
Mais um culto dominical aconteceu neste domingo! Mesmo numa manhã fria e nublada, em nossa cidade, os irmãos não deixaram de desfrutar de uma atmosfera de graça disponível, na Igreja Verbo da Vida, cultuando ao Senhor e aprendendo sobre o privilégio de servir às crianças. Era perceptível a presença de Deus, de forma sublime, trazendo refrigério e paz para iniciarmos mais uma semana com chave de ouro.
De fato, assim como foram entoados louvores junto ao grupo de música, dirigido por Ana Gaia Rufino, alcançamos a graça que precisamos para viver, caminhar, servir e para não pecar. Pois, só Ele nos traz tudo o que precisamos, logo, o melhor lugar para estar numa manhã de domingo é em nossa igreja local.
Após o louvor, pudemos ouvir de nosso pastor Thiago Borba a respeito da generosidade, e assim oferecermos ao Senhor não somente nossos dízimos e ofertas, mas nossa vida. Em seguida cantamos “Venho Senhor minha vida oferecer, como oferta de amor e sacrifício…Pois pra Te adorar, foi que eu nasci”.

Em seguida, mais uma vez, a atmosfera de adoração contagiou o ambiente. Para quem não vive essa realidade, pode parecer estranho nos doarmos tanto. Na igreja podemos ver dezenas de voluntários servindo ao Senhor como oferta de amor a Deus, e isso mostra o quanto fomos transformados e nos tornamos cooperadores de Deus, que inclusive é o tema da vez nas séries de ministração.
Servir às crianças é um privilégio
Assim, a Palavra de hoje foi pregada por um dos líderes do Departamento Infantil, José Ferreira Neto, que ministrou a importância e o privilégio de servir às crianças. Ele tem se doado neste ministério e transbordado seu melhor na vida dos pequeninos. Ferreira nos falou com propriedade sobre o assunto, afinal eles são a geração que irá fazer o que hoje fazemos.
O exemplo para entrar no Reino dos céus é ser como uma criança, afirmou o ministro.
Ele ainda declarou: “Precisamos ampliar nossa visão sobre a importância da criança, ela não pode ser vista como peso, mas como uma bênção em nossas vidas. Não perca a essência de ser criança! Porque as primeiras coisas que se vê numa criança são a pureza e a confiança”.
Ferreira Neto ensinou como podemos aprender com os pequeninos, olhando para o coração deles, para a simplicidade e a sede de aprender que eles têm. O ministro nos exortou a sermos simples como elas são, termos vontade e buscar mais e mais de Deus, do mesmo modo como as crianças perguntam, buscam e querem saber mais. Dessa forma, ele enfatizou que devemos mudar nosso olhar para essa geração e repetiu diversas vezes para não esquecermos os principais pontos a serem observados no mundo infantil: pureza, confiança, simplicidade e sede de aprender.

“Faça seu melhor como uma criança sempre faz!”, disse ele, reforçando que as “crianças são herança do Senhor, e herança a gente cuida bem”.
Além da Palavra ministrada, ele trouxe uma reflexão sobre a atuação do Departamento Infantil, e imergiu o Corpo de Cristo no mundo da criançada. Ele comentou sobre toda a estrutura desse departamento disponível na Igreja Verbo da Vida Sede, desde a coordenação aos monitores adultos e infantis, grupo de música, etc. Ferreira também fez um apelo a todos os presentes, principalmente homens, a estarem disponíveis na equipe, instigando os irmãos a servirem ao Senhor, servindo às crianças, sabendo que a colheita é certa.
“Chegou o tempo de dizermos “eis-me aqui! Mas não um eis-me aqui de tempo limitado. É top servir ao Senhor”, disse ele.
Dançando como crianças
E assim a ministração foi finalizada com Ferreira pedindo para toda a igreja dançar e cantar como uma criança faria. Ele e todo o grupo de louvor estavam vestidos e caracterizados com adereços infantis e coloridos. Juntos, colocaram todo mundo para dançar a música “Pororó”, mostrando para aqueles que têm dificuldade de se movimentar para Deus, que seria um momento destravador na vida de todos os presentes. E assim foi!

A Escola Dominical foi inusitada e a unção era palpável no local. Na oportunidade, também foi profetizado que, durante este momento de alegria com os adultos, síndromes do pânico, depressões e toda tristeza iriam embora no poder do nome de Jesus. Sendo assim, todo mundo se divertiu e a alegria contagiou o ambiente iniciando a nossa semana da melhor forma!
Nada como a alegria de uma criança! Com certeza fomos marcados e não somos mais os mesmos! Pudemos comprovar que as crianças podem mudar muita coisa e precisamos delas para completarmos a boa obra que nos foi confiada aqui na terra, como Ferreira finalizou: “Deus conta comigo e com você para alcançarmos João, Maria, José”. Deus conta conosco para servirmos no Departamento Infantil!