Onde estamos edificando nosso lar, nossa vida e família? Em Deus, nos ensinamentos de nossos pais ou no que o mundo tem ditado? A pressão do mundo é má, mas temos uma promessa em Deus e podemos edificar nossa família n’Ele. Edificar é o ato de construir, estabelecer ou fortalecer algo já construído, quer seja físico ou espiritual.
A MULHER EDIFICADORA
A Bíblia diz que a mulher sábia edifica sua casa, mas a tola a destrói com suas próprias mãos. Uma mulher sábia pode não ser perfeita, mas ela ama tanto a Deus que se arrepende e é perdoada por Ele. Edificar dá trabalho, requer esforço. A mulher sábia não é distraída, mas está na torre de vigia. Logo, ela percebe se alguém não está bem em seu lar e tem a sensibilidade para ser uma ajudadora.
Nossa casa é um lugar de conselhos, de perdão e onde a presença de Deus deve estar. Você, mulher, precisa estar sempre em oração, lendo, meditando na Palavra e renovando a mente. Esteja sempre ouvindo e praticando.
O que muitas vezes faz as mulheres serem tolas é a maneira de falar. Abrem a boca e não falam com sabedoria. A Palavra que falamos deve sempre transmitir graça para os que estão ouvindo. Se você tem o problema de falar de maneira errada e sempre murmurar, ore ao Senhor pedindo sabedoria. Antes de falar algo, pense se aquilo vai edificar. Existem três benefícios em ser uma mulher sábia: ela é uma mulher segura, menos ansiosa e mais feliz.
A ROCHA É A PALAVRA
“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Tessalonicenses 5.23).
Precisamos nos santificar e edificar em todas as áreas: espírito, alma e corpo. Precisamos edificar nossa vida primeiramente para, então, edificar nossos filhos. Quando você ensina do que está cheio o seu coração, é impossível dar errado.
O homem prudente edifica sua casa sobre a rocha (Mateus 7.24). Devemos cavar até encontrar a rocha, assim, sua casa não vai cair, pois está alicerçada numa rocha que não falha. A rocha é a Palavra de Deus.
“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmo 127.1).
A responsabilidade de edificar a casa é sua, mas nesta edificação, o Senhor deve estar presente. Ele deve ser buscado em primeiro lugar. Edifique sua casa, mas não com sua sabedoria humana, e sim, com o que a Palavra diz. Se estiver nela, acredite. Se não estiver na Palavra, não acredite! Edifique sua casa nos fundamentos da Palavra.
CUIDE DO SEU CORPO
Nosso corpo físico foi criado por Deus. Você precisa entender a importância do seu corpo. Sabemos como edificamos nosso espírito na comunhão com Deus e Sua Palavra. Sabemos que edificamos nossa alma através da renovação da mente. Porém, muitas vezes estamos cuidando do nosso espírito e alma, mas somos desleixados com o corpo.
Não podemos usar nosso corpo de qualquer jeito. Paulo nos exorta a apresentar nosso corpo como sacrifício vivo para experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Nosso corpo requer movimento e exercício. Durma adequadamente. Coma de forma saudável e alimente-se bem. Ele é templo do Espírito Santo e, quando entendemos isso, cuidamos dele. Somos os zeladores desta casa chamada corpo. Já ouvimos pessoas dizendo que nosso corpo não vale nada. Mas nosso corpo é importante e é através dele que Deus nos usa.
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (I Coríntios 10.31).
Se seu corpo não está bem, você deixa de pregar a Palavra, por exemplo. Além disso, quando você adoece por algo que poderia evitar, toda sua família sofre com você. A Bíblia nos ensina a glorificar a Deus com nosso corpo. Quando dormimos bem, comemos bem e nos exercitamos, glorificamos a Deus nisso. Quando você cuida do corpo, passa este hábito para seus filhos e toda a família. Isso é uma edificação no lar também. Você, que costuma fazer as compras de alimentos para sua casa, seja um guardião de sua família e compre o que é bom para eles.
Você ama seus filhos? Então, dê a eles o que é bom para comerem. Isso é tão espiritual quanto ler a Palavra.
*Trechos da mensagem do dia 12 de maio de 2024, na Escola Dominical.