por Samuel Andrade
*Trecho do livro “O Extraordinário Poder da Fé”
Alguns anos atrás, ouvi uma história que mudou radicalmente a forma como eu enxergava a vida. Um amigo, que também é pastor, contou-me um testemunho sobre sua adolescencia.
Narrou que na visita à casa de uma senhora a qual possuía o que nós chamávamos de Multi System (um sistema de som que tinha a capacidade de tocar vários CDs simultaneamente), os quais CDs eram colocados e poderiam ser trocados aleatoriamente ao final de cada faixa, mudando sempre música após música; a senhora comentou com esse pastor que havia uma música específica em um CD da qual ela gostava muito. Era a faixa 7, a canção que ela mais gostava, a qual colocava um sorriso em seus lábios e que criava, na sala de sua casa, uma atmosfera agradável.
Ela disse ao meu amigo: “Meu filho, quando essa canção toca, eu fico muito alegre. Ao ouvir essa música, toda tristeza e angústia vão embora. Essa música me coloca para cima, me anima e aflora o melhor de mim. Essa música cria um ambiente favorável na minha casa e me faz crer em qualquer coisa. Definitivamente, não tem como ficar triste quando escuto essa música”. Logo após ter dito isso, ela compartilhou com meu amigo a decepção que sentia pelo fato de precisar esperar que todas as outras faixas do CD tocassem para que, então, ela pudesse ouvir a sua música preferida novamente.
Quando meu amigo escutou aquilo, ficou espantado e disse: “A senhora realmente acredita que precisa ouvir todas as outras 12 faixas do CD para que possa ouvir a música que te agrada novamente?”.
Então aquele adolescente compartilhou com ela um segredo, algo que estava diante dos olhos dos dois, mas que, para ela, era um recurso oculto: o botão de replay.
Ele disse: “Senhora, esse botão chamado replay possibilita que a música que a senhora tanto gosta seja tocada tantas vezes quanto a senhora tiver vontade”.
Aquela mulher ficou surpresa com a descoberta extraordinária que fizera naquele dia: não era preciso esperar, fazer um intervalo tão longo e forçado para tornar a ouvir a música de que tanto gostava; ela poderia ouvi-la repetidamente.
Quando escutei esse exemplo pela primeira vez, lembrei-me de palavras e testemunhos que, no passado, eu ouvia com frequência.
Veja um exemplo: “Há anos, eu passei por uma fase muito boa na minha vida; foi uma época de sucesso, de crescimento e avanço. A minha empresa prosperou, o Senhor expandiu o meu negócio. Porém, há dois anos que eu estou vivendo uma crise, uma situação que não muda, parece que esse quadro não vai se alterar. Mas eu creio que, no ano que vem, terei novamente um tempo de crescimento. E quem sabe o que vai acontecer depois, não é mesmo? A vida do crente é repleta de altos e baixos.”
Durante muito tempo, eu repeti frases e pensamentos como esses, e realmente acreditava, com todas as minhas forças e com todo o meu ser, que, de fato, a vida do crente era assim, indiscutivelmente: um ano bom, porém, logo depois, um período de crises ou de problemas, para que, então, pudesse desfrutar de um rompimento ou de uma vitória futura.
Porém, o que a Bíblia diz a respeito disso?
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4:18, ACF).
Os meus olhos se abriram e o Senhor falou comigo: “Samuel, você não precisa ter um ano de sucesso e, logo depois, um ano de fracasso. Você não precisa passar por uma temporada em que as coisas são favoráveis, mas, logo depois, por uma temporada em que tudo, obrigatoriamente, dará errado em sua vida. Você tem um botão de replay”.
Então perguntei: “Senhor, o que é esse botão de replay?”.
Ele me respondeu: “Esse botão de replay se chama FÉ. Se você crer em mim e crer em minha Palavra, você não precisará viver uma vida de altos e baixos. Pelo contrário, você desfrutará, na prática, do que a minha palavra diz: ‘os que receberam a abundância da graça, e o dom da justiça, eles reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.’ (Romanos 5:7, NAA).”
Aquela história mudou completamente a minha vida. A partir daquele dia, entendi que, por meio da fé, eu poderia vencer qualquer obstáculo, transpor qualquer montanha e cumprir a vontade de Deus, crescendo de forma extraordinária.
Meu querido leitor, acredite no que eu direi a você: Não precisamos oscilar na vida com os altos e baixos, não precisamos ter isso como uma obrigatoriedade. Não! Podemos crescer e continuar crescendo, aumentar e continuar aumentando, frutificar e continuar frutificando, correr e continuar correndo, avançar e voar como uma águia sobre as montanhas e os problemas da vida.
Como isso é possível? A fé é a ferramenta pela qual nós conseguimos apertar o botão de replay para novamente viver milagres, crescimento, abundância e frutificação extraordinária em todas as áreas.