Nos últimos tempos, temos visto a família sendo atacada constantemente. Existe um plano diabólico para destruir a família, pois ela é uma instituição que busca preservar a Palavra de Deus na sociedade.
Nós estamos vivendo nos fins dos tempos e por isso essa atuação contrária à Bíblia tem ocorrido de uma maneira mais rápida.
Com isso, uma doutrina antibíblica que está sendo disseminada mediante os meios de comunicação em massa, possui como objetivo doutrinar as pessoas de forma contrária à Palavra de Deus.
Diante de tudo isso, talvez o homem seja o foco desses ataques. Por exemplo, nos dias de hoje, temos visto homens com ações afeminadas e até mesmo assistindo conteúdos feministas, contrários a sua natureza. Até mesmo dentro da igreja, existem pessoas que não estão se posicionando como homens em seu cotidiano e cedendo involuntariamente a essa doutrina diabólica.
Ante tudo isso, como o homem vai cumprir o seu papel na sociedade? Cumprindo os princípios bíblicos criados para eles, a sabe:
a. Sacerdote;
b. Profeta;
c. Provedor;
d. Protetor.
Sacerdote do lar
Em primeiro lugar, o homem precisa entender que ele é o sacerdote em seu lar. No Antigo Testamento, o sacerdote cumpria a função de ser um intermediador entre Deus e os homens. Nos dias atuais, os homens também cumprem esse papel, pois precisam identificar as necessidades de suas famílias e orar a Deus em favor de cada uma delas. Precisam estar conectados com Deus e guiar a sua família na direção correta, ou seja, colocar-se diante de Deus em favor de sua casa (Efésios 5.23).
A Palavra de Deus nos ensina em Efésios 6.4: “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”.
Homem como profeta
Em segundo lugar, relacionado ao princípio profético, o homem deve receber a Palavra de Deus e informar à sua família a direção correta. Ele precisa ensinar os seus filhos no caminho em que devem andar, disciplinando e sendo um exemplo. Os nossos filhos devem ver o nosso buscar a Deus, nos verem orando, lendo a Bíblia, para que possam aprender com o nosso exemplo, visto que eles vão influenciá-los. Não podemos servir à igreja, mas não servirmos em nossa casa. Como profetas em nossos lares, devemos profetizar na vida dos nossos filhos (Salmos 112.2). O homem é o pastor de sua casa e, por isso, esse cuidado não poderá ser negligenciado.
Provedor do lar
Em terceiro lugar, o homem é o provedor do lar. Ele é o responsável por cuidar de sua família. Todavia, é preciso entender que a questão da provisão não refere-se ao homem ganhar mais do que a mulher, mas, sim, ao fato dele cuidar de sua família. Existe uma diferença entre o homem pagador e o provedor. O primeiro se importa em apenas pagar as contas, comprar coisas materiais para os filhos, as despesas da esposa, mas o provedor em cuidar da sua família, não somente no aspecto natural, mas também espiritual.
Protetor da família
Por fim, o homem precisa cumprir o papel de protetor. O homem que é macho assume a responsabilidade de proteção do seu lar, devendo se colocar entre o perigo e as nossas famílias, guardando-a de perigos físicos e espirituais.
Esses princípios bíblicos possuem como finalidade o exemplo para os nossos filhos e o caminho para termos uma família saudável, que anda na Palavra de Deus. São ações práticas que podemos seguir para melhorar os nossos relacionamentos e sermos uma bênção em nossos lares!
*Trechos da ministração do dia 17 de setembro de 2023, na Escola Dominical.