Você está pronto para prosperar sua alma? Quero que você imagine uma pessoa que você admira muito, um homem de Deus, Jesus, o próprio Jesus se vira para você e diz: “Vou abençoar você agora, individualmente, pessoalmente.” E você já fica naquela posição, estende sua mão para receber aquela bênção. Então Ele fala assim: “Assim como você é próspero na sua alma, como você lida com seus pensamentos, como você administra suas emoções, como você age sob pressão, assim como você se conduz no seu dia a dia, no seu pensamento, nos seus sentimentos, da mesma forma que você se conduz nessa área, eu declaro que haverá prosperidade sobre você e saúde sobre o seu corpo.”
Que qualidade de bênçãos você veria se, na mesma proporção em que você lida com seus pensamentos e emoções, você também fosse próspero na sua vida financeira, na abundância sobre sua vida, na saúde? Será que sua saúde estaria boa ou ruim? Sua vida financeira estaria boa ou ruim? Tudo isso baseado na forma como lidamos com nossos pensamentos e emoções.
“O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade. Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade” (III João 1.1-4).
Cuidando das três áreas do nosso ser
O apóstolo João está falando para um grande amigo e companheiro de ministério, Gaio. Ele começa essa carta abençoando-o e reconhecendo a forma como Gaio lida com sua alma. Nós somos seres trinos: corpo, alma e espírito. É importante que possamos cuidar das três áreas da nossa vida. Precisamos nos alimentar espiritualmente, meditar na Palavra de Deus, ler bons livros para preservar e crescer espiritualmente, da mesma forma que precisamos cuidar dos nossos pensamentos, sentimentos, decisões e reações. Devemos cuidar do nosso corpo, nos alimentando bem, descansando, fazendo atividade física. Precisamos cuidar desse conjunto de coisas, que são um presente de Deus para nós. A nossa vida não é apenas uma área; é uma composição dessas três áreas.
É interessante que João, ao falar com Gaio, reconhece e ouviu falar sobre como Gaio era com as pessoas, como ele andava na verdade, como era hospitaleiro, como era uma pessoa boa. Ele diz: “Da mesma forma que você é assim, o meu desejo é que você prospere em tudo e também na sua saúde.”
Como prosperar a alma?
Eu fiquei pensando em como podemos prosperar nossa alma. Existem muitas áreas em que podemos aprender qual é o caminho para nos conduzir a um equilíbrio. Quem aqui quer ser equilibrado? Eu quero ser equilibrada, rir diante da pressão. Quando vier a pressão, quero sair rindo diante de cada situação. Quero ter outro entendimento, analisar de forma diferente aquela situação. Nós vamos aprender algumas coisas em relação a isso. É claro que existem situações de pressão que são mais leves, outras são mais difíceis e talvez demorem mais tempo, exigindo mais esforço da nossa parte para que possamos nos conduzir bem.
Pensando sobre isso, lembrei-me de uma conversa que tive recentemente com uma amiga. Alguns anos atrás, ela ficou viúva e o marido dela morreu em seus braços. Ele teve uma parada cardíaca e foi uma situação muito difícil para ela. Ela contou que passou muito tempo revivendo aquela situação e todos os dias acordava e a primeira coisa que pensava era: “Quando isso vai passar? Quando vou sair dessa situação?” Ela mergulhou em uma depressão, precisou de ajuda médica e fez um acompanhamento psicológico. Sabia que não iria sair sozinha daquela situação. Ela disse que, toda vez que chegava ao consultório da psicóloga, perguntava: “Quando vai melhorar? Quando vou sair dessa situação?”
Como passar pelo luto?
Realmente, existem situações difíceis. Mas é interessante que até o luto varia de pessoa para pessoa. Não sei se você sabe, mas o luto em algumas culturas é comemorado. Um velório é cheio de festa e música e cada cultura age de uma forma em relação ao luto. Então, quer dizer que até a forma como nos conduzimos em situações desafiadoras depende do lugar onde nascemos, da influência que temos da nossa cultura, dos nossos pais, do lugar onde crescemos e passamos nossa infância e adolescência. Tudo isso vai interferir na forma como entendemos e percebemos cada situação desafiadora.
Até o luto tem uma forma diferente dependendo da cultura em que você vive. Há lugares onde o luto é vivenciado com festa por causa do entendimento sobre aquele assunto. Para muitos que não entendem sobre a vida eterna, para essas pessoas é como se tudo tivesse acabado. Recomendo o livro do Tony Cooke, Vida Após a Morte, que ensina muitas coisas. Se você passou não só pelo luto, mas por outras perdas, talvez você tenha sido criado sabendo sair de situações delicadas na vida financeira. Cada pessoa tem um entendimento diferente sobre as perdas.
