
Antes de falarmos sobre ser guiado e como ser dirigido pelo Espírito de Deus, precisamos entender que o homem possui três dimensões: somos um espírito, possuímos uma alma e habitamos em um corpo.
“Em resposta, Jesus declarou: ‘Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo’” (João 3.3-6).
“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Tessalonicenses 5.23).
Homem em três dimensões
Quando você nasceu de novo, o seu espírito, o seu homem interior, foi recriado. Ele foi reconectado com a fonte que o criou, que é o Deus Poderoso, criador dos céus e da terra.
Quando Paulo escreveu aos tessalonicenses, ele usou essa ordem: espírito, alma e corpo. Você é um espírito, e esse espírito passou por um processo maravilhoso chamado novo nascimento. Nós possuímos uma alma, que consiste em nossos sentimentos, nossa racionalidade e nossa intelectualidade.
Entender que você é um ser em três dimensões vai ajudá-lo a nutrir bem essas três áreas da sua vida. A convicção de que você não é apenas um corpo, não é os seus pensamentos, mas de fato um ser espiritual, muda a forma como você vê a vida.
Ser espiritual
O seu espírito é o seu homem interior. A partir do novo nascimento, ele foi recriado e não está mais morto espiritualmente. Agora está reconectado com Deus por meio da obra do Espírito Santo.
“O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés, por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente” (II Coríntios 3.7).
Paulo diz que, no ministério do Espírito, não somos como Moisés, que colocava um véu sobre o rosto para esconder uma glória desvanecente e transitória. Pelo contrário, como quem vê por um espelho, refletimos a glória do Senhor, sendo transformados de glória em glória, na imagem d’Ele, por meio do Espírito.
O que Paulo estava dizendo é: irmãos, a glória da Nova Aliança não é algo superficial, não é algo que acontece por fora. É a transformação interior, algo que não é transitório, mas permanente e progressivo. Existe uma obra do Espírito Santo em seu coração, de glória em glória, tornando-o mais parecido com Ele.
Existe algo glorioso dentro de nós
Não se trata de algo superficial e apenas sobre nós, mas é algo interior. Um dia, você estava condenado ao inferno, sem esperança e sem perspectiva. Mas, um dia, você ouviu falar de alguém chamado Jesus, que se esvaziou da sua divindade, assumiu a forma de homem, tornou-se servo e, mesmo sem pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, por meio d’Ele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Ademais, quando você ouviu essa mensagem e creu em seu coração, no Reino do Espírito, foi transportado do império das trevas para o Reino do Filho do Seu amor. Ele não está mais em uma Arca da Aliança; Ele está dentro de você. Não é mais um templo feito por mãos humanas. A presença gloriosa de Deus, por meio do Espírito Santo, está dentro de você.
“Assim que, daqui por diante, ninguém mais conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos desse modo” (II Coríntios 5.16).
Alma
Diferentemente do espírito, a sua alma precisa passar por um processo de renovação à luz da Palavra.
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2).
Além disso, a dimensão dos pensamentos, da mente e da forma de ver as coisas precisa ser renovada. Isso acontece quando nos expomos à Palavra. Ou seja, tudo começa com o ambiente ao qual você se expõe. Eu preciso renovar e transformar a minha mente pela exposição à Palavra.
Ademais, a Bíblia nos ensina que o deus deste século é Satanás. Muitas ideologias estão sendo disseminadas em ambientes e culturas que colocam o homem no centro de tudo, dizendo: “Se te faz feliz, faça.” Essas são mentiras, e você precisa renovar a mente com a Palavra.
Você não nasceu para ser politicamente correto, mas para ser biblicamente correto. A Palavra é a base que guia os nossos passos. O processo de renovação da mente precisa ser levado ao seu secreto. Dessa forma, tudo o que você coloca para dentro, ouve e vê, comunica algo ao seu coração.
Do mesmo modo que a fé vem pelo ouvir, a incredulidade vem quando você dá ouvidos a coisas contrárias à Palavra. Isto é, o que você coloca para dentro sobe aos seus pensamentos, e esses pensamentos, quando meditados dia e noite, tornam-se atitudes. O conjunto dessas atitudes define para onde você vai.
Corpo
Assim como você deve cuidar do seu espírito e da sua alma, também deve cuidar do seu corpo. Muitas vezes, negligenciamos isso.
Ou seja, o seu corpo é um veículo, um transporte da mensagem da reconciliação. Se você não cuida dele, pode sofrer e, talvez, não completar aquilo que Deus tem para você, simplesmente por negligenciar uma das dimensões de quem você é.
Como ser guiado pelo Espírito?
“Quando o nosso coração nos condena, sabemos que Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas” (I João 3.20).
Por fim, o seu espírito tem uma voz: a sua consciência.
“Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada” (I Timóteo 4.2).
A Bíblia diz que o homem espiritual julga a si mesmo, porque há uma voz da consciência que o aponta o caminho.
“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16).
*Trechos da mensagem do dia 25 de janeiro de 2025, no Culto de Jovens.