por Alex Nascimento
*Integrante da liderança dos Jovens

Precisamos entender as características de alguém que é discípulo para que a gente se permita ser discípulo para outros.
“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28.18-20).
Lemos esse texto e associamos apenas o “ide” ao imperativo. Mas da mesma forma que o Senhor nos enviou a ir, nos enviou a fazer discípulos. Nós precisamos abraçar e acolher não só o ir, mas o firmar as pessoas através do discipulado. Quando nós alcançamos as pessoas, precisamos formar Cristos nelas, até que elas cheguem à varonilidade, à plenitude do que Deus quer para elas.
Perguntando ao Espírito Santo sobre discipulado, ele me disse: “Alex, quando você vê uma notícia de alguém que teve um filho e abandonou esse filho em uma lixeira, qual o sentimento que você tem?”. Respondi: “Eu tenho o sentimento de revolta”.
Assim, o Espírito Santo falou: “Quando você anuncia a Palavra e aquela pessoa é alcançada, ela nasce de novo, mas se você não dá continuidade ao discipulado, a irresponsabilidade é semelhante a isso”.
Quando nós alcançamos as pessoas com a Palavra, elas nascem de novo. Não posso ser irresponsável de não dar continuidade, acompanhar essa pessoa, dar o “leite da Palavra”, fazer com que ela cresça e se desenvolva a ponto de que ela tenha a liberdade de caminhar com os próprios pés.
Não é somente ir, mas também fazer discípulos. É fazer com essa pessoa se firme, se estabeleça. Que ela caminhe dentro dos valores, dentro dos princípios, que é ser um filho de Deus, que é ser um discípulo e que ela possa alcançar outras pessoas. Nós precisamos entender quem somos e o que somos enquanto discípulos.
Para fazer discípulos, eu preciso entender o que é ser um discípulo:
- Alguém que nasceu de novo e se tornou filho de Deus
Através do anúncio, do ir, formamos filhos, fazemos com que as pessoas entendam a Palavra, por meio do Espírito Santo, e nasçam de novo. As pessoas crêem com o seu coração, confessam com sua boca e são salvas. Para ser um discípulo de Jesus, você precisa nascer de novo e precisa ser filho d’Ele.
- É alguém que ama a Jesus mais do que tudo e renunciou ao mundo e seus desejos
Se nós somos discípulos, nós deixamos de lado o amor do mundo e as outras coisas. A nossa vida não é mais nossa, pertence ao Senhor. Muitas vezes, fazemos planos sem perguntar a Jesus o que Ele pensa. Precisamos entender que se Deus está no comando das nossas vidas, Ele não é irresponsável.
- É uma cópia do Mestre Jesus e faz outros serem cópia também
Que satisfação, que alegria é saber que estamos marcando outras pessoas, fazendo com que elas sejam parecidas com Jesus e tenham sua vida transformada. Precisamos fazer cópias de Jesus, sendo cópias também d’Ele.
Precisamos olhar para as pessoas e entender que precisam de Deus. Precisamos olhar para as pessoas com o mesmo olhar que Jesus tinha. As igrejas estão cheias de evangélicos, mas há poucos discípulos.
- Ama aos outros como Jesus ama
Você precisa amar e desejar que aquela pessoa chegue ao nível de plenitude em Deus. Orar até que Deus seja formado nela. Você não é um juiz, você é um discípulo!
- Obedece, permanece na Palavra e dá frutos
Precisamos ser fortalecidos na Palavra, para não ser levado por qualquer vento de doutrina. Só em Jesus, a videira verdadeira, podemos dar frutos. Quanto mais nos expomos à Palavra, mais ela revela coisas em que precisamos crescer e melhorar.
Discipular é um ato de amor e, como um ato de amor, requer o mesmo sentimento demonstrado por Deus a nós. Ele nos amou ainda imperfeitos, Ele nos amou ainda pecadores.
*Trechos da mensagem do dia 25 de fevereiro de 2023, no Culto dos Jovens.