Lenildo de Sousa aborda a natureza do pecado e responde à famosa dúvida sobre se existem níveis diferentes de gravidade para os erros humanos à luz da Bíblia. O ministro introduz o tema explicando que, no grego original do Novo Testamento, a palavra pecado (hamartia) significa literalmente “errar o alvo”. Baseando-se em textos bíblicos, ele diferencia as transgressões entre pecados de comissão (fazer o que é errado) e de omissão (deixar de fazer o bem que se sabe que deve fazer), além de frisar a universalidade do pecado e a responsabilidade individual de cada pessoa diante de Deus.
Na sequência, o pregador detalha como Jesus Cristo cumpriu a lei do Antigo Testamento ao resumi-la em um princípio central: o amor a Deus e o amor ao próximo. Ele esclarece que Jesus não anulou as leis do passado, mas elevou o padrão moral ao instituir o “novo mandamento” baseado em Seu próprio exemplo de amor sacrificial — aquele que dá a vida pelo outro, ao contrário do egoísmo humano. Com isso, na nova aliança, o pecado passa a ser compreendido de maneira mais profunda como uma transgressão direta contra a lei do amor.
Ao responder diretamente à pergunta do título, Lenildo de Sousa afirma categoricamente que, sim, existem graus diferentes de gravidade entre os pecados. Para comprovar isso, ele recorre às próprias palavras de Jesus no julgamento perante Pilatos, quando o Messias declarou que aquele que O havia entregado tinha um “pecado maior”. O ministro também utiliza outras passagens bíblicas para demonstrar que a própria Escritura faz distinções claras, mencionando a existência de pecados perdoáveis e imperdoáveis, pecados que geram morte espiritual e juízos divinos que serão aplicados com maior ou menor rigor.
A mensagem enfatiza que a gravidade de um pecado e a intensidade do juízo estão diretamente ligadas ao nível de conhecimento que o indivíduo possui. Tomando o exemplo de Judas Iscariotes — que conviveu intimamente com o mestre, presenciou milagres e, ainda assim, deu as costas a tudo —, o pregador alerta que o “maior pecado” consiste em rejeitar a Deus de forma consciente após ter conhecido a Sua verdade. Ele pontua que o conhecimento espiritual não serve para envaidecer o cristão, mas sim para trazer uma responsabilidade muito maior sobre as suas ações e escolhas diárias.
Por fim, o ministro faz um apelo à vigilância constante e à perseverança para que os fiéis conservem a sua fé e a sua salvação até o fim. Ele desconstrói a ideia equivocada de que a graça divina anula a necessidade de ação por parte do homem, explicando que, embora a salvação não seja merecida, manter-se firme exige compromisso. Lenildo conclui exortando a igreja a não retroceder e a usar o entendimento da Palavra como uma medida de proteção e segurança espiritual contra o erro.








