
Presidente da Igreja Verbo da Vida Sede
A direção que Deus está me dando é de que precisamos praticar mais a oração em línguas. Isto é algo fundamental para nós, enquanto crentes. A Bíblia diz que Jesus ressuscitou, apareceu aos discípulos e eles estavam com portas e janelas fechadas em uma casa. Todo mundo trancado em um lugar, porque havia se espalhado a notícia de que os discípulos tinham roubado o corpo de Jesus.
Eles estavam ali meio que foragidos naquela casa. Jesus apareceu no meio deles e começou a falar. Ele soprou o Espírito Santo sobre eles e disse: “Assim como eu fui enviado, eu envio vocês também” (João 17.18).
O irmão Kenneth E. Hagin é bem claro quando diz que, naquele momento, foi quando os discípulos nasceram de novo. Eles receberam o Espírito Santo dentro deles, foram recriados, renasceram, e isso logo após a ressurreição de Jesus, mas Cristo ainda passou 40 dias aparecendo aos discípulos naquele período, ensinando a eles.
No final daquele período, parafraseando Atos 1, Jesus disse: “Olha, deixa eu dizer pra vocês, tem mais! Vocês ainda não estão prontos para irem. Eu fui enviado, mas vocês não estão prontos para serem enviados como eu, porque existe uma porção a mais para receberem do Espírito. Você vão e serão minhas testemunhas em Jerusalém, na Judéia, em Samaria e até os confins da terra, mas não agora, porque ainda não estão prontos. Fiquem em Jerusalém até que do alto sejam revestidos do poder e, quando esse revestimento vier, aí sim, vocês estarão completos. Porque só o novo nascimento não era suficiente para preparar os discípulos para o que Jesus tinha para eles“.
Uma semana depois, eles foram cheios do Espírito, começaram a falar em outras línguas e, só então, estavam prontos para serem enviados. Entenda que o batismo com o Espírito Santo é tão fundamental para fazer a vontade de Deus, quanto o novo nascimento. Não podemos achar que é algo opcional que podemos ter ou não ter.
O batismo com o Espírito Santo é sequencial ao novo nascimento. Você precisa dele. É claro que o batismo não se resume apenas a falar em outras línguas, a gente sabe sobre os dons espirituais, as manifestações do Espírito, temos falado sobre isso e vamos falar muito mais ainda. Porém, hoje, quero enfatizar essa experiência inicial, de que você foi batizado por falar em outras línguas. Isso é uma ferramenta que Deus nos deu e que é maravilhosa.
Em I Coríntios 14, Paulo diz que quem fala em outras línguas edifica a si mesmo. O irmão Hagin, em um de seus livros, diz que essa palavra, “edificar”, para os nossos dias de hoje, pode ser entendida também como alguém que está carregando uma bateria.
Precisamos andar 100%. Com a bateria totalmente carregada para cumprir a vontade de Deus em nossa vida, nos edificando. Essa é uma ferramenta que Deus colocou à nossa disposição para que nós mesmos possamos nos edificar. Quando você ora em outras línguas, é o seu espírito que está fazendo alguma coisa e devemos entender que o nosso espírito precisa está ativo.
Paulo diz em Gálatas 5.25, “que se vivermos no espírito, precisamos também andar no espírito”. Sabe, irmãos, é possível você estar com o seu espírito inativo. Não está andando nele e não está o exercitando. Em Hebreus 5.11-14, o escritor diz assim: “Eu tinha mais coisas para dizer a vocês, mas vocês ficaram tardios em ouvir”.
Essa expressão diz respeito também a atletas que não se exercitam corretamente e, por isso, ficaram fora de forma. Nesse contexto, o escritor de Hebreus diz que aquelas pessoas que estavam ouvindo a Palavra há tanto tempo, já tinham muito conhecimento, mas ao invés de colocarem em prática, ficaram simplesmente satisfeitos na posição que estavam.
