A doação de sangue é um gesto nobre e altruísta, que leva esperança para pessoas enfermas. No contexto da igreja de Cristo, esse ato de “doar vida” passa a ter um significado ainda mais marcante, pois lembra que o sangue de Jesus que foi entregue para nos salvar. E para levar adiante esse conceito de amor e cuidado com o próximo, a igreja Verbo da Vida de Campo Grande (RJ), em parceria com o Instituto Hemorio, realizou, no dia 08 de maio, uma ação de doação de sangue.
O evento ocorreu na nave da igreja local e atraiu 95 voluntários. De acordo com a Secretaria de Missões da Verbo Campo Grande, esse ano houve um aumento do número de doadores em relação a mesma campanha realizada no ano passado. O que mostra que essa ação de responsabilidade social vem avançando gradativamente.
A iniciativa contou com o apoio do casal pastoral Marcela e Pr. Claudio Chianca, e de representantes do Hemorio, como a Médica e Coordenadora do Serviço de Hemoterapia, Shirley Castilho. Shirley agradeceu a iniciativa da igreja em ceder espaço para o Hemorio, e explicou que esse tipo de parceria é fundamental para manter os estoques de sangue devidamente abastecidos.
“Hoje, com o número de coletas que fazemos na estrutura do Hemorio, não conseguimos dar suporte para todo o Rio de Janeiro, porque nós enviamos sangue para mais de 200 hospitais. Então essas campanhas são superimportantes, pois agregam um volume de sangue que nos auxilia a atender toda essa demanda”, ressaltou a médica.
Ainda segundo a coordenação do Hemorio, todas as ações em prol da doação de sangue, independente do número de doadores, são extremamente relevantes, pois ajudam a difundir uma cultura de doação entre os brasileiros. De acordo com o Instituto, atualmente, o percentual da população que doa sangue no Brasil é em torno de 1,5% por cento, quando o ideal é que esse número chegasse a, pelo menos, 3%.
A parte operacional do dia de coleta sanguínea contou com o zelo e organização das equipes da Secretaria de Missões e do Diaconato da igreja local, lideradas, respectivamente, pelos casais Samuel e Kalline Bernardo e Thiago e Adriana Benett.
Kalline contou que essa iniciativa é mais uma forma de demonstrar amor e dedicação ao próximo.
“Através da doação de sangue, nós expressamos o desejo de levar refrigério para outras vidas. É uma forma de se doar ao próximo, assim como Cristo se doou por nós. Além disso, quando doamos sangue também estamos demonstrando que nosso amor e coragem estão acima de medos e reservas”.
Segundo depoimentos de doadores, uma das principais vantagens da coleta na igreja é que facilitou o deslocamento de moradores do bairro. Muitas pessoas tinham a intenção de doar sangue, mas se sentiam desencorajadas por morarem distante do Hemorio.
“Eu sempre tive vontade de doar, mas a distância da minha casa para o instituto Hemorio era algo que acabava desanimando e eu também não tinha o peso suficiente, agora já tenho. Hoje, quando eu vi o banner da doação na porta da igreja, imediatamente resolvi participar”, contou a estudante Taisa Sabrina.
Muitos membros da igreja local também participaram da doação, como o casal Ednilson Monteiro Rosas, líder do departamento de Projeção, e sua esposa Cristiane Rosas, Coordenadora Pedagógica e Professora da Escola de Crianças.
“Acho superinteligente essa parceria entre o Hemorio e a nossa igreja. É uma forma mobilizar pessoas em torno dessa causa. Já que estamos com saúde, porque não doar vida para quem precisa?”, destacou Ednilson Rosas.
O dia de coleta sanguínea na igreja terminou com as equipes operacionais reunidas, celebrando com muita alegria e gratidão pelo sucesso do evento.
[embedsocial_album id=”329f5bdc173e9e1cc1f14e977618ee4774cdee63″]
Deixe uma resposta