
A sua natureza é santa, você é justiça de Deus. Você não tem como mudar a sua estrutura de justiça, para Ele você está pronto desde quando nasceu de novo.
Não foi você quem fez as Suas obras. O que Deus tinha de fazer já foi feito. Você já é o que vai ser. Você não tem como mudar a sua estrutura de justiça. Você é justo, aceito por Deus e da parte de Deus você já está pronto para começar.
“Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço” (Lucas 21.34).
Não é Deus que está causando essa pressão em sua vida. Muitos pensam que pecaram e Deus não os ama mais, que Ele está olhando com um olhar de reprovação. Muitos acham que Ele está com um olhar fulminante, porque não vieram no domingo para a igreja.
Quando você peca você cria uma condição ruim em você, não em Deus. Essas preocupações não foram colocadas em sua vida por Ele.
Tantos crentes incrédulos. Passando tanto tempo nas redes sociais, embriagados, com tantas coisas que não edificam. Muitos estão debaixo de uma crosta de resistência e acham que Deus mudou, mas Ele não mudou a sua disposição, agora os cuidados das coisas desse mundo estão embriagando você. Muitos têm saudades do choro que tinham na igreja pela sensibilidade que sentiam antes.
Tenha prazer nas coisas de Deus, se desembarace de todo peso e pecado que o assedia, tome posições, não adie mais, resolva dar a Deus na sua devida prioridade, reconheça-o em todos os seus caminhos. Ele vai endireitar suas veredas.
O Espírito de Deus está se movendo sobre a igreja, não deixe a condenação tirar a sua ousadia de se lançar em Deus.
Tem uma unção pairando sobre a juventude neste tempo. Os mais velhos tem preparado o caminho, mas Deus tem uma grande expectativa em você.
*Trechos da ministração do dia 19 de fevereiro de 2023, no Acampamento Verbo da Vida.