Temos confiança diante de Deus, por isso sabemos que Ele nos ouve quando fazemos a oração de intercessão. Um dos pontos muito importantes da gente entender e sermos efetivos para sairmos com uma nota de vitória é termos confiança em Deus, no seu caráter e de que Ele nos escuta. A Bíblia diz que se o nosso coração nos acusar, certamente Deus é maior ainda que venha alguma coisa.
Irmãos, na presença d’Ele vamos experimentar esse poder perdoador. A nossa vida de justiça e de servir ao Senhor também nos traz essa habilidade de entendermos que Deus está nos conduzindo e que o que pedimos para Ele nos concederá. Essa posição de justiça nos dá a condição de trazermos bênçãos para nossa vida e também para que possamos nos colocar a favor de outros.
“Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo” (Judas 1.20).
Essa é uma oração que é dita aqui em Judas em muitas das vezes não vai ser em português, mas sim em outras línguas. Às vezes esse fluir da inspiração também nos faz orar em português, de uma maneira tão inspirada que te faz pensar que não era você orando, mas que tinha um elemento a mais, tinha o poder do Espírito Santo envolvido naquela oração. Por isso o escritor diz “orando no Espírito Santo, na fé santíssima”.
Importância da oração de intercessão
Há muitos anos atrás eu estava em um período de festa como esse de agora, era a “micarande”, e naquele período tinham pessoas orando por mim. E deixa eu lhe dizer, ali no meio de uma festa, o mundo espiritual se abriu pra mim e veio uma consciência de que aquele não era o meu lugar, não era isso que Deus tinha pra mim.
Você não sabe o poder que acontece quando tem alguém orando pela sua vida, mesmo não estando firmado ou até mesmo se estiver mergulhado no pecado. A oração tem o poder de abrir caminhos para que pessoas sejam estabelecidas em Deus.
Em Judas 1.23 está escrito: “E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne”.
As nossas orações mudam o destino de pessoas. Tem o poder de transformar vida de pessoas. Eu me lembro de quando eu tinha 7 anos, e um tio meu me falou eu seria um ministro de Deus. Ele também falou que estava orando por mim. E, às vezes irmãos, eu estava no meio de uma festa e me vinha aquele temor de saber que ele estava orando e que aquele não era o lugar para eu estar.
Você vai fazer orações em que o mundo espiritual vai se abrir para pessoas e aquilo que elas não viam elas vão passar a ver. Elas vão discernir o que é de Deus e o que é do diabo. Vai cair um temor no coração delas de que aquele caminho em que elas estão seguindo não é o caminho que o Senhor tem proposto para elas. O livro de Judas é um livro que fala da apostasia da fé, pessoas que caíram na dúvida ou no pecado, ele está falando de desviados.
E, sabe irmãos, eu creio que a nossa oração vai restaurar 100, 200, 300, 500 desviados. Repita comigo, “a oração dos justos pode muito em seus efeitos”. Vamos nos levantar essa noite e orarmos.
*Trechos da ministração do dia 23 de junho de 2023, no Culto de Oração.