A vontade de Deus é que todos sejam salvos e alcancem o pleno conhecimento da Verdade. Tudo o que acontece quando conhecemos a Deus, não deve se limitar a nós. A Palavra de Deus é viva, eficaz e poderosa para transformar histórias, inclusive a nossa.
A Palavra deve nos retirar do lugar em que estamos e nos conduzir a um estado melhor.
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4.12).
Viva e Eficaz
Você já teve a experiência de consumir lactobacilos vivos, bactérias benéficas que, ao serem ingeridas, movem-se dentro do seu organismo, do seu intestino, trazendo benefícios e promovendo um estado mais saudável? Se um produto como esse pode causar impacto positivo dentro de você, imagine a Palavra de Deus sendo absorvida e incorporada. Ela é viva, atua, reestrutura, movimenta e coloca as coisas em ordem. Aquilo que estava desorganizado está sendo reorganizado pela Palavra de Deus. Ela é eficaz.
A Palavra proporciona esclarecimento para que possamos compreender os desejos e pensamentos de Deus para as nossas vidas. Deus está buscando a nossa melhor versão, e nada em nós está tão bom que não possa ser aprimorado.
“Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15.4).
Deus tem algo maior
Independentemente da sua condição civil, seja casado, solteiro ou viúvo, a Palavra de Deus quer transmitir que é possível viver o melhor dia da sua vida, mesmo que você já esteja na melhor fase da sua vida. Deus ainda irá desafiá-lo a questionar o que está bem. Se está tudo bem, é preciso se esforçar para torná-lo ainda melhor.
Deus está chamando você para alcançar algo maior e melhor. Não estou falando geograficamente ou fisicamente; estou dizendo para que você se inquiete e se torne um investidor no Reino de Deus.
“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio” (Jeremias 29.11-14).
Acesso à Palavra
A situação em que o povo estava vivendo moveu Deus a dizer que seriam levados para o exílio, para a Babilônia, um local sedutor. Não foi Deus quem os levou; foram eles que seguiram devido às atitudes e decisões que tomaram. Deus tentou diversas vezes evitar isso por meio das mensagens dos profetas. Muitas vezes, estamos na mesma situação, sendo alertados pela Palavra e por ministros, mas mesmo assim, não conseguimos encontrar paz, alegria, estabilidade financeira e outras adversidades terrenas. Muitas vezes, Ele nos diz para sair de uma condição específica, abandonar um pecado ou hábito negativo, e não estamos ouvindo.
Já temos acesso à Palavra e podemos ser cheios do Espírito. Entretanto, o problema é que, muitas vezes, queremos viver na autoridade da Palavra, quando, na verdade, precisamos viver na intimidade. A intimidade nos conduzirá à autoridade. Quando decidimos ser íntimos d’Ele, ter um relacionamento que nos dará a autoridade para comandar sobre Satanás.
Não é uma carteira de membro na igreja ou uma Bíblia aberta em determinados versículos que nos concede autoridade. Há milhares de homens e mulheres que conhecem diversos versículos e estão perdidos no mundo. Trata-se de olhar para a nossa condição e, independentemente disso, decidir focar na Palavra de Deus, pois Ele é a nossa segurança. Ele é quem precisamos.
Deus tem pensamentos sobre nós
Deus tem pensamentos sobre nós para que possamos viver o melhor dessa terra, independentemente do destino, da situação atual, do passado ou do futuro. Ele tem pensamentos a nosso respeito e, além disso, são pensamentos de paz, não de mal.
Às vezes, enfrentamos problemas e não conseguimos enxergar soluções, mas Deus olha para nós e diz: “Eu sei como enxugar suas lágrimas, sei como transformar seu pranto e posso libertá-lo do cativeiro que o envolveu e do qual você não consegue sair sozinho. Eu tenho pensamentos a seu respeito, e são pensamentos de paz para a sua vida”.
As coisas em sua vida mudarão quando você começar a declarar as verdades que a Bíblia diz a seu respeito. Quando a verdade de Deus, que Ele depositou em seu coração, sair de sua boca, as coisas mudarão e tomarão forma.
Ele não faz acepção de pessoas
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Isaías 55.8-11).
Deus pode realizar grandes feitos mesmo quando não os estamos percebendo. Ele não faz acepção de pessoas; ao contrário, permite que todos que busquem agradar ao Seu coração desfrutem dos desejos que há em seus próprios corações. Deus deseja revelar Seus pensamentos a cada um de nós.
Muitas vezes, nossas orações são ouvidas, mas não encontram espaço suficiente em nossos corações para produzir os frutos necessários. Deus está trabalhando dentro de nós. Quando dizemos: “Eu acredito que isso é o que a Bíblia diz sobre mim”, a Palavra está agindo, vai produzir o desejo d’Ele para nossas vidas. Há planos, vontade e desejos de Deus para nós.
A Palavra está atuando
Pare de se comparar com os outros; permita que a Palavra produza em você. Ela está atuando. Se Deus simplesmente colocasse Sua Palavra em nossas vidas e fizesse tudo sozinho, não cresceríamos. Deus deseja alcançar nosso coração. A partir das coisas pequenas, Ele pode realizar grandes feitos. Se as coisas ainda não estão dando certo, olhe e permaneça com a Palavra.
Pense nas coisas que são de cima
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
O “de repente”
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3.1-17).
O “de repente” de Deus acontece, mas não é por acaso. Desse modo, não importa a condição em que você se encontra agora, Ele pode transformá-la no tempo oportuno. Esse tempo pode ser hoje, nesta madrugada, amanhã, ou daqui a uma semana. Mantenha seus olhos fixos e confie n’Ele.
Deus não está apenas no espetacular
De fato, Deus não está apenas no espetacular. Ele está na simplicidade das coisas. Ele está no toque da pessoa ao seu lado e no toque do Espírito Santo. Então, agradeça a Ele e seja grato pela habilidade de respirar, pois você possui o dom da vida.
*Trechos da ministração do dia 31 de janeiro de 2024, no Culto da Família.