por Gustavo Oliveira
*Líder do “O Negócio é crer”
“E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava ali para os curar” (Lucas 5.17).
Jesus, aqui, viu uma fé coletiva, esse é o poder de crentes unidos. Ele viu aqui pessoas concordando com a mesma coisa, se ajudando. E se estivermos juntos em fé, essa fé coletiva sempre derrubará toda incredulidade.
É sempre uma grande armadilha do diabo fazer de mim e de você independentes. É sempre uma grande armadilha do diabo fazer de mim e de você pessoas que não precisam de outras. É sempre uma grande armadilha do diabo nos fazer achar que a nossa fé, sozinha, não vai precisar de ajuda. Nós precisamos nos submeter uns aos outros.
Mesmo Paulo sendo aquele que Deus escolheu para ser uma das pessoas que escreveria a maioria das cartas dos evangelhos, naquele instante, os mais importantes eram aqueles que estavam segurando a corda. Sem aqueles homens, talvez, Paulo não tivesse escapado.
Sabe, meu irmãos, nós temos aqui um Centro de Cura Rhema, e o objetivo dele é pregar sobre cura e restaurar sua fé que, muitas vezes, chega abalada. E é isso o que acontece no Culto da Família, essa ajuda de fé na área familiar, para que juntos, por meio da fé coletiva, possamos tratar casamentos e ajustar famílias. Nunca ache que você já sabe tudo e que o seu casamento não vai sofrer ataques. Não faça isso! Nós estamos aqui juntos para falar de família e casamento.
Nunca devemos ousar ser independentes o suficiente ao ponto de pensar que não vamos precisar uns dos outros. Todas as vezes que você encontrar uma tarefa que você considera pequena, lembre que, se você está ali, talvez aquele seja o melhor trabalho que você vai fazer para Jesus.
A forma de Deus fazer você crescer quando o seu coração está alinhado, é por meio de coisas que precisam acontecer na sua vida, para que você possa aprender. Em Tiago 1.2 diz que devemos ser alegres quando passarmos por provações.
Sabemos que não é fácil esbanjar alegria quando passamos por provações, mas quero trazer ao seu coração que se a Bíblia diz para você ficar alegre, alguma coisa deve ser considerada. Por que qual o motivo de passarmos por provações se não for pra deixar algum ensino?
Às vezes, para podermos crescer em Deus, vamos passar por esse processo de aflição e tempestades. Em algum momento precisamos ter a convicção que Deus está envolvido nisso, e se estamos no caminho certo.
“Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata. Tu nos puseste na rede; afligiste os nossos lombos, Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso” (Salmos 66.10-12).
“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo” (I Pedro 1.6-7).
“Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer” (João 6.5-6).
A Bíblia nos mostra que Deus vai testar nossa fé, mas é um teste que vai buscar um crescimento, outro nível. Talvez seja nesse ambiente que você vai precisar esticar sua paciência. Temos que entender que, mesmo vivendo uma vida santa, desafios vão acontecer, só precisamos saber o que vamos fazer com eles.
Deus, às vezes, cria uma situação na sua vida para que você tenha misericórdia de um irmão que você vai precisar aconselhar. O ter passado por aquilo e vencido, vai fazer você se tornar um referencial, porque é Ele que sabe como fazer isso. Ele tem os caminhos d’Ele.
Se a Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, eu entendo que, quanto mais fé eu tiver, mais eu O agrado. Não deixe sua paz ir embora, seja um pacificador! Ligue a tomada no canto certo e resista.
“Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos” (João 10.2-5).
Eu sei que tem dificuldades na vida da gente onde as vozes são muitas, mas você precisa vencer. Vá pra um canto e busque a voz de Deus. Você conhece a voz do seu Pastor. A Bíblia fala que quando Ele o chama, você segue porque é a voz d’Ele. Muitas são as vozes, mas vá para o seu quarto escutar a voz do seu Pai, pois não há nada que Ele não o faça vencer.
“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma” (Salmos 121.1-7).
Você acha que Deus não está vendo o que você está passando? Leia Isaías 40.27-31:
“Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.
A fé move Deus, move montanhas, mas ela também precisa mover a nossa boca. Pois conhecemos homens e mulheres de fé por aquilo que eles contam. Eu vou contar um segredo para você: não é com os de fora que você vai até o final.
*Trechos da mensagem do dia 08 de dezembro de 2022, no Culto da Família.