Neste domingo de Páscoa, fomos ministrados a respeito da manifestação da graça de Deus: Cristo Jesus!
Confira :
‘Ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros. Vindo os da hora undécima, recebeu cada um deles um denário. Ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um. Mas, tendo-o recebido, murmuravam contra o dono da casa, dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia.‘ Mateus 20:8-12
Será que esse patrão foi injusto? Vamos continuar lendo :
‘Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário? ‘ Mateus 20:13
Essa parábola manifesta a graça de Deus sobre a humanidade. Jesus retribuirá a cada um de nós, independente da hora na qual começamos a servir a Ele. Se no último dia da sua vida você disser sim para Jesus, você vai receber a mesma salvação de alguém que O aceitou quando criança. Não importa o que as pessoas vão pensar, mas Aquele que pagou o preço para que você fosse salvo. No entanto, não vale a pena arriscar até o último momento: essa pessoa pode ser surpreendida por um acidente de percurso, e perder a oportunidade de ser salva.
‘Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, ‘ Tito 2:11-12
A manifestação da graça é Cristo. Como fala na Sua Palavra, Deus deseja que todos os homens sejam salvos (ver 1Timóteo 2:4). E como é forte esse desejo! :
“Para ilustrar, minha esposa esses dias estava com desejo de comer Petit Gateau (um bolinho com sorvete), e o desejo dela foi tão forte, que ela ‘arrastou’ a família toda para o restaurante. Sabe amados, o desejo de Deus foi tão forte, que Ele ‘arrastou’ Jesus e o Espírito Santo para que pudesse se cumprir.“
Mesmo assim, esse desejo não é imposto a nós de forma forçada. Deus quer uma aliança, mas para que aliança seja estabelecida, é necessário um acordo entre as duas partes. Deus está sempre disposto a salvar, mas o homem muitas vezes não tem vontade de ser salvo, apesar de tanto precisar :
‘pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, ‘ Romanos 3:23
Quando entramos em um hospital para orar, é muito claro o quanto aquelas pessoas estão precisando de Deus, mas elas não precisam mais Dele do que qualquer outro. No hospital, a necessidade aparece de forma latente, mas a Bíblia deixa claro que todos carecem da glória de Deus. O Senhor tem a provisão, mas é necessário que o homem queira aceitar o senhorio de Jesus, para que possa desfrutá-la.
Os que não aceitam a Cristo, estão se sujeitando à obediência de Satanás, e se tornando servos dele. Os servos têm o mesmo destino do seu senhor, que, no caso de Satanás, é o lago de fogo (ver Apocalipse 20:10,15). Ele já foi julgado, mas nós podemos escolher o caminho da vida.
“Diga para a pessoa que está do seu lado: o lago de fogo não é pra você. A graça de Deus se manifestou a todos os homens!”
A Páscoa mostra a graça de Deus.
A primeira Páscoa aconteceu no Egito, aonde o povo de Israel era escravo. Durante a última praga enviada à terra dos egípcios – a praga da morte de todos os primogênitos (ver Êxodo 11-4 e 5), o Senhor disse ao povo de Israel que um cordeiro sem defeito deveria ser morto, e seu sangue colocado no umbral das portas. Esse era um livramento preparado por Deus, para que quando o anjo da morte viesse, não entrasse nas casas onde a instrução foi seguida, mas passasse por cima, sem causar morte.
Essa expressão “passar por cima” e “livramento”é o significado da palavra páscoa. O anjo que traria morte não foi capaz de entrar nas casas marcadas pelo sangue do cordeiro. Hoje, também somos marcados: pelo sangue de Jesus – o cordeiro que foi morto para nos salvar! Ele é o cumprimento da Páscoa! No Egito o Senhor apontava para o verdadeiro cordeiro pascal que um dia seria sacrificado para salvar não apenas o povo de Israel, mas todos os povos da Terra.
E para desfrutarmos dessa salvação, precisamos reconhecer que só a graça de Deus nos tira do buraco do pecado, e nos traz para Seu Reino de Justiça :
‘Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. ‘ Lucas 23:39-41
Na crucificação haviam dois ladrões ao lado de Jesus. Eles estavam recebendo a mesma punição, que mereciam, mas o posicionamento que eles tiveram a respeito do terceiro homem que estava sendo punido, mudou o destino deles após a crucificação. Um blasfema de Cristo, e o outro O reconhece como Senhor, e sabe que a punição que ele está recebendo não era merecida – Jesus estava suportando o castigo de outros. São representados nessas pessoas os dois posicionamentos que a humanidade pode ter diante Dele, mas o melhor caminho é claro:
‘E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. ‘ Lucas 23:42
Esse ladrão reconhece que Jesus é o Cristo. Ele sabia a necessidade que tinha de ser salvo por alguém.
Parte da humanidade reconhece que necessita de salvação, e a outra parte escarnece do Salvador. Mas um dia se manifestará a diferença entre os que creem e os que não creem (ver Malaquias 3:18). Todos verão a salvação, e reconhecerão que precisavam dela.
