Vamos falar da arte que é viver e permanecer em família. Fé não é simplesmente as palavras que saem da nossa boca, mas um estilo de vida, do que eu decido viver todos os dias.
Casamento, família, relacionamento é desafiador, mas quando olhamos para a Palavra encontramos ferramentas para andarmos em meio a esses desafios, aos montes da vida, de uma maneira diferenciada.
Falando o que a Palavra diz ao nosso respeito
Precisamos falar aquilo que a Palavra diz ao nosso respeito. Uma pergunta que vem ao meu coração é: eu vou falar sobre aquilo que não conheço? Eu preciso conhecer das coisas de Deus, do que Ele tem para minha vida, para assim falar e viver as maravilhas que Deus tem para nós.
Deus olhou e ainda olha para nós com carinho e amor. E depois disso conseguimos colocar nossa atenção naquilo que Deus tem para nossa vida. A vontade de Deus é que aquilo que você já sabe coloque em prática, independente se você já sabe muito ou pouco.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.1-2).
O apóstolo Paulo está nos instruindo, nessa passagem, que é necessário colocarmos força para que o mundo não nos conduza a um lugar que não é favorável.
Deus deseja que tenhamos um lar, não apenas um endereço, mas um ambiente onde tenhamos prazer em voltar, porque naquele ambiente Deus é louvado e exaltado.
Vontade boa, perfeita e agradável
Há uma vontade de Deus para nossa vida, e ela é boa, perfeita e agradável!
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor , e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá” (Salmos 1.1-6).
As instruções que você está ouvindo aqui, se você colocá-las em prática, elas irão te levar a um estilo de vida fé. Não ande nos conselhos dos ímpios – “ímpios” não são apenas aqueles que estão fora da igreja, mas aqueles que violam premeditada e persistentemente os mandamentos de Deus. São sobre essas pessoas que Deus fala nessa passagem de Salmos para não nos assentarmos nem andarmos com eles. E por causa disso, muitas vezes, deixamos de viver aquilo que era promessa de Deus para nós, porque deixamos de nos alimentar com as verdades de Deus.
A Bíblia nos dá a solução para tudo. Tem solução para nós! A solução para não andar, deter ou assentarmos com os escarnecedores é ter prazer na Lei do Senhor. Se você estiver cheio da Verdade da Palavra de Deus, aquela mentira que chegar não vai ganhar espaço em nós.
Seja a expressão d’Ele na Terra
Em Deus é possível viver as maravilhas de um relacionamento favorável, seguro e que tenha frutos que nos façam andar em amor, paz e alegria, para que sejamos expressão de Deus aqui na Terra!
Em Deus, você tem o suprimento necessário para viver os benefícios, a beleza que Deus tem para sua vida!
A vontade de Deus não é apenas que você tenha algo, mas principalmente que você seja a expressão d’Ele aqui na Terra, onde você esteja, no seu endereço, na sua localidade. Encontramos força na Lei do Senhor, nas suas instruções para chegarmos a ser tudo que Ele quer que sejamos.
A arte de permanecer em família
A Bíblia, quando fala ao nosso respeito é sobre crescimento, aperfeiçoamento, amadurecimento e não necessariamente sobre algo que já sejamos, e isso é um exercício de fé!
‘O amor jamais acaba’ porque Deus é amor, é a expressão do próprio Deus. Não podemos dizer que o amor acabou. Ele ainda está aí, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações, e é no exercício desse amor, no colocar em prática, que ele crescerá.
*Trechos da ministração do dia 19 de julho de 2023, no Culto da Família.