Integrante da equipe do ECC
Proteger e manter a família saudável é um grande desafio para os pais. Em Mateus 2.13-23, quando José soube que a sua família estava ameaçada, ele obedeceu a Deus imediatamente e foi para o Egito, enquanto muitos inocentes morreram a mando de Herodes.
Queridos, vocês imaginem quão terrível foi naquele tempo a morte de vários inocentes. E hoje, o que a gente tem a favor das nossas crianças para evitar situações assim?
Nós estamos falando aqui de um pai, de uma mãe e de um filho. Talvez você tenha que largar algumas coisas para proteger os seus filhos. Você precisa entender que as lutas passadas por Jesus foram porque José se levantou para o defender, é necessário que você tome conta da sua família. É necessário que você vigie a internet do seu filho.
A criança nasce com o sistema límbico, onde está localizada a amígdala, sendo o sistema mais rudimentar do ser humano, responsável pelos sentimentos e emoções, entretanto, é apenas aos vinte e dois anos que o córtex pré-frontal está pronto, local cerebral responsável pelas decisões, por isso é necessário que os nossos filhos se sintam aceitos na infância, precisam ter um significado, amor, palavras de afirmação, louvor quando merecido, conhecimento da Palavra.
Além do exemplo de José e Maria, há outro do rei Ezequias (II Crônicas 32), que mostra o momento quando o Senhor lhe falou que ele ia morrer, o mandou preparar a sua casa, porque ele teria sucessores que precisavam temer a Deus e continuar seu bom legado. Logo após, o rei orou ao Senhor que mudou a sua sorte e pediu sinais. Houve uma guerra vitoriosa travada por Israel, mas Ezequias não reconheceu que foi a mão do Senhor quem a tinha dado. O que você acha da palavra ingratidão? A Ingratidão conseguiu machucar o coração de Deus e houve consequências por conta disso.
Depois que ele morreu, seu filho Manassés assumiu seu lugar, o seu reinado foi tão ruim quanto o do seu avô, ele destruiu tudo o que o seu pai fez, consequentemente houve o cativeiro da Babilônia. Ele era um adolescente de doze anos quando se tornou rei. Mas o que acontece na adolescência? Incontáveis mudanças físicas, grande evolução neurológica e cognitiva, questionar e contrapor, recusar e exigir, definir passos, amplia-se a integração das diversas áreas cerebrais, maior integração e conexão do sistema de memórias, passando por vários processos.
E agora, você me diga, o que nós estamos fazendo com os nossos filhos? Se você tratar seu filho com delicadeza, ele reproduzirá esse comportamento. Se você o maltratar, ele igualmente o copiará. É isso queridos, o que fica é o tempo que você passa com os seus filhos.
Então, queridos, se vocês quiserem bênçãos da parte de Deus, sejam uma bênção, porque Ele é o mesmo, Ele não muda.
*Trechos da mensagem do dia 10 de maio de 2023, no Culto da Família.