por João Gabriel
*Líder do departamento de Jovens
Existem três elementos necessários para que aja fogo (calor, combustível e oxigênio). O calor está relacionado a estar exposto à unção coletiva, congregar, estar junto. Para você manter a chama do propósito do Evangelho queimando em seu coração, o congregar não é uma opção, é uma necessidade, pois sem o calor da congregação você vai se esfriando.
“E não vos embriagueis com o vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito Santo, falando entre vós com salmos entoando e louvando ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças a Deus por tudo, a nosso Deus e pai em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Efésios 5.18).
Aqui está o ingrediente do calor: encheis-vos.
Jesus é a resposta. Acabou o tempo de brigar com o pecado, pois o pecado já foi vencido, olhe para a resposta. Levante-se, bata a poeira e olhe para a resposta, por que tem um justo advogado à destra do Pai, que se compadece por nós, pois ele passou pelas mesmas coisas.
Um cristão que não considera congregar, está fadado a viver uma vida atrofiada espiritualmente. Esse ambiente é um ambiente de desenvolvimento. Você foi chamado para se sujeitar para com o outro. Você precisa se conectar.
O corpo de Cristo precisa de mim e eu preciso do corpo. Sem comunhão, sem congregar, sem o partir do pão, sem grupo de conexão, você está fadado a viver uma vida atrofiada espiritualmente, por que você pode ser o “bam bam bam” da fé, ter a unção celestial, mas sozinho você não tem as ferramentas que precisa para cumprir o seu chamado.
Existem coisas na pessoa que está do seu lado que você precisa e existem coisas em você para a pessoa que está do seu lado.
Pr. Carlos Júnior falou uma frase em nosso último Avanço JVV: “Sempre, mais feliz, é a pessoa mais grata”. Lembre-se disso, esse ambiente de comunhão vai gerar gratidão, blindando você de todos os lados.
“Melhor ter companhia do que estar sozinho, maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas, se um cair o amigo pode ajudá-lo a levantar-se, mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar” (Eclesiastes 4.9).
O combustível é a base que é responsável pela manutenção e continuidade da chama. Não é como fogo de palha não. Existe um combustível genuíno que é a Palavra de Deus, que está aí para manter você queimando por Jesus.
O combustível genuíno do cristão é a Palavra de Deus.
Tem crente querendo ser flex. Querendo outro tipo de combustível e depois não entende por que o carro bateu o motor, mas você não é flex, e só tem um combustível que vai o manter vivo, que é a Palavra de Deus.
Uma das grandes armadilhas de satanás, na nossa geração, é tentar implantar a mentalidade de que somos reféns das circunstâncias, como se fosse natural viver uma vida de fora para dentro e impossível viver uma vida de dentro para fora.
Uma das grandes armadilhas que satanás tem tentado tragar a nossa geração é dizer pra a gente viver de fora pra dentro: o que acontece por fora determina a minha paz, o que acontece por fora determina os meus pensamentos, o que acontece por fora determina as minhas atitudes como se isso fosse normal, e não é normal!
Quem vive de fora para dentro não está demonstrando estar firme na fé, ou naquilo que diz crer, porque eu creio no Deus que acalma a tempestade.
O que move você? Pelo que você vive?
“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” (Romanos 1.17).
É a Palavra que dá o combustível genuíno. É a fé na Palavra naquilo que está escrito que vai fazer você caminhar. A Palavra é essa base, esse combustível genuíno. É o único combustível que vai conseguir manter essa chama queimando. A Palavra desenvolve em você essa mentalidade de viver de dentro pra fora.
O mundo vive de fora para dentro, onde as circunstâncias determinam o comportamento, o humor, e as decisões do indivíduo, mas o cristão vive de dentro pra fora e as circunstâncias não podem determinar o que ele pensa, como ele se comporta, ou como ele age, pelo contrário.
Satanás não deu a você a alegria, não deu a paz, então ele não pode roubar isso de você. A paz que excede todo o entendimento está condicionada a uma vida e uma mentalidade de render graças a Deus.
Um antídoto, uma vacina para a ansiedade e para a preocupação, é dar ações de graças. Porque ações de graças são um reconhecimento de que Deus é soberano e Ele cuida de você independente do gigante, independente das adversidades. Ele é fiel!
Temos que viver de dentro pra fora. O que você quer gerar pela fé? Comece a falar.
O oxigênio proporciona o ambiente adequado para haver o fogo, que reage junto ao combustível (a Palavra de Deus) liberando energia. O oxigênio simboliza o lugar de dependência, o secreto, a intimidade com Deus, onde é cultivada uma sincera e genuína paixão e temor por Jesus.
Se você não aguenta nem dois minutos sem oxigênio, naturalmente falando, o que o faz pensar que espiritualmente você pode viver sem a presença de Deus?
“Pois Nele vivemos, Nele nos movemos e Nele existimos” (Atos 17.28).
*Trechos da mensagem do dia 03 de dezembro de 2022, no Culto dos Jovens.