
Líder do Departamento de Jovens da Verbo da Vida Sede
Quantas pessoas estão em um lugar de vulnerabilidade simplesmente porque decidiram sair do lugar de proteção. Viram a cerca como um empecilho e não como segurança. Existem tantas pessoas nesse lugar de vulnerabilidade, expondo-se à lama, à chuva, aos perigos e aos predadores, porque não entenderam o que a cerca representa.
Ovelha perdida
Algo que é perdido não foi intencional. Há uma certa inocência em quem se perde. Muitas vezes, a inocência de uma ovelha perdida, que se afasta do rebanho, está em confiar numa fé que pensa ser forte demais. Está em confiar nas experiências que já teve, acreditando que essa bagagem com Deus a sustentaria em qualquer lugar, inclusive fora da cerca. Esse é um dos maiores enganos e também uma das principais razões pelas quais muitos estão tão longe, tão distantes de serem encontrados pelo Bom Pastor: estão confiando em si mesmos.
O que leva alguém a sair da cerca, ou do lugar de segurança, é a falta de fé. Onde há dúvida, não há fé. Para alguém sair dos limites do amor do Bom Pastor, é necessário ter duvidado de que aquele era um bom lugar para si.
Onde está a sua fé?
Muita gente pensa que precisamos de fé apenas para aceitar Jesus como Senhor e Salvador. Mas também precisamos de fé para continuar crendo que Ele é o nosso Salvador. A Palavra diz que o justo viverá pela fé. É uma fé em movimento. Se parar, atrofia. Muitas vezes, precisamos confessar verdades básicas da Palavra para que a nossa fé se fortaleça dentro de nós.
Além disso, o que te faz pensar que, daqui a dez anos, você ainda estará no lugar de segurança? O que te mantém nesse lugar é um coração temente ao Senhor, que não confia em si mesmo, mas apenas no Senhor. Será que estamos vendo os limites da cerca como limites de amor ou como barreiras que nos impedem de viver o que queremos?
Principais causas para as pessoas saírem da “cerca”
- Ovelhas que pensam que sua bagagem de experiências é suficiente
Deus, além de ser um Deus de experiências, é um Deus de relacionamento. - Concessão
Concessões ferem a nossa consciência, e não necessariamente a nossa santidade. Quantas pequenas concessões vamos permitindo: músicas, roupas, lugares. Concessão é uma pedra de tropeço no próprio caminho. Você arma a armadilha para si mesmo e cai nela. Uma ovelha perdida não é uma ovelha sem salvação, mas a perdição pode levar à apostasia da fé.
Ademais, pare de olhar para a cerca como algo que limita você. Olhe para ela como a demonstração do amor do Pastor pela sua vida. O temor do Senhor nos conduz a esse lugar de segurança. Não confie no seu próprio amor. Seus relacionamentos e amizades são preciosos. É na unidade que você cresce.
“Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento” (Provérbios 3:5).
Por fim, confie no Senhor de todo o seu coração. Não se apoie em seu próprio entendimento, nos seus sentimentos, ou no quanto você estudou. Não seja sábio aos seus próprios olhos. Mova-se apenas sob uma instrução clara do Espírito Santo. Se você não tem clareza suficiente, não vá. Cuidado com a moral. Não perca a moral com atitudes imorais. Pode não ser ilícito, mas ainda assim é imoral. Não ande sozinho. Esteja rodeado de gente boa, tenha bons amigos, aproveite a juventude em santidade e tenha fé para permanecer.
*Trechos da mensagem do dia 05 de julho de 2025, no Culto de Jovens.

