“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz” (Eclesiastes 3.1)
Todos nós temos a mesma quantidade de tempo fornecida. Pode-se parecer que para uns passam mais rápido do que para outros, mas é a mesma quantidade de tempo para todos. O modo como usamos o nosso tempo é uma consequência das escolhas que nós fazemos.
A duração do dia, da noite, as quatro estações do ano, foi Deus quem determinou. Não podemos mudar isso. O que fazemos com o nosso tempo em nosso dia a dia, não é Deus quem determina, pois Ele nos deu livre arbítrio. Aquele argumento que, muitas vezes, utilizamos para dizer que “não temos tempo”, nada mais é do que uma desculpa esfarrapada.
Quando estabelecemos um propósito a ser alcançado, encontramos tempo para priorizá-lo. Quando estamos muito focados em uma coisa, precisamos administrar o nosso tempo para se empenhar a isto. Se você quer ter tempo para fazer tudo que precisa, comece com aquilo que é maior. Priorize aquilo que ocupa mais espaço na sua vida. A nossa família é a nossa maior prioridade. No seu gerenciamento de tempo, você precisa priorizar seus filhos.
Seus filhos devem ter a sua prioridade, isso não significa que eles precisam da maior parte do seu tempo, mas ele precisa da sua maior atenção. Não é uma questão de você ter, mas sim de você querer. Não se pode ser pai ou mãe a distância, principalmente na infância. Pai e mãe precisam ser presentes na vida dos filhos.
“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Efésios 5.15-17).
Viver como sábio é viver com propósito. É da vontade de Deus que nós tenhamos tempo com nossos filhos. Para isso precisamos aproveitar as oportunidades que temos, remindo o nosso tempo. Quando administramos bem o nosso tempo, construímos a chance de ensinar nossos filhos a remir o tempo.
Pessoas são mais importantes que as coisas e compromissos passageiros. Deus ensinou isso na criação. Ele não criou tudo em um dia só, em cada dia Ele criou uma coisa. Um dia de sete, equivalem a 14%. No sétimo dia, Ele aproveitou para descansar. Existem pessoas que usam esse descanso de Deus como exemplo para falar da importância do descanso, para aproveitar a companhia da família. O seu filho não é um descanso, ele faz parte do seu dia a dia de trabalho. Os filhos não podem estar nos 14%, eles precisam estar nos 86%. Nos dias de “trabalho”!
Não perdemos tempo com nossos filhos, nós investimos tempo quando cuidamos deles. Filhos não são uma distração que nos impedem de fazer um trabalho importante, eles são o trabalho importante!
Nossos filhos querem nosso tempo e nossa atenção. Enquanto cuidamos dos tesouros que Deus nos deu, Ele cuida daquilo que nós precisamos. A responsabilidade maior dos nossos filhos é nossa. Precisamos saber o lugar dos avós e não jogar a maior responsabilidade para eles. Escolha o caminho da renúncia pela sua família.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22.6).
Temos visto uma geração de adolescentes que quando eram crianças não receberam atenção na medida que eles cresciam. A base da criança deve ser construída na infância. O jovem que você terá em casa no futuro, é um reflexo do que você está construindo agora, enquanto ele ainda é pequeno. Para ter tempo, às vezes, será necessário fazer algumas renúncias.
Ensinar exige intencionalidade e tempo disponível. Precisamos ser o exemplo dos filhos no caminho. Eles não precisam de cuidados apenas nos fins de semana, eles precisam da nossa atenção todos os dias. Precisamos fazer parte da rotina dos nossos filhos.
Encucar significa marcar, repetir seguidamente. Existem pessoas maravilhosas que podem ensinar nossas crianças, mas não há ninguém melhor que os pais para realizar essa tarefa. Tudo que fazemos é observado pelos filhos. Tempo é a chave!
Não é a escola, nem a igreja aos domingos que precisam ensinar nossos filhos. Peça ao Senhor sabedoria para remir o seu tempo. Se você só tem duas horas do seu dia para passar com seus filhos, priorize esse tempo para estar com eles, orar com eles, cantar um louvor, ensiná-los. Eles merecem nossa intencionalidade!
Nós vivemos de fases. Tudo vai passar e precisamos aproveitar o máximo que pudermos. Converse com sua família, tenha tempo de qualidade com eles. Nossa vida não é apenas trabalho. Deus não nos chamou para trabalhar. Se não estamos tendo tempo com nossos filhos, alguém está tendo em nosso lugar e essa pessoa é quem está educando a ele.
Se o filho já é casado e tem a própria família, a missão dos pais é orar e interceder por ele, sua esposa e seus futuros filhos. Nenhum pai está isento da sua responsabilidade, independente da idade que o filho está. Existem pesquisas que apontam que a qualidade da relação entre pais e filhos têm muita influência no desenvolvimento da criança e do adolescente. Pais permissivos, produzem indivíduos que não respeitam regras ou sensos de coletividade.
O Senhor tem expectativa que sejamos referência para o mundo. Precisamos de uma qualidade razoável com nossos filhos. Para Deus existe uma ordem para cuidar das crianças. As coisas em nossas casas não podem ser invertidas. As prioridades precisam ser bem definidas.