No sábado (16), os Jovens Verbo da Vida deram início à série “Ha! Ha! Ha! A alegria é um bom remédio”. Já na recepção, um folheto contendo “o bom remédio” e a “vacina da Palavra” para problemas como ansiedade ou preocupação foram entregues ao público presente. Ao término do culto, eles se reuniram, colocando em prática o que aprenderam, em um momento de comunhão no Connect Night.
Declarando nossa vitória em Cristo Jesus, a fé no Senhor, que sempre vence, e o regozijo da fé, o Departamento de Música do JVV conduziu esse tempo de celebração e louvor a Deus. Emelly Alves, graduada da Escola de Ministros Rhema, inspirada pelo Espírito, lembrou aos jovens que o Senhor é Aquele que faz o que não podemos fazer e que, ainda que estejamos passando por situações difíceis, Ele está conosco e age por nós.
A alegria é um bom remédio
Em seguida, João Gabriel Albuquerque, líder do Departamento de Jovens do Verbo Sede, deu início à mensagem. Na ocasião, ele falou sobre a ansiedade: uma inimiga da alegria. Ele explicou que a ansiedade drena a energia e a alegria; que ela é caracterizada como excesso de futuro, logo, pessoas ansiosas vivem antecipando problemas.
Tendo Mateus 6:25-33 por base, João Gabriel ensinou a respeito do tema. Mostrando que Jesus alertava e, de modo imperativo, instruiu a não andarmos em ansiedade. Esta ansiedade tratada por Jesus, não era uma ansiedade natural. Andar debaixo de preocupação é um problema que não produz nenhum resultado, pois nos coloca em uma condição de antecipação para com os problemas. Jesus nos ensina que cada dia tem suas demandas. “A ansiedade nos coloca na posição de se preocupar com o amanhã, basta cada dia o seu mal, resolva o que está na sua mão hoje”, destacou João.
Trazendo o equilíbrio entre aquilo que é considerado uma ansiedade natural, o que é enfermidade e o que é pecado, João alertou a não tratarmos como doença, o que é pecado e a não romantizar uma vida em ansiedade.
A ansiedade não é falta de fé
O ministro trouxe um testemunho pessoal, de um tempo em que ficou preocupado e andava ansioso com relação ao seu casamento, mas ele decidiu, junto à noiva, largar a preocupação e confiar em Deus. Ele declarou que o resultado disso foi ver Deus provendo tudo, fazendo além do que eles pensavam; além do casamento, o lugar, Deus também proveu a lua de mel. “Busque em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça“, aconselhou João.
Posteriormente, João esclareceu que a ansiedade não é falta de fé. Trazendo o exemplo de Elias, que teve um quadro de ansiedade e depressão, sendo um homem de fé. “A ansiedade não é necessariamente falta de fé, mas ela nos coloca em um lugar onde a nossa fé se torna inoperante e passamos a viver pelo que sentimos. Mas nós precisamos andar pela fé”, disse João.
Somos guardiões da nossa mente
Finalizando a mensagem, João Gabriel mostrou que Deus nos revela, por meio da Sua Palavra, um remédio e vacinas para alguns diagnósticos, tais como a ansiedade. Filipenses 6 é um deles, que nos orienta a fazermos todas as nossas petições conhecidas a Deus, suplicando a Ele, mas também rendermos graças, reconhecendo que Deus já fez.
“Gratidão é uma dose de vacina contra a ansiedade. O efeito é a paz de Deus que excede todo entendimento guardando nosso coração e a nossa mente. Se você colocar em prática filipenses 4 na sua vida e você guardar os pensamentos pensando no que diz a Palavra, não haverá brechas para andar em ansiedade”
A mensagem teve desfecho com João lembrando que somos guardiões da nossa mente e do ambiente que nos influencia.
“Você é o guardião da sua mente. Você determina o que entra no seu ouvido, determina o que você vê. Isso se transforma em um pensamento, esse pensamento se torna uma atitude, e essa atitude, em sua continuidade, se torna o teu futuro. O seu futuro está diretamente ligado àquilo que você vê e escuta hoje; ao ambiente que você frequenta hoje”, enfatizou João.
Algumas pessoas que estavam enfrentando problemas de ansiedade, foram à frente, receberam oração e um abraço restaurador. Outras receberam Jesus como Senhor e Salvador e a alegria tomou conta do ambiente.
Connect Night
A noite foi finalizada em clima de descontração, no Connect Night, um tempo de confraternização e comunhão que acontece após os cultos do JVV. A série terá continuidade no próximo sábado (23) com Wivian Klart, integrante da equipe ministerial, como preletora. Você não pode ficar de fora, participe ative ainda mais a sua alegria!
Confira abaixo a ministração na íntegra: