Nesta manhã missionária, a igreja foi despertada para o chamado em missões. Em função disso, a celebração nos trouxe um alerta importante: “ir e fazer com que Jesus seja conhecido em todas as nações”. A mensagem pregada deixou um profundo ensinamento sobre o “ministério horizontal” da Igreja de Cristo.
O culto foi iniciado com uma verdadeira festa. O grupo de música trouxe uma canção de exaltação ao Senhor, nos levando a declarar que todas as nações exaltarão o Seu nome. Eles continuaram conduzindo a Igreja a um ambiente de adoração, exaltação e de fé. Neste período ainda fizemos declarações poderosas a respeito de quem Deus é, Sua soberania e suficiência, proclamando que todas as nações O conhecerão.
Após as músicas, foi o nosso momento de dízimos e ofertas. Larisse Farias, que é coordenadora da Agência de Missões Verbo da Vida, realizou a leitura de I Crônicas 29.6,9. Fomos incentivados a abençoar a casa de Deus com alegria!
Como servir em missões
Nosso Culto de Missões também abriu um espaço para falar sobre a Secretaria de Missões da nossa igreja, com destaque para a sua importância e papel ao enviar missionários da nossa igreja para diversos lugares pelo mundo.
- Se você tem alguma formação/profissão e deseja se colocar à disposição dos nossos missionários, acesse o verbo.link/cuidadomissionario. Preencha o formulário e seja guiado ao usar seus dons para alcançar o mundo!
Em seguida, conhecemos a história da nossa missionária Rascen, que vive em prol da obra com os povos não alcançados para evangelizá-los com a Palavra de Deus. Ela atua no Oriente Médio, continente alvo dos nossos cultos deste domingo, com foco na Turquia e Síria. Estes países passaram por desastres naturais recentemente.
Um “ministério horizontal” investe no chamado para missões
A ministra nesta manhã foi Verônica Sapucay, que é professora na Escola de Missões Rhema. Ela iniciou falando sobre a importância do nosso Ministério apoiar e priorizar missões. Segundo ela, fazemos parte de um ministério que envia.
Ela nos lembrou que a forma que Deus quer que demonstremos que O amamos é cuidando das pessoas, pois um ministério horizontal é aquele que tem a ver com vidas.
Ela trouxe à lembrança que, primeiramente, Jesus compartilhou a Sua mensagem com Seus discípulos e, dali, a Palavra foi se espalhando. “Se essa Palavra chega até nós e não compartilhamos, nós comprometemos a missão. Se não compartilhamos a mensagem, o diabo prevalece”, explicou a ministra.
Verônica fez a leitura de Marcos 16.14-16, 19 frisando que Deus deu uma ordem aos discípulos, que foi a de ir por todo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura, por tanto, nós não estamos dispensados dessa tarefa.
‘’Ir por todo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura foi a última ordem que Jesus deu aos seus discípulos antes de subir aos céus. Esta deve ser nossa primeira missão! Nós não estamos dispensados dessa tarefa!”
Nosso chamado para missões é irrevogável
A ministra nos lembrou que o nosso chamado é irrevogável e aquilo que nascemos para fazer tem mais a ver com o que vamos fazer para Deus, do que para onde nós vamos.” O nosso chamado não é geográfico. Não se feche na direção que Deus tem a ponto de perder oportunidades. As direções que Deus nos dá podem mudar, mas a convocação que Ele nos deu, o Seu chamado, não muda”, disse ela.
A ministra também falou sobre a importância de cooperar com o Senhor servindo na sua igreja local e sobre a prioridade que deve ser estar no centro da vontade de Deus, onde encontramos plenitude.
“Não é porque você está investindo em missões, que você está isento de cumprir a sua missão em ir. Nós servimos a um Deus vivo, que morreu como os outros, mas foi o único que ressuscitou. Precisamos entender que nós temos, sim, a ver com missões, porque Deus vai cobrar de nós os frutos, os dons e os talentos que Ele nos confiou. Nossa obrigação é salvar quantas almas pudermos”, concluiu a Verônica.
O culto foi finalizado de maneira emocionante com uma oração de comprometimento da Igreja em relação a missões. A sensação que restou foi de despertamento e cada um que esteve presente neste culto nunca mais será o mesmo!