por Simon Potter
Coordenador do Centro de Oração Verbo da Vida
Vamos compartilhar sobre a passagem de Tiago 5.17, e aprender a orar, orando. Tiago vai ilustrar essa verdade através da vida do profeta Elias.
Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu (Tiago 5.17).
“… e orou, com instância” – No hebraico, essa expressão é um jeito de falar da língua, que significa “orar, orando”. Ele usou essa expressão para mostrar intensidade. A marca de Elias era intensidade
O que significa “orar, orando”?
Então Jesus lhes disse: — Tenho desejado ansiosamente comer esta Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento. (Lucas 22.15)
“Tenho desejado ansiosamente” – No hebraico, Jesus usa o mesmo jeito de falar da passagem de Tiago 5:17, que significa “desejei com desejo”, para dar ênfase.
Vamos chegar com esse fervor, com essa intensidade para orar.
Como podemos “orar, orando”?
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. Depois, orou de novo, e então o céu deu chuva, e a terra produziu os seus frutos. (Tiago 5.16,18)
Acabe subiu para comer e beber, mas Elias subiu até o alto do Carmelo. Ali, encurvado para a terra, pôs o rosto entre os joelhos. (1 reis 18.42)
Elias meteu o rosto nos joelhos. Isso é intensidade. Não é somente sobre volume.
A intensidade não vem com volume. Podemos fazer um barulho enorme mas não ter substância. A intensidade vem do nosso interior. Uma ligação de propósito, de coração.
Elias orou a palavra de Deus, seguindo a instrução do Senhor. O “orar, orando” não é orar somente nossa vontade. Mas buscar a vontade de Deus. A oração começa nEle, no propósito dEle, e Ele vai nos ajudar.
E assim Pedro estava guardado na prisão; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele (Atos 12.5).
Essa passagem fala da oração coletiva, orando juntos, “orando, orando”.
Podemos “orar, orando” com o coração, não ficando passivos, mas entrando, nadando e seguindo o fluir do rio.