
Integrante da coordenação doutrinária do Ministério Verbo da Vida.
Tudo o que Deus criou, Ele criou com um destino. Cada ser humano foi criado para viver uma vida com propósito. Você não foi criado apenas para viver. Até que você descubra o propósito, nunca estará realizado. Você estará cansado, desiludido, frustrado, murmurando e descontente.
“Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Salmos 139.13-16).
5 perguntas do coração do homem
Elas controlam cada vida humana; As roupas, o que você estuda na faculdade, a forma como corta o cabelo, todas as indústrias são controladas por essas perguntas. Os seres humanos vivem para encontrar respostas a essas perguntas. O que mora debaixo da ponta, o milionário está procurando respostas para essas perguntas. Enquanto você não encontrar respostas para elas, você jamais terá um significado para sua vida.
QUEM EU SOU?
Pessoas que não sabem quem são usam outras pessoas. Porque você não sabe quem você é, você usa a imagem de outros, você usa outros para se sentir importante: cortamos o cabelo para parecer outra pessoa, andamos como outras pessoas, agimos, pregamos como outras pessoas. Pense no quanto você quer se tornar parecido com as pessoas que você vê no Instagram. Queremos imitar outras pessoas porque não temos identidade.
Você é único!
DE ONDE EU VIM?
O seu valor vem da sua fonte! Você veio de um Deus que escreveu todos os seus dias
“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Salmo 139.16).
PORQUE EU ESTOU AQUI?
As pessoas trabalham todos os dias, transitam, vão ao mesmo emprego que detestam, voltam para casa assistem às notícias que os deixam deprimidos, praticam esportes, acordam no dia seguinte e fazem tudo novamente até se aposentarem. Eles te mandam embora te dão uma cadeira de balanço e chamam de aposentadoria. Isso não é vida.
Você tem um propósito
O QUE EU POSSO FAZER?
Qual a minha verdadeira habilidade, potencial, propósito? O que realmente têm dentro de mim que eu possa fazer? Tem gente aqui vivendo muito abaixo de suas reais habilidades.
PARA ONDE EU ESTOU INDO?
A maioria das pessoas apenas está indo para a velhice. Qual é o seu destino, você nasceu para realizar o quê? Como você saberá quando estiver terminado? As pessoas não sabem! Apenas se aposentam e apodrecem. Dessa forma, elas vivem sem destino, apenas para se aposentarem. Você não nasceu apenas para pagar as contas, você é mais importante do que isso!
Myles Munroe disse: “A maior tragédia da vida não é a morte, mas uma vida sem propósito; é trágico estar vivo sem saber porque”.
O que é potencial?
Poder inativo, força ainda não extraída, habilidade escondida. Deus criou tudo com o potencial, a capacidade correspondente para cumprir o seu propósito. Isto é, as árvores que serão produzidas estão contidas no interior da semente; um bando de pássaros é encontrado em cada pássaro; um rebanho está presente em cada vaca; um cardume é encontrado em cada peixe; uma alcateia está presente em cada lobo.
Todas as coisas estão “grávidas” do potencial de se tornarem tudo o que foram criadas para ser. Qual o lugar mais rico da terra? Cemitério! Lá estão enterrados livros que nunca foram escritos, músicas que nunca foram tocadas, ONG’s que nunca saíram do papel, quadros que nunca foram pintados, visões que nunca se tornaram realidades, empresas que nunca foram abertas, invenções que ninguém jamais usou, pessoas que morrem com ideias revolucionárias em suas cabeças. Perto de você agora, está uma pessoa cheia de tesouros, canções, livros, ideias que ninguém conhece e o cemitério poderá pega-las.
Multiplique seus dons
Você não será um candidato que acrescentará riquezas ao cemitério. Eu quero te ajudar a morrer vazio. A morrer como Paulo (II Timóteo 4.6-8). Se Jesus não voltar antes, não morra velho ou vazio. Você veio a terra para fazer um depósito, ou seja, para deixar algo conosco, seu dom. Na vida do seu irmão existe dons que pertence a você (I Pedro 4.10).
“Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. O que Deus te deu, não pertence a você, pertence a nós” (Romanos 12.3)
Quantos aqui ainda estão em uma zona inferior? As pessoas ainda não viram quem você realmente é. Então, pare de adiar os livros, pare de adiar as músicas, os projetos. Essa e as próximas gerações estão sendo roubadas pela sua procrastinação. Isto é, o adiamento é um roubo às gerações. O que foi feito até agora talvez não possa ser comparado ao que já deveria estar sendo feito. Você está aqui hoje, ouvindo isso, para dar o seu dom ao mundo.
