Está foi a segunda noite do evento mais esperado pelos Departamentos de Música e de Comunicação. São dias de refrigério para essas equipes que tanto trabalham em prol da expansão do Reino de Deus através da sua arte e criatividade. A Conferência de Música e Mídia também é uma magnífica oportunidade para talentos se somarem, em busca da perfeição e excelência. Hoje, a ministração e workshops os levaram a um novo nível entrega dos seus dons diante do Senhor.
O culto desta noite foi mais um grande encontro que somou a poesia das canções; a leveza e profundidade dos instrumentos; a harmonia em cada design e imagem exibida no telão, e a busca das mais inovadoras técnicas para entregar o melhor Àquele que é a própria perfeição: o nosso Deus!
Ao chegarem na igreja, os inscritos conferiram o desenvolvimento de uma obra-prima logo na entrada no templo, pelas mãos de Vitória Taísa. Ela é estudante de arquitetura e serve no Departamento de Comunicação dos Jovens, nas atividades do audiovisual, mas seu olhar sensível ao que é belo não se limita apenas ao serviço na igreja local ou futura profissão.
Vitória é pintora e está com uma participação especial neste evento, produzindo uma criação no hall de entrada da nossa igreja. Pouco a pouco, o que antes era uma parede em branco, está se tornando uma mensagem evangelística em forma de obra de arte, com traços modernos e inspirados pelo Espírito (clique aqui para ler uma matéria especial sobre isto).
Na beleza da santidade
A presença manifesta do Senhor encantou o público desde o tempo de oração dedicado durante 1 hora no auditório do Rhema, o chamado Upload. Depois disso, no auditório principal, o grupo de Música da Igreja Sede tocou os corações sob a direção de Wivian Klart.
“Ele é a própria Palavra, para compor, escrever e criar segundo o Seu próprio querer. Ele nos inspira enquanto dormimos. Não existe escassez de criatividade em nós. Eu canto a beleza que Ele tem”, estas foram palavras da cantora, enquanto interpretava canções que falam das características do nosso santo Deus.
Wivian também aproveitou para deixar que, além das palavras, os instrumentos alcançassem a igreja. Chamou cada músico pelo nome e convidou-os para exalar a bondade de Deus através dos sons que emitiam individualmente. Cinthya Miranda conduziu parte desse momento e, junto aos irmãos presentes, dedicou mais versos ao Pai: “Que seja um doce som a Ti”.
Um novo nível de perfeição
Logo após, o ministro da noite subiu ao púlpito, mas quem disse que a música parou? Beto Gomes é pastor e professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema, mas também é formado em música, cantor e produtor musical.
Seu período de mensagem começou com canções. Ele tocou teclado e cantou a composição de Asaph Borba, Jesus em Tua Presença. Ainda salmodiou sobre a obra graciosa que Cristo realizou para nos salvar. “Não existem dificuldades que resistam à adoração”, disse Beto que, ainda em música, proclamou que prisão, medo, ansiedade e adversidade caem por terra na presença de Deus.
O ministro começou a pregar e destacou que; tanto o Departamento de Música, quanto o de Comunicação, são indispensáveis para um culto excelente nos dias atuais. Dessa forma, direcionou os participantes a aperfeiçoarem seu serviço ao Senhor, ainda que seja um trabalho voluntário, pois isso não permite que o serviço seja feito com menor excelência.
“Entre a boa intenção e a disposição, vem a mentalidade correta e excelente. Precisamos condicionar nossa mentalidade aos padrões de Deus. Caso contrário, ficaremos numa superfície ou limbo ministerial, estagnados. Deus quer que alcancemos maiores níveis!”, disse pastor Beto.
Ele também destacou as perguntas que os filhos de Deus devem fazer a si mesmos em relação ao serviço: “O que fazemos? Pra quem fazemos? Pra que fazemos? Quando fazemos? Como fazemos?”. Assim, segundo ele, é possível ter uma reflexão se estamos entregando o melhor ou deixando a desejar ao servir ao Senhor.
Perfeição em áreas específicas
A segunda etapa desta noite ocorreu após um breve intervalo. As equipes de Mídia e Música se distribuíram em locais diferentes para receberem instruções de acordo com suas áreas.
O workshop Bastidores da Comunicação foi ministrado no templo por Dennis Coelho. Ele é sócio-fundador da Agência Big Wave Media, diretor criativo do Dunamis Movement e do famoso evento The Send.
“Comunicação é a chave para a expansão do Reino de Deus […]. A maior mensagem do mundo sempre vai merecer a melhor comunicação”, disse Dennis.
Ele também movimentou o público com dinâmicas. O ministro explicou que a mensagem do Evangelho não muda há 2 mil anos e não deve ser modificada para ser relevante, mas a forma como ela deve ser comunicada precisa se adaptar à época para ser relevante para a sua audiência.
No auditório do Rhema, 250 voluntários na área da música assistiram a três etapas de um workshop preparado só para eles pela liderança. Douglas Ferraz, que está à frente do departamento na Igreja Sede falou sobre o papel dos dirigentes de louvor. Ele destacou vários tópicos, incluindo como estabelecer conexão com a equipe que o cantor está conduzindo.
“Se você quer que a banda flua e quer ter um vocal conectado, se conecte com eles. Seja humilde e acessível! Existe uma diferença na sua responsabilidade, mas você é só mais um entre os que fazem parte da banda”, disse ele.
Já Lucas Neves, abordou sobre a função do diretor musical. Ele explicou cada tarefa que o diretor possui no pré-ensaio, ensaio e na atuação no culto. Em seguida, Jack Vieira explanou como maximizar o potencial através da tecnologia na produção musical. Indicou plataformas que facilitam um resultado excelente.
Foi realmente uma noite de incentivo para os participantes irem além naquilo que chegar às suas mãos, fazendo tudo “Bem feito”, assim como diz o tema do evento. Amanhã tem mais e ainda dá para você se inscrever através do tiketo.com.br e vir ao evento. Ainda tem uma opção para aqueles que não podem estar na igreja assistirem on-line: clique aqui.