Por Samara Bento
Quem aqui já sentiu preguiça? Os que disseram que não, provavelmente estão mentindo, não é? Porque é comum sentir preguiça, queridos, mas não devemos deixar que ela nos domine (ver Romanos 12:21). Preguiça é um mal que te priva de coisas boas.
Esses dias eu vi um vídeo de um homem que, hoje com mais de 70 anos de idade, viveu sua vida toda em um tubo de ferro, devido à doença que tem: o pólio. Ele não deixa de ler a Bíblia, passando suas páginas com o auxílio de pedaço de madeira na boca. Não o vi triste nem reclamando, mas celebrando seus dias. Ele é formado em direito, e até escreveu livros, mesmo sem poder mexer as pernas e os braços. Eu te pergunto: o que está te limitando?
Não existe nada que pode te limitar. Você pode até pensar que sim, mas é só na sua cabeça. É possível superar os desafios.
Agora a pouco nós estávamos cantando uma canção dizendo ao Senhor que O amamos mais que o ouro, a prata, e mais que a nós mesmos. Devemos ter esse coração para o Senhor, mas amar a Ele não significa esquecer ou desprezar as outras coisas, porque elas também são importantes. Um pai não quer apenas saber que o filho o ama, mas também se seu filho está crescendo e fazendo o que é certo.
Quantos amam ao Senhor? Sabe, esse amor precisa ser manifesto, e hoje vamos ver uma forma de demonstrar esse amor.
Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.
1 Coríntios 14:12
Mas o tema não é ”eliminando a preguiça?” Por quê esse versículo?
Eu quero que você foque na palavra desejar. Quem deseja aqui uma vida abençoada? Ser um cristão bem sucedido? Um ganhador de almas? Cumprir o plano de Deus? Desejar é uma coisa boa, quando voltado para o que é certo.
Essa semana eu escutei um livro de Kenneth Hagin que eu já havia lido e que me marcou grandemente, chamado “Crescendo Espiritualmente”. É muito ouvir novamente as mesmas coisas que edificam. Agora eu te pergunto, o que você está ouvindo? Do que você está se alimentando? Quantos aqui querem crescer?
Nesse livro o irmão hagin falou sobre uma igreja antiga de homens adutos, mas crianças espirituais: irmãos imaturos. Se você não se alimenta da Palavra, ouvindo o que é bom, você não vai amadurecer.
Tem mensagens que alimentam sua alma, mas não o seu espírito. Você fica maravilhado, mas seu espírito não recebeu o nutriente da Palavra para amadurecê-lo. Muitos caem no engano de acharem que alguns devem ser fortes e outros não. Fomos todos chamados para sermos fortes espiritualmente, cheios dos dons, mas para isso é necessário desejar a Palavra de Deus.
O desejo que se cumpre agrada a alma, mas apartar-se do mal é abominável para os insensatos.
Provérbios 13:19
Você vai ficar satisfeito se o seu desejo for cumprido.
Eu nutri durante minha vida o desejo de ser professor de matemática na universidade. E comecei a trabalhar para isso. Terminei o ensino médio aos 17 anos e me formei aos 21. Mas, para lecionar, eu ainda precisava fazer um mestrado. Para isso, eu acordava cedinho, pegava uma marmita para levar para universidade e passava o dia todo lá . Quando terminavam as aulas, eu ia para uma carteira que tinha na frente do banheiro dos professores (inclusive tirei várias duvidas nesse tempo, quando os professores iam ao banheiro). Um semestre depois eu fui contemplado com uma bolsa para estudar, e as coisas melhoraram, de certa forma.
Eu também fazia o Rhema nessa época. Então, chegava em casa, ia para o Rhema e voltada às 22:30. Eu dormia até 00:30 e acordava com uma ligação da minha esposa (namorada à época), que trabalhava até tarde. Então eu me levantava e estudava de madrugada, compensando o tempo que eu passei no Rhema. Essa era uma etapa necessária para realizar o desejo que eu tinha, queridos, e eu entendi isso. Fiz o concurso para a UFERSA e passei em 1º lugar em 2010. Lembro como se fosse hoje o dia que assinei a posse do cargo: me trouxe uma alegria muito grande. Todo esforço valeu a pena.
Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.
Salmos 37:3-5
Alimenta-te da verdade: quando você se alimenta da palavra você se alimenta da verdade.
Agrada-te do Senhor: agradar-se do senhor não é apenas ficar contemplando o Senhor, mas agradar-se daquilo que Ele se agrada, valorizar o que Ele valoriza e fazer aquilo que Ele quer que você faça. Deus quer que você seja diligente com o que Ele colocou na sua mão.
Deus faz o mais: então fazemos o menos. Existe uma parte que precisamos fazer, e o que não conseguimos, Deus faz.
Eu entendi que a preguiça me atrapalharia no que eu precisava fazer, então imprimi textos bíblicos sobre a preguiça e colei na frente da minha bancada de estudos. Esses versículos me davam força para estudar quando a minha carne queria dormir naquelas madrugadas. Vou listar pra vocês:
A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome.
Provérbios 19:15
Depois de um dia de trabalho, tudo que eu queria fazer era dormir, mas eu lembrava desse texto e continuava estudando.
O ocioso é aquele não faz nada e fica no tédio, passando a barrinha do Instagram pra cima. O que isto esta fazendo na sua vida? Plantando sementes de fome.
O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.
Provérbios 13:4
Todos desejam algo bom pra sua vida, mas aquele que é preguiçoso vai continuar desejando, sem chegar a lugar nenhum. Jesus não compactua com a preguiça: quando Ele escolheu os doze, todos eles estavam trabalhando.
