As famílias do Verbo da Vida Sede e de outras igrejas da região estão reunidas desde quinta-feira na Conferência da Família 2023, que tem um tema bastante oportuno para os dias em que estamos vivendo: Fortalecendo os Relacionamentos Familiares. A segunda noite foi impactante, com ministrações poderosas de Norberto Cunha, pastor do Verbo Zona Leste de Campina Grande (PB) e Zuleica Messias, professora do Rhema.
Famílias firmadas na Rocha
As famílias estão bem representadas de diversas formas na conferência, seja assistindo presencialmente e de forma on-line, nos bastidores, como voluntários, na direção do culto e na adoração. Casais e famílias inteiras se concentram para se abastecer na comunhão coletiva, nas excelentes instruções e na unção do lugar.
As atividades começam bem antes do horário estabelecido, com um período de oração. Nesta quinta, quem conduziu a intercessão foi o casal Marcos e Kelly Neves, integrantes da equipe ministerial da igreja local. Kelly, ao final da oração, pediu que todos repetissem: “A minha família é firmada na Rocha”.
O louvor da Bandinha é um destaque nesses dias, com seu ritmo característico que levanta os irmãos para uma adoração vibrante e cheia de alegria. A igreja cantou junto com a Bandinha versos como:
“A minha família é bênção do Senhor. Me ensina a tratar minha família com amor. Edifica a minha casa para o Seu louvor. A minha família é um presente do Senhor”.
Os anfitriões da noite, Pr. Helmiton e Rossana Barbosa manifestaram a alegria de receber os participantes para mais um período de crescimento juntos. “Está sendo algo de Deus, de Céus na Terra nestes dias”, disse o pastor. “Decidimos não desistir em família a cada dia viver uma vida que agrada e que honra a Jesus. Acredite e ame a sua família!”, completou Rossana.
A essência do perdão
A primeira ministração da noite foi feita pelo Pr. Norberto Cunha. Baseando-se no tema Perdão, o incrível poder de restaurar famílias, ele iniciou falando sobre o pecado que deixou como consequência a perda da inocência, mas também sobre o poder e a essência do perdão.
A partir de uma história que contou sobre a agressividade do seu pai, Norberto lembrou do quanto se sentia oprimido com suas atitudes. Os filhos queria o mais cedo casar, sair de casa, para ficar longe do pai. Mas um dia o sentimento de raiva em Norberto foi confrontado com o perdão de Deus. “Um dia eu e meus irmãos nos encontramos com o amor de Deus, que tem o incrível poder de restaurar, e passamos a enxergar o ‘Seu Manoel’ de uma forma diferente”, contou o pastor.
“Antes de liberar o outro, o perdão já libera você.”
Hoje Norberto e seus irmãos dizem ao pai que o amam. Por mais que o pai não tenha dado, agora ele está recebendo o que o pai dele não tinha lhe dado. Ele afirmou: “Esse é o amor de Deus. Deus abriu mão da razão que Ele tinha por mim e por você. Provar que tem razão não é mais importante do que viver em paz”.
O pastor disse ainda que a família é uma grande construção. O amor de Deus está cheio de elementos que fazem parte dessa construção. “Perdão é um dos elementos da construção familiar e faz parte do pacote de Deus. O perdão está disponível mas ninguém quer usar. Ele dá equilíbrio e amarração àquilo que construímos. Ninguém resiste ao amor”, destacou.
“Independentemente do que você sofreu de alguém um dia, esse perdão traz cura para a sua vida.”
Entre uma ministração e outra, a Conferência foi palco até de uma linda declaração de amor. O ministro Emanuel comemorou o aniversário de casamento com sua esposa Karol Rufino falando palavras apaixonantes para ela, com direito a bolo confeitado.
Fortalecendo o casamento
Na segunda metade da noite, Zuleika Messias trouxe uma palavra inspiradora sobre a base da família, que é o casamento. “Um homem e uma mulher deixam suas próprias famílias e os dois juntos vão criar a sua própria família e estabelecem uma aliança no casamento. Deus foi no nosso casamento e se tornou testemunha dele”.
Zuleika pontuou sua mensagem dizendo que Deus é bom e tudo o que Ele faz é bom. Segundo ela, Deus não nos deixou às cegas. E ainda acrescentou: “Deus é tão bom que criou a família e nos deixou instruções para sabermos como lidar com esse negócio chamado de casamento e família”.
“Não existe estágio de casamento. Não casamos para testar. Casamos para viver e dar certo.”
Falando sobre a vida de casados, Zuleika disse que muitos não sabem quais são os princípios que norteiam a vida do casal. “Quem vai se casar precisa conhecer quais são os comportamentos adequados de uma pessoa casada. A prioridade do homem casado é agradar a sua esposa e a prioridade da esposa é agradar o seu marido. Para isso, é preciso saber o que o outro gosta”, comentou.
A ministra, por fim, instruiu sobre a importância de descobrir qual é a linguagem do amor do seu cônjuge. Um dos pontos principais é com relação à vida sexual. “Outro dever dos casados é não negar sexo ao outro. Casamento não é sexo apenas. Mas não existe casamento sem sexo. Tem crentes que só vivem bem no instagram. Fotinha daqui, fotinha dali, beijinhos e abracinhos. Mas dentro de casa não tem nada disso. É preciso pedir ajuda”, advertiu Zuleika.
“Vamos voltar a colocar as coisas no lugar, nos ajustar. Voltem a praticar aquilo que vocês praticavam e que era tão bom.”
Vale destacar que a Conferência continua até o próximo domingo. Neste sábado, o evento começará às 19h. Isso significa que ainda tem muitas bênçãos para você registrar na memória familiar.