
Integrante da equipe ministerial da Igreja Verbo
Temos aqui um exemplo para entendermos como servir à nossa família com o mesmo olhar, a mesma visão que Cristo tem para cada família na Terra. Deus manda Abraão sair de uma família para começar outra, sair de um modelo de família para constituir outro. Isso funcionou, pois a passagem termina dizendo que Abraão chegou ao seu destino.
“Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei. De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e engrandecerei o teu nome; sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois, Abrão, como o Senhor lhe havia ordenado, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou consigo Sarai, sua mulher, e Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que haviam agregado em Harã. Partiram para a terra de Canaã, e lá chegaram” (Gênesis 12.1-5).
“Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram” (Gênesis 11.31).
Abençoando o lar
Ló foi com Abraão por vontade própria. Mas Abraão não foi egoísta e o recusou; ele aceitou levar seu sobrinho. Não escolhemos nossos parentes, mas vemos Abraão ajudando Ló. Se você recebeu de Deus um chamado, não se preocupe se alguém está “pegando carona” nisso. Chegará um tempo em que essas pessoas ou se convertem, abrem os olhos e seguem um projeto de vida próprio, ou, por associação, serão abençoadas por sua causa.
Em determinado momento, Ló se aparta de Abraão de forma egoísta. Ele olha para toda a campina à sua vista e a escolhe para seguir seu caminho. Mas quem tem a bênção de Deus não se preocupa com a inveja.
Outra lição que podemos tirar dessa passagem é que, muitas vezes, pessoas que nos fizeram mal e que venham a precisar da nossa ajuda poderão ser alvo do toque de Deus, que nos moverá a ir até elas e servi-las. Mesmo que essas pessoas sejam difíceis de lidar, precisamos servi-las, como Cristo fez. Se Jesus não tivesse perdoado seus transgressores antes de morrer, Ele não teria recebido a posição de sacerdote.
O serviço à nossa família
Temos muitos exemplos bíblicos de como devemos servir à nossa família, como Cristo serviu aqui na Terra. Precisamos sempre nos perguntar: “Nessa situação, o que faria Cristo no meu lugar?”
Podemos também aprender com a história de Josué:
“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam além do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).
Quando nos esforçamos para cumprir os mandamentos do Senhor, uma hora as pessoas ao nosso redor irão se constranger. Você ganhará sua família pelo seu procedimento. Josué tomou a iniciativa de ser um modelo para sua família.
Uma outra passagem também nos ensina sobre o serviço à nossa família:
“Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam, e sendo temente a Deus, preparou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé” (Hebreus 11.7).
Nunca é tarde!
Noé foi divinamente instruído por Deus; ele ouvia a Sua voz. Sob essa instrução, ele construiu uma arca, uma família. E isso leva tempo. Noé tinha 480 anos quando começou essa construção e levou 120 anos para concluí-la. Ainda há tempo para começar a estruturar sua família; nunca é tarde! Você pode construir uma família ajustada, baseada na salvação em Jesus.
“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Êxodo 20.12)
Esse mandamento de Deus também é encontrado no Novo Testamento. Paulo relata isso aos Efésios. Honra-se pai e mãe servindo-os, assim como fez Jesus, que veio para servir e não para ser servido. Jesus não veio para ser escravo, mas para servir, ajudar e ser auxílio. Isso O fazia estar sempre por cima, e não por baixo.
Deus nos chama para servir
Quando você abençoa sua família, você agrada a Deus mais do que quando faz algo externo. Não adianta servir, doar coisas a outras pessoas, deixando sua família desassistida.
“Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza. Honra as viúvas verdadeiramente viúvas. Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus” (I Timóteo 5.1-4).
Deus nos chama para servir. Não é pesado para o homem servir a sua casa, pois seu papel é ser o modelo para sua família. O mesmo se aplica à mulher, para quem Deus delineou um papel em Sua Palavra. Sacrifícios de oração e de rendição diante de Deus são necessários. Precisamos colocar nossa família diante d’Ele e consagrá-los ao Senhor.
Deus quer que aprendamos a servir à nossa família, como algo que agrada a Ele.
*Trechos da mensagem do dia 07 de agosto de 2024, no Culto da Família.