Ele diz: “Vocês são crianças“. Porque crianças não têm experiência, mas o adulto é aquele que, pela prática, têm suas faculdades exercidas. O adulto é aquele que se exercita na prática da Palavra. Ele estava falando sobre crescimento espiritual e o nosso espírito só vai crescer, só vai amadurecer, quando ele é exercitado.
O exercício espiritual consiste em, basicamente: praticar a Palavra e orar em outras línguas.
A Bíblia diz, em Judas 1, o seguinte: “Edificando-vos na vossa fé santíssima, sobre o fundamento da sua fé. Quando nós oramos no espírito, edificamos a nós mesmos. A oração em outras línguas tem a capacidade de exercitar o seu espírito. Precisamos orar mais em línguas, irmãos, porque, muitas vezes, quando circunstâncias se levantam, o nosso espírito pode não estar forte o suficiente para enfrentar aquelas circunstâncias.
Temos que nos lembrar que é através do nosso espírito que Deus fala conosco. É através do nosso espírito que somos guiados pelo Espírito de Deus. Se o seu espírito não estiver fortalecido o suficiente, a sua conexão com o Senhor estará fragilizada. Não é Deus que não quer fazer nada por você, não é a Palavra que não quer mudar sua circunstância, não é o Espírito que não está dando uma direção a você, é simplesmente você que está frágil demais para ouvir o que Deus está falando.
Precisamos nutrir bem o nosso espírito para que ele esteja fortalecido, para que quando a carne tiver o desejo de pecar, ele tenha uma voz mais forte que a dela e possa colocar a carne em seu lugar. Para que você não ceda à tentação. O problema não é ser tentado, mas é estar com o espírito fragilizado.
Creio que a função principal da oração em línguas é mudar nós a mesmos.
É nos deixar prontos, preparados, fortalecidos, edificados, sensíveis para o que Deus tem para fazer através de nós. Quando nosso espírito está edificado, temos mais clareza do que o Senhor tem para falar conosco. Deus tem interesse em falar com a gente. Não tenha isso como algo que você tem que fazer apenas de vez em quando. Não tenha isso como algo que tem que ser feito quando se sentir fragilizado ou com medo. É uma boa ferramenta para essas situações também, mas separe tempo do seu dia para orar em outras línguas. Faça isso na sua rotina diária.
*Trechos da mensagem do dia 18 de dezembro de 2023, no Culto de Oração.
5 Comentários
Como orarem línguas, eu não entendo, tenho muito desejo de entender, é de nós , como orar?
Olá, Dircilene. Aconselhamos que você assista essa ministração que poderá esclarecer suas dúvidas sobre este assunto: https://verbodavida.com/campinagrande/videos/imersos-na-oracao-em-outras-linguas-thiago-borba .
Sim Dircilene. Orar, por definição, é uma ação voluntária de vc se ligar ao Senhor. O Senhor Jesus nos ensinou a orar sem cessar e após sua ascensão ao Pai, enviou o Espírito Santo que te auxiliará, proporcionalmente ao seu zelo (1Co14:1), por buscar os dons Espirituais (Leia 1Co12) entre eles há o dom de variedade de línguas (ou seja falar, orar -1Co14:14, ou mesmo cantar – 1Co14:15) em línguas estranhas. Medite em 1 Corintios12, 13 e 14. Uma super-recomendação: procure e baixe na Internet o livro do pastor Dave Roberson, ” O andar no Espírito, o andar no Poder”.
Falar em línguas é algo consciente ou não ? eu tenho duvidas, pois eu quero entender se é algo que eu faço conscientemente ou o espirito é tocado e começamos a falar inconscientemente
Olá, Adriano! Para responder as suas dúvidas, indicamos estas duas mensagens:
1. https://verbodavida.com/campinagrande/videos/imersos-na-oracao-em-outras-linguas-thiago-borba
2. https://verbodavida.com/campinagrande/videos/por-que-oramos-em-outras-linguas-junior-chaves
Esperamos que possa esclarecer!