Quem sou eu?
Como lidar quando algo acontece e ficamos sem chão? Lembra da pandemia? As pessoas estavam com uma grande incerteza sobre o futuro: ficar sem alimento, sem emprego. Como manter a alma próspera se eu não sei como vai ser o meu futuro?
Há pessoas para as quais o problema não é o futuro, mas o passado. Pessoas que têm muita dependência, não só financeira. Há mulheres que perdem o marido, não sabem quem são ou o que fazer e se perguntam: “Quem sou eu?”
Paulo, que era perseguidor da igreja e ia mesmo à caça, você lembra da morte de Estevão? Foi uma coisa horrorosa! Atos 7.58 fala sobre essa morte, apedrejado, sem suas roupas, humilhado. Ali, havia um jovem chamado Saulo, que foi uma testemunha e concordava com a morte de Estevão. Você pensa que mesmo depois de tantas mortes que Paulo viu, até que um belo dia Saulo tem um encontro com Jesus. Prostrado, sem conseguir enxergar, Ananias ora e ele volta a enxergar. Quando nascemos de novo, algo extraordinário acontece.
Renovando a mente
Um dia, em uma reunião, alguém te perguntou se você queria conhecer Jesus e você aceitou. Tudo aconteceu no seu espírito, não na sua alma. Precisamos renovar nossa mente para que nossa alma prospere. Há coisas que você carrega da cultura dos seus pais. Eu aprendi que o meu nome é importante, que não posso me endividar ou sujar meu nome. Na minha vida, sempre zelei pelo meu nome. Talvez eu precise renovar minha mente em outras áreas. Nessa área da minha vida, minha mente prospera, eu tenho resultados da mudança de mentalidade e minha mente prospera. Mas há coisas que não foram certas. Sempre ouvi em casa que eu tinha que estudar e trabalhar para não depender de ninguém. Na grande maioria, são mulheres. Só que isso é errado de acordo com as Escrituras. Então, se eu tiver essa linha de pensamento com meu marido, terei problemas.
O que é prosperar, nesse sentido de III João? É escolher um bom caminho. Então, essa questão do apóstolo Paulo e ele tendo que renovar sua mente na Palavra, de vez em quando, tinha que lidar com essa memória da morte de Estevão, que poderia ser destrutiva para o plano de Deus na vida dele. Toda vez que a condenação viesse à mente dele, o diabo jogando na mente dele que ele participou daquilo, quantos pensamentos poderiam ter chegado para Paulo! I Timóteo 1.16. Sabe o que é isso? Renovação da mente.
Viva o hoje
Entendimento de quem ele era, ele precisava esquecer o que tinha acontecido, precisava mudar o pensamento e seus caminhos e poderia ser uma referência para as pessoas. Filipenses 3.12-13: esquecer, avançar, e ter um objetivo. Paulo dá uma receita para nós sobre coisas que rondam o nosso pensamento, nos trazendo culpas. Já vi mães gerando condenação e culpa por coisas que aconteceram com seus filhos. Esqueça, pare de pensar. Quando o pensamento chegar, você muda o pensamento. Jesus dá uma estratégia para pessoas que passam por ansiedade, por síndrome do pânico: “Olhe os passarinhos, olhe os lírios do campo, basta a cada dia o seu mal.” Pare de pensar no dia que ainda nem aconteceu. Viva o hoje. Vai ver o que Deus faz pelos passarinhos, pelos lírios do campo; as roupas deles são mais bonitas que as de Salomão.
Não olhe para trás
Naquela conversa com minha amiga, ela me falou que, no decorrer do tempo, entendeu quando as coisas iriam melhorar. Ela descobriu o prazo: um ano. O primeiro ano é muito difícil, porque tudo é a primeira vez. Mas no segundo ano, você sabe: “Eu consigo, eu sobrevivi, eu consigo sair desse ciclo.” Lembrei-me de Jesus, que viveu um luto. João Batista foi importante para Jesus desde o ventre; eram parentes. Ele foi importante no ministério de Jesus.
Ele morreu de forma injusta. Jesus ficou triste e a Palavra fala que ele se retirou. Mas logo depois, multidões vieram e ele voltou a curar, pregar, expulsar demônios. Ele lidou com o luto e logo depois ressuscitou a filha de Jairo. Ele não olhou para trás. Deus vai te dar estratégias para você também olhar para frente e avançar. Olhe para os passarinhos, olhe para os lírios. Você vai conseguir e será próspero em sua alma.
*Trechos da mensagem do dia 01 de setembro de 2024, na Escola Dominical.