por Shirla Lacerda
Integrante da equipe ministerial da Igreja Sede
Estamos em um tempo de decisões, a igreja é o corpo de Cristo na terra. Em I João 1.5-6 vemos : E a mensagem que dele ouvimos e vos pregamos é esta: Deus é luz; nele não existe a mínima sombra de treva. Se afirmarmos que temos comunhão com Ele, mas caminharmos nas trevas, somos mentirosos e não praticamos a verdade.
Sabe que a palavra andarmos significa conduzir a si mesmo, fazer seu próprio caminho, se eu escolho fazer as coisas do meu jeito eu estou andando em mentira, se não praticamos obras da luz somos mentira, nossa conduta e caminho não pode ser conduzidos por nós mesmos, os caminhos de Deus devem ser os nossos, não podemos viver e andar em trevas, não podemos andar em ignorância, e na imoralidade do mundo, isso é viver de maneira ímpia.
Quando entregamos a nossa vida a Jesus todas as áreas dela são afetadas, Deus é o Senhor do seu voto, amém? Você já se perguntou o que Deus acha acerca das duas decisões quanto ao seu posicionamento político? Deus quer que a igreja seja atenta à política, assim temos dois livros na Bíblia que falam sobre Reis que eram aqueles que reinavam sobre o povo de Israel.
Em Efésios 5.11 vemos que :E não vos associeis às obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as; Não podemos aprovar as obras das trevas, temos que expor a maldade, trazer a luz, Deus não quer que a igreja se cale, temos a voz, temos a autoridade de Deus, está chegando o tempo em que a igreja será levantada para questões governamentais.
Em Atos 16.37 diz assim: “No entanto, Paulo lhe afirmou: ‘Sendo nós cidadãos romanos, açoitaram-nos diante do povo sem processo condenatório formal e nos atiraram ao cárcere. Agora, porém, querem que saiamos sem que ninguém nos veja? De modo algum! Que eles venham, e pessoalmente nos proclame livres de condenação’”.
Como cidadão romano Paulo não poderia ser espancado, mas Paulo exige seus direitos, ele era politicamente consciente de seus direitos.
Atos 22.25 mostra: Enquanto o amarravam para dar início aos açoites, Paulo perguntou ao centurião que ali estava: “A lei permite flagelar um cidadão romano, sem que este tenha sido condenado?” Assim que ouviu isso, o centurião correu até o comandante e o preveniu: “O que estás fazendo? Esse homem é cidadão romano!” Diante disso, no mesmo instante, se afastaram de Paulo aqueles que o iriam interrogar por meio de açoites. O próprio comandante ficou temeroso, ao saber que havia amarrado com correias a um cidadão romano.
Aqui Paulo nos mostra como se posicionar como cidadão, ele usava seus direitos, mesmo sabendo que estava aqui de passagem. Precisamos enxergar que é mentira do diabo falar que igreja é política não se misturam, você deixa de pagar imposto porque é crente ? Pagamos impostos, temos deveres na sociedade como cidadãos brasileiros, Deus quer que você se envolva, como é que Deus votaria ? Deus não desce de sua glória pra votar, somos nós. Deus tem planos poderosos para todos os países, mas são os cidadãos que escolhem seus governantes, por que existem tantos em sofrimento? Porque muitos não querem se envolver em política ou escolheram errado.
Se posicione !
Em Provérbios 29.4 nos diz : Quando o governo é honesto, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba em desgraça! Esse versículo mostra exatamente o que a igreja precisa fazer, escolher bem. Em Salmos 94.20-21 diz: “Poderá um governo corrupto fazer aliança contigo? Um trono que pratica injustiças em nome da lei? Eles, contudo, tramam contra a vida do justo e condenam os inocentes à morte”.
Portanto, observe o que o candidato defende, não existe candidato perfeito, precisamos defender pautas que protejam a família, a Igreja. Onde estamos como cidadãos? Precisamos fazer nossa parte!
Outro grande exemplo é Daniel que não se contaminou com as iguarias do rei, mas ele foi um governador, ele se posicionou, ele não participou de esquemas, Daniel foi favorecido pelo rei, pois era justo, é assim que precisamos ser, outro exemplo é José do Egito, homem temente a Deus e primeiro ministro do Egito, Neemias foi favorecido pelo rei e Deus o usou para reconstruir os muros e abençoar a nação de Israel. Quantos de nós teríamos a mesma coragem de João Batista? De falar o que estava errado na vida do rei Herodes, inclusive ele foi condenado à morte por isso, mas não se calou. Charles Capps recebeu de Deus uma palavra e profetizou, que o povo de Deus iria se envolver em política, Deus levantará um exército, Ele ordenará forças!
O povo de Deus que é chamado pelo seu nome se aproximará mais perto da luz, do reino da luz. O povo de Deus será luzeiro nesta nação! Levantemos nossas cabeças e nos alegremos, pois Deus está fazendo algo novo na terra, e exige nosso posicionamento, como Igreja, para nos levantamos contra as hostes da maldade. Somos pela família, contra o aborto, contra a ideologia de gênero. Nós oramos por liberdade nessa nação para pregar o evangelho, essa é a posição
da igreja que tem a Palavra da Fé.
*Trechos da mensagem do dia 23 de outubro de 2022, na Escola Bíblica Dominical.