
Supervisora dos Jovens e Adolescentes da Igreja Sede.
Qual é o propósito dos Grupos de Conexão? Gerar, através de pequenos grupos, conexões entre os jovens da Verbo da Vida Sede, promovendo harmonia, unidade e a consciência de conhecer Jesus e fazê-lO conhecido.
Os pequenos grupos existem para gerar conexões e relacionamentos. Quando falamos em conexão, falamos em relacionamento; e quando falamos em relacionamento, tratamos do que é importante para Deus: pessoas. Deus se interessa que vivamos bem e tenhamos bons relacionamentos.
O amor de Deus é o modelo pelo qual devemos nos guiar para construir nossos relacionamentos. Ele é o motivo pelo qual desenvolvemos conexões e amizades.
“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (João 15.12-15).
Conexões
As pessoas precisam se conectar e conhecer Jesus de forma mais pessoal e íntima. Deus deseja que desenvolvamos amizades espirituais, pois Ele quer que tenhamos o modelo correto de amizades. O mundo valoriza amigos por status ou benefícios, mas, no Reino de Deus, isso não é assim. Deus deseja que você se conecte com pessoas que o ajudarão a cumprir o propósito d’Ele para sua vida.
Por estarmos no lugar errado, muitas vezes deixamos de desfrutar os benefícios que Deus preparou para nós, pois Ele usa pessoas para nos alcançar em áreas específicas. Precisamos de amigos de Deus que nos ajudem na caminhada do crescimento espiritual, porque ninguém cresce sozinho. Ter líderes é uma bênção, mas também é uma bênção ter amizades espirituais para caminhar conosco.
Ter amigos de Deus facilita a caminhada, torna as coisas mais felizes e nos ajuda a alcançar nosso propósito.
Conexão gera amadurecimento
Jesus pregava para a multidão, mas escolheu 12 discípulos para estar mais próximo. Ele tratava assuntos mais profundos com eles do que com as multidões. A transformação começava nesse grupo conectado, e, a partir da mudança em suas vidas, eles se tornavam multiplicadores daquilo que Jesus ensinava.
O exemplo de Jesus nos inspira a desejar amizades verdadeiras e autênticas. Ele nos mostrou um relacionamento generoso e servil. Jesus poderia pregar apenas às multidões, mas escolheu se conectar com 12, tornando-se um agente de transformação e deixando um modelo de amizades.
Conectar pessoas é um serviço de amor.
O GC promove um ambiente diferenciado
Um lugar pode ser apenas um lugar, mas, com um ambiente diferenciado, torna-se especial. Esse ambiente de viver juntos nos fortalece e traz as ferramentas necessárias para cumprirmos o propósito do Senhor.
“Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2.46-47).
Enquanto estavam em unidade e conexão, Deus acrescentava coisas e pessoas. Existe algo que Deus faz individualmente, mas há também o que Ele realiza quando estamos juntos.
Perseverança e fidelidade
“Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima” (Hebreus 10.25).
Precisamos estar no ambiente certo, com as associações e conexões corretas, porque o Dia se aproxima.
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé” (Gálatas 6.9-10).
Não se canse de fazer o bem nem de perseverar.
“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (I Samuel 16.7).
“Quando Davi já havia se estabelecido em seu palácio, mandou chamar o profeta Natã. Disse: ‘Veja, moro num palácio, uma casa de cedro, enquanto a arca da aliança do Senhor está lá fora, numa simples tenda’” (I Crônicas 17.1).
Pode ser que você veja o que Deus tem para sua vida como algo pequeno, mas Ele repartiu uma medida para cada um de nós. Ele espera fidelidade. Podemos fazer pequenas coisas com grande amor e um coração bem-intencionado.
Seja fiel no lugar de crescimento. Deus se importa com pessoas. Não se preocupe com o reconhecimento humano, pois Deus vê e é fiel para recompensar.
*Trechos da mensagem do dia 30 de novembro de 2024, no Culto dos Jovens.