X
Menu
X

O Evangelho tem sido proclamado em Angola no continente Africano

O desejo de Deus é que sua palavra alcance a todos os povos e a salvação a todas as nações do mundo, propagando as boas notícias do evangelho.

Em setembro de 2019, o casal missionário, Kalline e Samuel Bernardo, foi enviado a campo, pela Igreja Verbo da Vida de Campo Grande (RJ), para pregar e ensinar a palavra da fé em Angola, no continente Africano.

Em entrevista exclusiva para o nosso site o casal falou um pouco sobre o Projeto Angola. Confira:

Como começou a trajetória de vocês na obra missionária?

Samuel: Eu comecei a congregar na Igreja Verbo da Vida de Campo Grande (RJ) há treze anos atrás, através de um convite feito por minha mãe, Márcia Bernardo. Lembro que na época eu comecei a me envolver com os jovens e me envolvi com os trabalhos na igreja, como secretaria de Missões e caricatura-teatro.
Após alguns anos, comecei centro de treinamento bíblico Rhema e conclui em 2010. No ano seguinte fui a Campina Grande (PB) cursar a escola de Missões e lá conheci minha querida esposa e o casal Joseph e Rita Maluta, que nos abriram as portas para África. Em 2012, eu e Kalline nos casamos e fomos para campo, aonde passamos 1 ano e 3 meses, em Kinshasa, no Congo Democrático da África.

Como foi a volta para o Brasil e o tempo de preparação até o retorno para Angola?

Samuel: Nós regressamos para o Rio de Janeiro em novembro de 2013 para passamos férias. Nesse período tivemos nosso primeiro gabinete com nosso Pr. Caoxande e ele nos contou da percepção de que nós iriamos voltar a campo. Mas, que iríamos permanecer algum tempo ainda no país, conforme minha esposa tinha recebido a direção de Deus de que era para ficar no RJ para refazer as bases. Durante esse tempo Kalline cursou o Centro de Treinamento Bíblico Rhema em 2014 e nós fomos sendo treinandos com o pastor e na Igreja Verbo Campo Grande (RJ), trabalhamos em vários departamentos estando a frente do Centro de Cura, Secretaria de Missões e liderando discipulado. Atuamos, também, como ministro da igreja local. Eu na diretoria dos homens e Kalline com as mulheres. Atuamos, ainda, na igreja de crianças e adolescentes como professores e sempre nos disponibilizamos para servi aonde fosse possível. Neste período houve o meu licenciamento como professor do Rhema Brasil.
Após todo esse processo de preparação aprendendo no Centro de Treinamento Bíblico, nas Escolas de Missões e Escola de Ministros do Rhema Brasil e servindo na igreja local, nossos pastores participaram de uma conferência e voltaram com o clamor do povo de Angola. A partir daí, eles nos procuraram para saber como estavam nossos corações em relação a África, nós dissemos que a África nunca havia saído de nós. Então, fomos designados para Angola. Enquanto Kalline fazia as últimas preparações cursando a Escola de Ministros em 2018, eu fui a Angola para conhecer o lugar, antes de irmos efetivamente pregar o evangelho e nos estabelecermos naquela nação.

Como foi a receptividade do povo quando vocês chegaram?

Kalline: A receptividade do povo foi algo tremendo e fora comum, pois nos receberam com muita alegria e de coração aberto nos tornando parte da família e cuidando muito bem nós.

Quais as atividades e trabalhos têm sido realizados desde que chegaram à nação?

Samuel: Temos realizado o trabalho de pastor auxiliar e conselheiros na diretoria da igreja. Eu no ministério de música e como ministro na igreja local. E Kalline como professora da igreja de crianças, ministra na igreja de mulheres e, também, trabalha no multimídia e em trabalhos sociais.

Quais foram as obras mais recentes que vocês realizaram?

Kalline: No mês de dezembro fizemos a primeira viajem missionária nas províncias do Uíge, ao norte de Angola, aonde ministramos a palavra da fé. Já no mês de janeiro, fizemos a segunda viajem missionária, nas províncias de Huambo e Cunene, aonde além de ministrarmos a palavra da fé aos povos Khoisan – que são os povos não alcançados nesta viajem – levamos medicamentos e alimentos.

Quanto ao Rhema, como tem sido o envolvimento de vocês?

Samuel: No Rhema, a Kalline trabalha na parte acadêmica e auxilia a diretora Evana de Melo. Eu atuo como professor e auxiliar na monitoria do Rhema.

Quais as mudanças percebidas desde que vocês chegaram na região?

Kalline: Temos percebido uma nova estação sobre a igreja e há novo e grande Deus para ser vivido aqui, tanto sobre o Verbo, quanto sobre o Rhema.

Quais foram ou tem sido os maiores desafios enfrentados por vocês nessa jornada?

Samuel: A instabilidade que o país está vivendo neste momento fazendo com que os preços variem de uma hora para outra, acaba sendo um desafio na nossa caminhada.
Outro desafio tem sido de implantar novas obras e espalhar a palavra da fé pelas províncias e aldeias de Angola.

E quais as boas notícias?

Kalline: A boa notícia e que a igreja está crescendo numa velocidade tremenda. Temos feitos evangelismo nas ruas aonde esta palavra tem curado e libertados pessoas, também temos auxiliados projetos sociais como Jobab e Baluarte sempre que temos tempo.

Em breve o portal da Verbo Campo Grande RJ trará mais relatos sobre essa grande obra abraçada por Samuel e Kalline e por nossos missionários que estão em campo cumprindo o Ide do Senhor. Certamente ainda há muito mais a ser realizado no Senhor através da vida dos nossos irmãos que não estão medindo esforços para ensinar e pregar a palavra da fé por todas as nações.

 

 

Postagens Relacionadas

Verbo Campo Grande (RJ) promove dia de doação de sangue Culto Especial de Missões com Leide Andrade Projeto Angola: Samuel conta como foi sua passagem pela África Grande Celebração no Dia Verbo de Missões Expectativas de colheitas Projeto Angola: Samuel Bernardo já está em solo Africano Lançamento oficial do Projeto Angola Do chamado ao campo

3 comentários em “O Evangelho tem sido proclamado em Angola no continente Africano

Ana comentou:

Que Deus continue abençoando esse casal, para que a palavra seja levada por mais lugares do Continente Africano !

Jussara comentou:

Casal amado que tive o privilégio de conhecer em Luanda, vocês são de uma humildade, amor, excelência , dedicação , mas ao mesmo tempo de uma ousadia tão grande que sei que Deus ainda fará grandes coisas em Africa através de vocês. Amo muito

Roberto Alves Bezerra comentou:

Que o Senhor venha acrescentar mais e mais na vida desse casal
Que e uma benção amo muito a vida desse casal pois eles compartilharão
Muitas coisas extra ordinário na minha vida e da minha família.

Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.