A nossa família é um presente de Deus, como é maravilhoso habitar em família.
O testemunho carrega um poder, o poder que Deus fez e pode fazer de novo, família é um presente de Deus. A igreja está cheia de milagres, cheia de pessoas que nem mesmo acreditavam em suas famílias, porém quando a Palavra de Deus entra, tudo é transformado. Não há limites para o que Deus pode fazer nas famílias!
Não há caso perdido para Deus, não tem estágio terminal quando Deus entra.
Quando aquilo que causa destruição entra em nossas vidas, diante da Palavra vira um grande testemunho.
“Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras. Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras. Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires” (Eclesiastes 2.1-5).
Quanto vale a sua palavra?
Há fragilidade nas promessas feitas por emoção, onde o fogo logo se apaga, de forma transitória.
Quantas promessas Faraó fez a Moisés diante da pressão das pragas? Quando havia alívio em seu coração ele se esquecia das promessas feitas a Moisés, devido a obstinação do seu coração em obedecer a Deus. Promessas feitas sob pressão e feitas por emoção, quando as circunstâncias passam as promessas são esquecidas. Jesus sabia que muitos lares onde o evangelho entrasse haveria resistência por parte dos familiares não crentes.
Deus cumpre sua Palavra e como filhos devemos imitá-lo, cumprindo com nossas palavras.
“Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno” (Mateus 5.37).
Mesmo que eu não tenha benefício algum, se eu empenhei a minha palavra, devo cumpri-la, seja na família, no trabalho, na igreja, em nossas vidas.
Nos dias atuais em cerimônias de casamento durante os votos, promessas são feitas, entretanto, muitos não cumprem as suas palavras, e logo se esquecem das palavras ditas.
Qual o peso de uma palavra empenhada em nossa casa? Nossos filhos copiam nossos comportamentos, é nosso dever ser o exemplo. A palavra de Deus deve está inculcada em nosso coração, nos nossos comportamentos. O ensino dos pais para os filhos é o tempo todo, e essa palavra precisa está sendo vivida nos lares. Não devemos prometer coisas que não temos a intenção de cumprir, nem levantar expectativas que não serão cumpridas. Nossos filhos devem aprender a importância da palavra empenhada com os pais. É com os pais que os filhos devem aprender o sim e não.
Nunca corrija o seu filho em público, a bíblia diz que a correção é um ato de amor, por isso não devemos constrangê-los. Não cobre do seu filho aquilo que você nunca ensinou. Disciplinas devem ser feitas em atos de amor, e não com raiva, quando são feitas com raiva passamos da medida e não surte o efeito que deveria. Se como pai você prometeu, cumpra.
É dentro de casa que os filhos devem aprender o valor da palavra empenhada. Muitas vezes cobramos dos nossos filhos aquilo que não ensinamos.
Existe algo que você falou até hoje e não fez? Deus está esperando você cumprir.
*Trechos da ministração do dia 28 de maio de 2023, na Conferência da Família.