A Bíblia narra a história de duas pessoas: Simeão e Ana. Eles estavam ministrando no templo quando um casal entrou com um bebê nos braços, mas não era apenas um bebê; era o Cristo, o Filho de Deus. Estavam tão sintonizados que sentiram uma conexão, reconhecendo-O como o Cristo. Eu afirmo que viveremos tempos de conexão, sendo conduzidos pelo Espírito e tendo experiências que marcarão nossa história. Isso atrairá pessoas para o lugar no Espírito que Deus preparou para nós. Esteja sintonizado com a glória!
“Aos teus servos apareçam as tuas obras, e a seus filhos, a tua glória. Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos” (Salmo 90.16-17).
A Sua glória refletida em nós
A construção deste entendimento da Sua glória refletida em nós; Deus está trabalhando em nós. A Bíblia diz em Eclesiastes 12 que quando o pregador bate o prego na parede uma vez, ele entra dois ou três centimetros, mas se bate o martelo duas ou três vezes, entra seis ou oito centímetros. Deus está transmitindo verdades ao nosso coração para que nunca saiam de nós.
Este salmo é fantástico, pois o autor reconhece que para Deus, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. No final, Moisés, que teve uma experiência com a glória de Deus, diz algo que se assemelha aos dias da nova aliança: os nossos dias.
Todos nós somos chamados a ter uma atitude de servo, mas quero dizer que você não é apenas um servo; você é filho, porque Jesus é filho e tinha uma atitude de servo, mas nós somos filhos. Moisés declarou aqui que os filhos experimentariam a glória. Essa experiência profunda acompanha o crescimento na vida cristã, na construção da nossa vida em Deus. É importante estarmos em um lugar onde está ocorrendo o mover do Espírito; onde está havendo derramamento do Espírito. É possível estar no lugar errado ou não estar sintonizado, mas declaro uma sintonia divina em sua vida.
Transfigurados pela glória
A tocha do avivamento está sobre nós. A Palavra de Deus e a unção transformarão sua vida. As medidas que Deus tem para você tocarão sua vida, pois Ele tem um combustível novo para cada um de nós. Eu declaro um anseio espiritual em sua vida, um desejo pelas coisas do alto. Esqueça o que as pessoas dirão; pense no que Deus dirá por seu interesse. Queira receber tudo. Deus tem mais para sua vida; ainda não acabou.
Jesus, em João 1, manifestou a glória do Pai. Ele veio para isso; de várias formas e maneiras, ele refletiu a glória de Deus, transmitindo seu esplendor. Houve até um momento em que ele subiu com três discípulos e os levou a uma dimensão de experiências com o eterno, com o espiritual; uma nuvem os envolveu, a voz de Deus se manifestou, Jesus se transfigurou. Há um elemento de transfiguração que nos transforma quando estamos em contato com o Senhor. Não basta saber que Ele existe; devemos ter um contato de espírito para Espírito.
A santificação vem pela Palavra
Foi o último momento de Jesus; Ele já havia celebrado a ceia. Em João 18, a narrativa é no Getsêmani, mas quando ele começa sua oração sacerdotal, ele diz algo muito importante.
Na ceia também celebramos nossa unidade uns com os outros.
“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos” (João 17.17-22).
A santificação vem pela Palavra de Deus; coisas foram renovadas. A Bíblia diz que devemos olhar firmemente para Ele, o autor e consumador de nossa fé. A vontade de desistir, de morrer, foi embora com Ele. Agora você tem vontade de viver, de correr a carreira, de fazer o plano de Deus acontecer; de ser um instrumento para Ele.
Há lugares e pessoas te esperando
Há lugares e pessoas te esperando. Jesus transmitiu a glória que Deus lhe deu. A glória tem muitos efeitos, um deles é a unidade. Deus não nos quer apenas juntos; Ele nos quer misturados e a glória d’Ele fará isso em nossas vidas. Não podemos estar despreparados; precisamos estar prontos. A Bíblia diz que Josué tinha um espírito de prontidão.
Esta igreja se tornará um exemplo do povo capacitado pelo Espírito, cada um respirando na medida e estatura do outro, a unção e os dons do outro, porque Deus precisa disso; Ele fará grandes coisas.
Que dimensão de unidade Jesus orou? A unidade perfeita do Deus na divindade, o Pai e o Filho. É possível, é alcançável. Como isso é alcançado? Quando nos submetemos aos processos de maturidade. A Bíblia diz em Efésios 4 que somos predestinados para alcançar a estatura de varão perfeito em Cristo Jesus; por isso os cinco dons ministeriais, como os dedos de Deus, vêm em tempos como este, para trazer aceleração, para que as escamas caiam dos nossos olhos.
O Espírito Santo “dará o show”
Cuidado para não ficar perto de alguém muito morno, muito frio, que está esfriando, roubando o fervor do Espírito da sua vida. Deus te trouxe nesse tempo para que você reviva coisas dentro de você. Campina Grande não vai desaparecer, mas vai brilhar!
O povo desta igreja brilhará, andará no poder do Espírito, fará as mesmas obras que Cristo fez, imporá as mãos e os enfermos serão curados, orará nas esquinas e as situações serão mudadas.
O Espírito Santo dançará em sua vida, impulsionará você, colocará você nos trilhos; santificará você; fluirá através de você. Não devemos nos contentar em ser apenas o lugar da habitação do Espírito Santo. Que tal essas portas se abrirem e acontecer a manifestação do Espírito? A palavra é phanerosis, que significa o Espírito Santo “dar o show” e você será o palco, mas Ele dará o show em sua vida, revelará as coisas do alto; revelará o Céu; a Palavra de Deus; Ele revelará os milagres de Deus; operará através de sua vida.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8.28-29).
Fique cheio da Palavra
Pare de proteger a sua reputação. Jesus “perdeu a d’Ele” na cruz por você. É melhor se envolver agora. Não é para a glória da gente, é para a glória de Deus. Deus está colocando você em lugares certos, te conduzindo, te puxando.
“Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja; da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus: o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória” (Colossenses 1.24-27).
Fique cheio da Palavra. Deus está pensando em nos levar a lugares e você irá transmitir a glória. Deus quer que nós sejamos o instrumento, o canal que vai mostrar aspectos das riquezas. Não é só uma faceta, são muitas. Coisas que ainda nem experimentamos, operações do Espírito. Deus não está preso em uma caixinha que as pessoas acham ou pensam. Ele vai fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.
A glória nos toca
Você vai começar a fazer as coisas, pela fé, porque a parte de manifestar as riquezas da glória está com Deus. Eu declaro que um povo ousado está se levantando aqui, que vai declarar a Palavra, dar comandos.
Aquilo que a Bíblia diz que Pedro operou não foi nem carne nem sangue, mas foi o Espírito do Pai. Deus está dizendo: “O Meu Espírito irá te revelar coisas, mova-se, porque você vai manifestar as riquezas da Minha glória. Creia, deseje, aprecie”.
Quem está ocupado, para de olhar defeitos, quem está ocupado, procura “tapar as brechas”. Desembarace a sua vida. Faça deste ano um ano diferente. A glória nos toca, mas não deve parar em nós, deve ser como um rio. Devemos trazer as pessoas para a igreja, sim, mas também devemos ser usados fora dela.
*Trechos da mensagem do dia 13 de fevereiro de 2024, no Acampamento Verbo da Vida 2024.