E agora, como crentes, não devemos assumir uma posição de crítica para com os que ainda não creram. Precisamos deixar que Deus nos use como instrumentos para levar a Palavra da Salvação: Cristo Jesus. Vamos ter misericórdia, orar e interceder, para que eles também recebam a revelação. Veja a resposta de Jesus ao ladrão que O reconheceu como O Cristo:
‘Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. ‘ Lucas 23:43
O que de bom esse homem fez pra ser salvo – que boa obra? Nenhuma. A minha e a sua salvação não vem de nenhuma boa obra que fazemos, mas da obra que Deus fez. A única coisa que o homem fez foi reconhecer Jesus como Senhor e Salvador!
Agora, precisamos fazer boas obras porque já somos salvos, e não para sermos. No dia em que você se arrepender, o sangue de Cristo é poderoso para te limpar e perdoar os seus pecados! Mas muitos ainda não sabem disso. Nosso dever é fazer Jesus conhecido, proclamando as Boas Novas da salvação:
‘Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: ‘ João 16:7-8
Quando anunciarmos a Palavra, o Espírito Santo fará com que o mundo seja convencido de que precisa da salvação. Não queira fazer o trabalho do Espírito Santo.
O Consolador convence a humanidade de seu maior pecado:
‘do pecado, porque não creem em mim; ‘ João 16:9
O maior pecado da humanidade é não crer em Jesus. Poderíamos pensar em outros que consideraríamos piores, como matar, por exemplo, mas todos os outros pecados decorrerem do maior pecado: não crer no Cristo.
Mas para ser salvo basta crer em Jesus?
Sim! Essa é a graça de Deus.
Mas tem uma diferença entre crer e assentir mentalmente. Esse segundo é apenas uma aceitação de uma religião cristã – e isso não salva ninguém. Nossas vidas mudam quando cremos com o coração (recomendamos que o leitor veja a última mensagem “Desfrutando do Melhor de Deus Pela Fé”, que explica melhor sobre esse assunto)! Precisamos crer para sermos salvos, e também depois de sermos. Recebemos o Senhor e Ele sempre está conosco, mas nunca vamos desfrutar dessa verdade se não tivermos fé.
Devemos crer que onde estivermos, o Senhor está também, na presença do Espírito Santo, que é o selo dessa maravilhosa aliança (ver Efésios 4:30). Essa é a meditação que devemos ter na Palavra, até que tenhamos plena convicção de que Cristo está vivo, e de que um dia O veremos face a face :
“Repita comigo: eu nunca estou só! Aleluia. Tem jeito para todos que estão na Terra amados. Deus providenciou salvação para todos. Mas não acaba na salvação. Jesus ainda tem muito pra falar com você, que já foi salvo. E quando Ele fala conosco, Ele nos traz uma força, porque Ele fala com poder! Suas palavras nunca são vazias. Sua presença e Sua graça têm substância. Essas coisas podem ser tangíveis. O poder e a unção de Deus têm substância! E o Espírito Santo vai te anunciar tudo que Jesus quer te dizer. “
“Existem palavras que não vão chegar para vocês como uma ideia, mas como um pão, que você pode pegar e morder – como uma substância – algo que vai entrar no seu espírito e te alimentar a ponto de te deixar saciado. Isso vai gerar uma fé em você que nada vai conseguir roubar: uma fé que pode te sustentar. Quando a Palavra de Deus for gerada no seu coração com fé, ela virará uma plataforma para que as coisas aconteçam (Pedro, ao andar sobre as águas, andou sobre a Palavra de Jesus: ‘venha!’). Eu declaro a Palavra de Deus como substância se manifestando na sua vida nesse tempo. Você vai experimentar uma força que só a Palavra Viva de Deus vai trazer, e você se firmará Nela.”
“O Espírito Santo e a unção de Deus estão nesse lugar para mudar a sua vida e fazer por você o que você não pode fazer!“
Sabe amados, muitas vezes as pessoas falam da Páscoa como uma história que aconteceu há muito tempo, mas para nós, essa não é uma história distante. Não achamos que Ele morreu e ressucitou: temos certeza! E O Senhor que morreu e ressucitou está aqui. Podemos pedir a ajuda Dele nas pequenas e nas grandes coisas, Ele está aqui, na presença do Espírito Santo, para te ajudar em cada área da sua vida. Ele sabe resolver o que você não sabe. Podemos receber Dele todos os dias, se tivermos fé :
“A tua fé te qualifica para receber de Deus. Pega isso! Tudo você pode receber: cura, salvação, milagres… Tudo que na sua força você não consegue.“
‘Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. ‘ Romanos 5:8-9
Nós ainda éramos pecadores quando Deus nos amou, mas agora, já justificados, temos o muito mais de Deus! :
“O muito mais de Deus vai começar a tocar a vida de pessoas aqui. Abra a sua mente. Muito mais conhecimento da sua Palavra, e consiência da Sua presença. Muito mais daquilo que o Diabo falava que você nunca poderia ter.“
No dia que você pecou, você morreu (ver Efésios 2:5), e no dia que você aceitou Jesus, você ressucitou, e não foi em qualquer lugar, mas à direita de Deus (ver Efésios 2:6). Ele nos fez assentar nos lugares celestiais: essa é uma posição de autoridade! Não pense que você é pequeno ou fraquinho: você era, mas em Cristo, deixou de ser. Agora você é forte.
Somos um vaso refeito por Deus, que antes tinha se quebrado (ver Jeremias 18:4). Ele nunca quis nos remendar, mas nos restaurar completamente. Ele iniciou uma obra em nós, que terminará, e o fim será melhor que o começo!