Em João 17:20-26 – NVI temos uma parte da oração de Jesus pouco antes dEle se entregar por cada um de nós. Leia com atenção esse texto: “²⁰ “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, ²¹ para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. ²² Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: ²³ eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. ²⁴ “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. ²⁵ “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste. ²⁶ Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja“. ”
João 17 é uma das orações mais lindas feitas por Jesus. Aqui Ele não fala com Deus, não fala com o Senhor, mas Ele entra num nível de intimidade extraordinário com o PAI dEle. Ele e o Pai! E aqui Jesus reconhece o amor, declara sua missão e clama para que possamos experimentar as mesmas coisas que Ele experimentou com o nosso AMADO PAI, O MELHOR PAI DE TODOS!
Você tem experimentado essa paternidade da parte de Deus? Você percebe as atitudes paternais que Ele manifesta em sua vida?
Para entender e reconhecer isso, você precisa conhecer o Meu, o Seu, o Nosso Pai.
- O melhor Pai nunca nos deixa só: João 14:16 – “eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”
- O melhor Pai é misericordioso: Lucas 6:36 – “Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.”
- Ele é imutável: Tiago 1:17 – “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.”
- Ele é consolador: 2 Coríntios 1:3-4 – “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.”
- Ele é perdoador: Marcos 11:25 – “E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas.”
- Ele é provedor: Mateus 6:26 – “Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? / Salmos 23:1 – O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
- O melhor Pai É AMOR: João 3:16-18/A Mensagem – “Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único Filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter a vida plena e eterna. Deus não se deu ao trabalho de enviar seu Filho apenas para poder apontar um dedo acusador e dizer à humanidade como ela é má. Ele veio para ajudar, para pôr o mundo nos eixos outra vez. Quem confiar nele será absolvido, mas quem não confiar terá sobre si, sem o saber, uma sentença de condenação. E por quê? Porque não foi capaz de crer no único Filho de Deus quando este lhe foi apresentado.”. Como Pai, o amor dEle foi tão grande que enviou o próprio Filho, que era único, para que fôssemos adotados e nos tornássemos filhos legítimos.
- O melhor Pai nos ama: 1 João 3:1 – “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele.”
- E, por causa desse amor, o melhor Pai nos adotou: João 1:12 – “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome” / Romanos 8:14-16 – “porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.” / Efésios 1:5 – “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,” / Gálatas 3:26 – Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,
Todos podemos ter o mesmo Pai! O meu Pai deseja ser o seu Pai! E isso me alegra! Para isso, basta crer, crer em Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador, crer que apenas Ele pode redimir seus pecados, e que apenas por meio dEle você conhecerá o verdadeiro e melhor Pai e terá total acesso a Ele! Você deseja trilhar esse caminho? Deseja desfrutar dessa paternidade? Busque-o, conheça-o através da sua Palavra e de pessoas que tem andado com Ele e viva suas próprias experiências ruma a um relacionamento com o melhor Pai. E, se precisar de ajuda, procure-nos, teremos grande alegria em te ajudar nessa caminhada!
Carollina Trivilli
Respostas de 2
Fantástica essa palavra
Deus, o melhor pai , a melhor proposta de pai,
A maior prova de amor de um pai,
Melhores conselhos de um pai,
Este é o meu pai.