Você lembra que Deus realiza desejos? (ver Salmos 37:4) Se juntarmos esse versículo com o de Provérbios 13:4, temos que Deus realiza o desejos do diligente. Ele pega junto de quem quer crescer em dilgência.
A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados.
Provérbios 12:24
Mas o que é ser diligente? Não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje! Não “empurrar com a barriga”, não procrastinar. Aquilo que você tem oportunidade de fazer hoje, faça. Não retarde o seu crescimento. Comece hoje, porque a sua diligência vai te preparar para um ambiente de abundância e realizações.
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento.
Provérbios 6:6-8
A formiga trabalha no tempo favorável (estio), e junta no tempo de colher (sega). Muitos aqui estão vivendo um tempo de estio: na casa dos pais, com feijão de graça, cuscuz de graça, roupa de graça, energia de graça, água e aluguel de graça. Eita como você é favorecido! Até transporte gratuito muitas vezes! Mas diga comigo: essa molezinha vai acabar! Vai chegar o tempo que você vai colher o que está plantando agora. Mas se você não aproveitar o agora, quando chegar o tempo de ajuntar o seu mantimento, o que você vai ter?
Você precisa encarar seus estudos e a dedicação à Palavra como um trabalho a ser realizado. As vezes associamos ao trabalho o que não presta, como se fosse uma maldição. Mas isso é um engano. O trabalho existiu muito antes do pecado. Voce precisa ter devoção no que faz. Muitas vezes vai ser desagradável (é nessa hora que entra a preguiça), mas quele que se esmera (que sabe o que é necessário ser feito e se esforça com diligência), é digno de dobro honorário (ver 1 Timóteo 5:17).
Nesse aspecto de ser desagradável: quando não temos aquela liberação imediata de dopamina imediata, achamos que não vale a pena se esforçar tanto. As pessoas geralmente trabalham mais no dia do pagamento, mas não deve ser assim conosco. Devemos ser constantes. Eu te pergunto: quem está te governando? A dopamina, ou a visão de Deus pra sua vida? Se você tem clara a visão do Senhor pra sua vida, mesmo que a recompensa não seja imediata, você vai fazer aquilo que precisa ser feito.
Nós pensamos: por quê as pessoas usam drogas, mesmo sabendo que isso leva a um caminho de morte e de sonhos frustados? Por um momento de liberação de dopamina (muitos vendem seus futuros por isso). Não podemos ser como elas! Essas pessoas não estão consagrando sua vida ao Senhor, não estão colocando seu entendimento submisso ao entendimento do Senhor e não estão se agradando Dele.
Eu sempre gostei de matemática, mas precisei estudar outras disciplinas, que eu não gostava, para chegar a estudar o que eu gostava. Existe um processo pelo qual devemos passar.
O caminho do preguiçoso é como que cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é plana.
Provérbios 15:19
O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca.
Provérbios 19:24
Já vi gente que até pede para a mãe para colocar seu almoço. Voce não faz a comida e nem paga por ela, mas tem preguiça de colocá-la no seu prato!? Alguns não tem coragem de varrer a casa ou de lavar os pratos, mesmo vendo que seus pais trabalham o dia todo! Alivie seus pais, amados.
O preguiçoso não lavra por causa do inverno, pelo que, na sega, procura e nada encontra.
Provérbios 20:4
O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar.
Provérbios 21:25
Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas.
Provérbios 22:13
Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; eis que tudo estava cheio de espinhos, a sua superfície, coberta de urtigas, e o seu muro de pedra, em ruínas. Tendo-o visto, considerei; vi e recebi a instrução. Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.
Provérbios 24:30-34
Sabe a sonequinha de mais 10 minutinhos depois de acordar pela manhã? Aquele desejo de ficar na cama? É assim que vai vir a sua necessidade. E Deus não quer que você passe necessidade, mas que você necessite apenas Dele. Deus não alimenta o preguiçoso e não abençoa preguiça: Ele a menospreza.
Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas. Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito. O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca. Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que sabem responder bem.
Provérbios 26:13-16
Já viu aquela pessoa que ao receber uma instrução arruma mil argumentos para não fazer? Tem gente que até chega a dizer que Deus disse para ele não trabalhar. Como amados, se a Palavra diz que aquele que não trabalha não deve comer?
Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma. Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão.
2 Tessalonicenses 3:10-12
Quando eu era adolescente, um pensamento de que o que o ministro não precisa trabalhar, mas apenas “se dedicar a aprender a Palavra” começou a se disseminar no meio dos jovens da Igreja, e infelizmente muitos acolheram isso. Eu já estava considerando entrar na mesma onda, quando um homem de Deus mais maduro que eu me disse:
Quando Deus me chamou pra vir à Mossoró, a primeira coisa que eu procurei foi onde tinha uma oportunidade de emprego, e se havia algum concurso público que eu pudesse fazer. Fiz o concurso para professor, e Deus me favoreceu (mas ele não favorece a mão preguiçosa). Eu vim com minha esposa aos 25 anos de idade e nós nunca fomos um peso para a igreja.
O viver em desordem do qual 2 Tessalonicenses fala é o não trabalhar. Para que possamos comer do nosso pão, precisamos ter fruto de trabalho.
Sempre que alguém me diz que tem um chamado, a primeira coisa que eu olho na vida dessa pessoa é se ela tem a disposição de trabalhar com o que já chegou na sua mão. Muitos pensam que não, mas ministério é trabalho, irmãos.