Respeite a todos
Respeite a todos, porque você não sabe o que elas estão carregando dentro delas: Um jovem sujo cheirando ovelhas, Deus viu um rei; um assassino Deus viu Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio; o código penal, código de higiene, os dez mandamentos, a libertação de milhões de pessoas. Em uma prostituta, Deus viu a linhagem de Jesus. De um matador em série, Deus viu Romanos, I e II Coríntios; Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses; I e II Tessalonicenses; I e II Timóteo; Tito e Filemom.
“Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. Um homem amortecido e ver uma nação” (I Coríntios 15.9-10).
Diferença entre chamado geral versus específico.
Além disso, quando olhamos para a Palavra, vemos Deus vocacionando pessoas para propósitos específicos (Jeremias 1.5-11; Paulo – Atos 9.15; Gálatas 1.15; Atos 20.24; Jesus – Lucas 6.38; Romanos 12.3-8; I Coríntios 12.12-27). Nem todos somos chamados para o ministério. Deus é o pedreiro que edificou o mundo; o artista que lhe deu cor; o arquiteto que fez a planta do universo; o legislador que fez as leis da natureza; o sonoplasta que deu sonoridade a toda a criação. Aquela pessoa que chama algumas profissões de seculares parece não perceber que todas as profissões são reflexo da natureza divina. (Daniel 2.46-49)
Ademais, não existe sagrado e secular, a Bíblia nos diz para fazermos tudo para o Senhor (Colossenses 3.23). Tudo à nossa volta existe, foi projetado para cumprir determinado propósito.
Lições a serem aprendidas:
Se você é uma caneta, não destrua a sua vida tentando varrer ruas. É terrível ver pessoas incríveis, talentosas, porém em lugares errados. Fazer o que não foi chamado para fazer, até te mantém ocupado, mas não produz os resultados que seriam produzidos se você estivesse fazendo o que existe para fazer. Não caia no jogo da comparação.
A comparação é um grande indício de que não sabemos quem somos. Ou seja, quando você sabe quem você é, e o que Deus te chamou para fazer você não fica se comparando a outros.
“Um dos erros mais significativos que cometemos é nos compararmos com os padrões, trabalhos ou realizações dos outros. Isso nos desmotiva, desanima e impede que sejamos confiantes e efetivos naquilo que o Senhor conta conosco. Esse exercício é improdutivo, degradante e pessoalmente terrível, porque coloca nosso verdadeiro potencial à mercê dos outros, dando aos outros o direito de determinar e definir o nosso sucesso” Myles Munroe.
Como descobrir meu propósito?
Qualquer pessoa que passasse por Jerusalém após o exílio, podia ver os muros caídos, contudo, observe o que aconteceu com Neemias quando soube: Ne 1.4-11. Nem sempre Deus vai usar formas espetaculares para fazer você discernir o que ele te chamou para fazer. Na maioria das vezes, você terá um testemunho, uma nota bem no íntimo do seu ser, testificando a respeito do que você foi chamado para fazer. Às vezes será tão evidente que as pessoas reconhecerão.
Esse testemunho pode se manifestar em forma de um certo “peso”. Algumas situações fazem pesar o nosso coração. Alguns sabem que precisam ministrar àqueles que estão aprisionados pelas drogas; outras não conseguem dormir por causa disso. Deus não apareceu em uma Sarça, não o fez cair com o resplendor de uma luz, nem fez uma mula falar. Quando ouviu a notícia, o peso foi tão forte no coração de Neemias que ele chorou e lamentou por dias.
Você veio aqui para saber o que ele sabe ao seu respeito
1. Quem você é? Você é você, único, com um propósito único;
2. De onde eu vim? Você veio de Deus, daquele que planejou todos os seus dias;
3. Porque eu estou aqui? Você está aqui para depositar o seu dom nessa geração;
4. O que eu posso fazer? Servir os outros com o dom que Deus te deu;
5. Para onde eu vou? Para a eternidade! Você que está aqui e ainda não conhece o Rhema; essa escola fará você descobrir seu propósito, além de dar as ferramentas para o cumprimento do mesmo.
Existe algo que você parece sentir obrigação de fazer? Quando atendemos à direção divina, sentimos prazer no que fazemos. Como descobrir qual é o meu propósito? Deus é o mais interessado em rever você para o propósito dele. Ouça as pessoas mais maduras, faça o que você tem nas mãos hoje para fazer. Você pode perguntar qual é o seu chamado, mas esteja disponível para servir, porque à medida que você serve, você pode descobrir qual é o plano de Deus para você.
*Trechos da mensagem do dia 06 de abril de 2024, na Conferência de Adolescentes.