
Líder do Departamento de Jovens da Igreja Sede.
Não existe Evangelho sem poder. Não existe Evangelho sem o sobrenatural de Deus. Quando você aceitou Jesus, uma chama foi acesa. Você foi reconectado com Deus e passou a ser um portador da Presença d’Ele, que agora habita em você. Mas, se não cuidar dessa chama e não a proteger dos cuidados do mundo, da fascinação das riquezas, dos ventos e das turbulências da vida, ela se apagará. Manter essa chama queimando é uma responsabilidade sua.
Brasa espalhada não gera fogo
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2:42,44-47)
Os primeiros cristãos entendiam que, para haver fogo, a brasa precisava estar junta. Existem ingredientes da sua vida espiritual que estão na vida do seu irmão. Isso é o corpo. É no ambiente da coletividade que Deus quer impregnar muita coisa em seu coração, através da unção presente na vida do seu irmão, seja no ministro, no louvor ou na pessoa ao seu lado.
Você precisa buscar irmãos em Cristo que sejam mais fervorosos do que você, para andar junto e se conectar. Muitas vezes, o que você está buscando está na vida do seu irmão.
O fogo só queima se tiver substância
Às vezes, não entendemos por que a chama está se apagando. Às vezes, não entendemos por que não temos força para lutar contra a tentação e fugir do pecado. Mas, quando olhamos para o nosso cardápio espiritual, percebemos que o nosso espírito está desnutrido.
Quando você ora todos os dias, lê a Bíblia, congrega e se dispõe a buscar ao Senhor, substância é gerada.
Não há fogo sem combustível
“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar” (Atos 2.1).
O Espírito Santo na vida de um cristão é inegociável. Para manter a chama acesa, você precisa desse revestimento de poder que Deus providenciou para nós.
“Os quais vos diziam: No último tempo haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões” (Judas 1.18).
Manter a chama acesa é ler a Bíblia e manter o seu espírito conectado. Existem manifestações dos dons do Espírito que estão disponíveis no Reino espiritual, só esperando alguém que busque com zelo.
Por fim, quando estamos conectados, mantendo a chama acesa, ligados à unção que está na vida dos nossos irmãos, congregando e oferecendo o nosso culto racional ao Senhor, quando temos tempo de Bíblia, oração, jejum e entrega, então compreendemos o poder do Espírito Santo e a manifestação da unção. É quando fazemos a nossa parte, o nosso “dever de casa”, que vem a parte de Deus: Ele sopra sobre a nossa vida, e esse fogo santo começa a ganhar força e a ser avivado dentro de nós.
E aquilo que você não podia fazer pela força do seu braço, a manifestação da graça, do favor e da inspiração divina faz: sopra e aviva.
*Trechos da mensagem do dia 20 de setembro de 2025, no Culto de Jovens.