No domingo, 21 de agosto, pela manhã, o pastor Tarcísio Rodrigues trouxe uma ministração com o tema: Generosidade como estilo de vida, destacando-a como uma atitude interna, para muito além do que sai de nossas mãos como contribuições monetárias. Ele ressaltou essa virtude como a motivação por trás da vida de Jesus para fazer as Sua obras, estimulando-nos a ter essa mesma expressão na alma para realizarmos as mesmas obras que o Mestre, a que fomos chamados.
Acompanhe o resumo da ministração:
Nós precisamos mudar nossa crença. No mundo, prevalece aquela segundo a qual, se você quer prosperar, guarde, acumule, mas, segundo a bíblia, quem prospera é a alma generosa.
Atos 20.35: “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.”
A nossa alegria deve estar mais no dar do que no receber.
2 coríntios 9.5: “Portanto, julguei conveniente recomendar aos irmãos que me precedessem entre vós e preparassem de antemão a vossa dádiva já anunciada, para que esteja pronta como expressão de generosidade e não de avareza.”
Generosidade não significa uma disposição no dar, estando mais ligada à uma alegria no dar. Se você não dá com alegria, sua oferta vai expressar avareza, e não generosidade. Deus está aguardando sermos como Ele é: Expressão de generosidade por onde passamos.
2 coríntios 9.6-7: “E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.”
Generosidade tem a ver com atitudes internas, com o coração, e não com o que está saindo da sua mão. Dar com alegria tem a ver com expressão de generosidade. Deus ama quem expressa generosidade diante dEle.
Atos 5.2-5: “mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.”
Oferta é do coração. O diabo vai querer causar confusão para que você não entregue, não dê.
“Que o Senhor restaure o temor em nosso coração quando um diácono passar com a salva para você saber o quanto isso é sério, mas também poderoso.”
Provérbios 18.16 (NVI): “O presente abre o caminho para aquele que o entrega e o conduz à presença dos grandes.”
Deus não precisa do nosso dinheiro, mas Ele merece toda honra, Ele é digno de tudo. Deus vai se mostrar generoso para com quem é generoso.
Marcos 14.3-8: “Estando ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Indignaram-se alguns entre si e diziam: Para que este desperdício de bálsamo? Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela. Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo. Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes. Ela fez o que pôde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura.”
Diante do Senhor, não chegamos com esmolas, e, sim, com vaso caro de alabastro. Não podemos perder as oportunidades diante do Senhor de honrá-Lo com generosidade.
Existem pessoas que são generosas até na forma de falar, com graciosidade. Ao semear isso na vida de pessoas, mudamos até o semblante delas.
Efésios 6.8: “certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.”
Não importa qual nível social em que você esteja: é certo que você vai receber de volta o que você semeia com generosidade. Não devemos colocar nossas expectativas nos homens, mas em Deus.
A alma generosa prospera. O Senhor vai nos aumentar e nos enriquecer para toda a generosidade. Que expressão tem tido nossa oferta ao Senhor? Temos sido, assim como Abel, aprovados, nós e nossas ofertas?
Resumo do culto por: Rhaissa Amorim