por Helmiton Barbosa
*Pastor da Igreja Sede
Em Mateus 19.6, diz: “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa”.
A família é um projeto feito e instituído por Deus. Isso significa que a origem da família não tem nada a ver com o ser humano. Deus nos deu essa responsabilidade onde Ele disse que seríamos os responsáveis por edificar e manter. E Ele nos deu um manual para que pudéssemos seguir: a Bíblia.
A família não vem pronta. A essência do casamento é o amor, ele precisa existir para você suportar as situações adversas que aparecem. Quando você se casa por amor, você está envolvido em um projeto que não é seu, mas que foi instituído por Deus.
Um dia eu comecei a enxergar, depois de passar por momentos que podiam acabar com o projeto de Deus, que uma mulher sábia faz a diferença, pois ela edifica a casa. A construção da família não é apenas responsabilidade do homem, mas também da mulher. Tudo começa dentro da nossa casa. É o nosso eixo de movimento, onde nos colocamos para trazer uma condição de vida para aqueles que colocamos na terra.
Deus nos deu um manual vital para nós, que é a Bíblia, que traz instruções para o nosso dia a dia. Ele nos ensina o que é verdadeiro, e nos faz perceber quando erramos, para que possamos ser uma base familiar. A essência começa dentro da nossa casa.
Mesmo tendo essas instruções à nossa disposição, infelizmente, existe um grande abismo na vida das pessoas entre o que elas professam e o que estão fazendo. Precisamos entender que se esse manual não for a regra da nossa vida, vamos sofrer e nossa família poderá naufragar por não entender o que Deus tem como princípio de vida para nós.
“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tiago 2.17).
Somos salvos pela fé para evidenciar as boas obras. Eu preciso declarar e também começar a praticar. É uma ação correspondente com aquilo que eu falo. A fé é uma ação!
Deus criou a família, que é um projeto de Deus, com um propósito de comunhão com a família. Deus é um Deus imutável! Ele não mudou, Ele mandou o reconciliador. Temos essa missão hoje, de manter essa comunhão com o Senhor, de expressar intimidade com Ele.
Deus está esperando por você, tome uma atitude e saia desse marasmo. Seja ousado! Infelizmente, pela desobediência, o homem perdeu a comunhão, e o pecado imperou na família. O egoísmo, o fanatismo e o pecado tomaram de conta.
A maldade está imperando, assim como o desrespeito. Não me interessa o que o mundo diz sobre a família, o que me interessa é que eu sei o que é família. Mas, infelizmente, existe, lá fora, essa deturpação da família. Ela está sendo corrompida no mundo. Mas quando eu olho para a Bíblia, em Gênesis 6.11-12, diz:
“A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.“
Violência, aqui, quer dizer abuso de pessoas ou rebelião geral. Quando eu olho para esse versículo e vejo essa referência, eu vejo a realidade hoje, onde há uma rebelião geral lá fora. O homem está em degradação, não tem mais valor, é um objeto. As pessoas se usam como querem, não têm princípios morais e espirituais, vivem de qualquer maneira.
A Terra, em Gênesis, estava com seres humanos corrompidos, vivendo uma vida deturpada. Mas existia um homem que vivia segundo os princípios do Senhor. Deus está procurando pessoas na terra para viver com princípios. Deus está procurando homens que façam a diferença na terra, assim como Noé.
A fé confia no Senhor, ela vê o invisível. Ela não espera acontecer para tomar um posicionamento. Então, precisamos nos posicionar sobre a nossa casa. Deus nos deu a responsabilidade da arca da nossa casa, e só pode entrar na sua casa, aquele que Deus ordenar. Faça escolhas. Aquele que não edifica sua família, não vale a pena estar do seu lado.
Nós precisamos entender que existe um propósito de Deus para a família, e ele é que tenhamos paz e temamos a Ele.
*Trechos da mensagem do dia 06 de outubro de 2022, no Culto da Família.