
Fundamentos do amor
Para entender o que é o amor e com podemos exercê-lo, precisamos estabelecer alguns princípios. Vamos primeiro definir o que é fé. É pela fé que você não está do mesmo jeito. Você se alegra por isso? Quantas vezes você olhou para frente e pensou: “Não vai acontecer”, mas aconteceu. Você olhava para os crentes e pensava que isso não era para você, mas glória a Deus, você está aqui hoje dançando e se alegrando. Tudo isso é pela fé que você recebeu de Deus.
“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hebreus 11.1-2, NTLH).
Como eu recebi essa fé? Quando você recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador, você recebeu uma porção de fé. Ela precisa crescer, porque quanto mais sua fé cresce, mais você desfruta das bênçãos de Deus.
“Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor” (Hebreus 11.6, NTLH).
Há uma recompensa
Não é maravilhoso? Isso significa que existe uma recompensa para mim e para você à medida que nos aproximamos de Deus. Quando conhecemos a Palavra, ela nos dá diretrizes, um manual de vida, para que possamos acertar mais em nossa vida. Precisamos cumprir o plano de Deus para nossa vida e só conseguiremos isso tendo a fé que vem de Deus.
“Meus irmãos, de que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo?” (Tiago 2:14, NTLH).
O propósito de hoje à noite é provocar um crescimento no Reino de Deus através das nossas ações. Precisamos avaliar o tipo de fé que estamos desenvolvendo. Será que estamos tomando atitudes para desenvolver nossa fé ou estamos apenas esperando que as ministrações e o Departamento de Música façam isso por nós?
Qual é a semente que você tem plantado no reino espiritual? É necessário plantar para poder colher. Daqui a pouco vamos falar sobre prosperidade, não no sentido financeiro, mas sobre como ter uma família próspera. Por que, pastor? Porque conheço milionários, inclusive cristãos, que enfrentam problemas conjugais e na criação dos filhos. Eles ganham muito dinheiro, mas quando analisamos o nível de satisfação e o prazer de servir a Deus, percebemos que algo falta.
Trabalho no Reino
Já definimos fé, agora vamos definir trabalho no Reino de Deus. Em Mateus 28, vemos que o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. A pergunta que fica é: você tem vivido dias de paz ou ela é instável? Existem momentos de paz, mas quando a pressão vem, você não consegue mais desfrutar dela. Quanto à alegria, onde ela está? As circunstâncias a estão afastando, dificultando que você olhe para Deus e se concentre mais nos problemas.
Trabalho é para o Reino. O IDE está no imperativo e é uma condição para todos os cristãos. Deus nos ensina como andar em amor. Quem anda em amor é paciente, bondoso, não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.
A fé opera pelo amor. Quando ambos andam juntos, em uma situação que precisa ser resolvida, a fé dos cônjuges entra em operação e resolve. Portanto, precisamos de comportamentos que estejam de acordo com a Palavra, porque isso faz diferença e a fé pode operar.
O orgulho precede a queda
O orgulho precede a queda. Quantas vezes pensamos que algo não daria errado e deu. Por que? Por causa do orgulho. Muitos não tiveram coragem de conversar com a esposa e perguntar se o que estavam planejando daria certo.
Quem ama não é grosseiro, não se irrita, nem guarda mágoas. Você sabia que ficar muito tempo com raiva afeta o metabolismo? Quem ama não se alegra com algo que deu errado, mas se alegra pelo que é certo.
Quando negligenciamos a Palavra por meio dos nossos comportamentos, a fé diminui. Mas, o que diminui também pode crescer, não é? Agindo de acordo com a Palavra, que é o amor, podemos crescer e andar em fé.
*Trechos da mensagem do dia 24 de julho de 2024, no Culto da Família.