por Janny Beatriz
integrante da liderança do Departamento de Música
Faz um tempo que percebi uma onda divina no nosso Departamento de Jovens. Deus está se movendo na terra e conduzindo o Seu povo a um lugar. Há um despertar que nos atrai para o mesmo propósito.
Deus tem um plano geral para a Sua igreja.
“Qual é o meu chamado?”. Todos já fizemos este questionamento, mas, mais importante do que se preocupar com qual chamado temos individualmente, é nos entregar a Deus e pensar no que podemos fazer para levar a Palavra d’Ele.
Quando nós nos preocupamos com o nosso chamado, ou nosso ministério, podemos nos esquecer do que Deus espera e deseja de nós para esse tempo como Igreja.
A geração que vai preparar este caminho para a vinda de Jesus é composta por mim e por você. Qual é o plano de Deus para esta geração? Vamos entender um pouquinho melhor sobre isso.
O que Deus espera da nossa geração no fim desses tempos que estamos vivendo?
Força:
As coisas desse mundo só vão piorar. A Palavra d’Ele fala sobre isso, mas o que eu e você vamos fazer?Estamos entre a geração Y e Z. A geração do meu pai e mãe namorava por meio de cartas, não é como a de hoje em que sempre há beijos e abraços. A geração do meu pai e da minha mãe gerou uma estrutura mais forte.
Você mesmo, como Y e Z, vai concordar comigo que provavelmente tinha uma TV em sua casa quando criança. Nós já nascemos em um mundo com o telefone e com facilidades. Se olharmos a nossa vida, comparando-a com a dos nossos pais e avós, vamos dizer que de fato vivemos em tempos mais fáceis.
Mas sabe o que isso gerou em nossa geração? Fraqueza. Lendo um pouco sobre a nossa geração, ela é conhecida como panqueca, porque quebra fácil.
O que Deus precisa da nossa geração como sendo a que está no fim dos tempos? Ele precisa de que tenhamos forças para passar por dificuldades. Como geração do fim, eu preciso ser forte!
Firmeza:
Diferente de nossos pais, que buscavam estabilidade financeira, hoje em dia, dificilmente os jovens querem estabilidade, mas querem muito viajar, por exemplo. Essa geração busca mais instabilidade do que estabilidade. O que Deus precisa de nós como geração do fim? Firmeza.
Em Efésios 4.14 diz: “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro”.
É isso o que não podemos ser, meninos inconstantes. Deus espera que sejamos firmes. A geração Z busca conforto e conveniência. Questiona o acordar mais cedo ou o fato de estarem em uma vigília, mas Deus precisa da nossa disposição para sofrer. O que eu ofereço ao Senhor tem que custar. O coração de Davi era assim.
Não vai ser fácil? Permaneça. Não esta conveniente? Permaneça. Precisamos estar dispostos a sofrer.
O que tem aí no mundo é uma geração com um espírito de questionamentos, mas, como geração do fim, precisamos ter o coração, manso e humilde. Deus precisa de você com esse coração.
Desapego:
O espírito que está no mundo é de se apegar ao que é o seu “próprio direito”. É de lutar por aquilo que é seu. Mas o que Deus precisa de nós como geração do fim? Desapego.
Um exemplo é Abraão, que creu e teve um filho chamado Isaque. Alguns anos depois, Deus pediu seu filho como sacrifício. Ele precisava encontrar disposição e desapego em Abraão.
Mesmo quando parece não ter sentido ou não ser justo, Deus espera de nós disposição e desapego. Ele precisa de liberalidade em nossos corações.
Pergunte ao Senhor o que Ele quer e dê! Se Ele pedir para que você ande com roupas mais modestas, por exemplo, faça isso. Não deixe uma roupa parar você, mediante o que Jesus fez por nós. O que tem que ter em nossos corações são atitudes como as de Paulo, que considerou tudo como perda.
A geração atual tem como alvo a própria felicidade e realização. Mas nem tudo é sobre você ser feliz, e sim, fazer Deus feliz. Buscar agradar ao Senhor nos satisfaz.
Deus espera de nossa geração tantos posicionamentos de firmeza, de abrir mão e de colocar diante d’Ele, mas, para nós, não tem satisfação maior do que fazer essas coisas.
Pessoas que têm achado esses custos altos demais e têm buscado satisfação lá fora, não estão se sentindo felizes e desejam outras experiências mundanas, mas o que mundo tem é raso. Superfície não dura!
Você que está pensando que seu lugar não é na igreja e está buscando lá fora a sua satisfação, não vai encontrar, pois você nasceu de Deus e para estar com Ele.
Há uma graça para as nossas renúncias. Olhe para Jesus! Levante os seus olhos. Ele é belo, é digno e não tem outro que vai encher os seus olhos mais do que Ele. Deixe que seu coração queime para viver o que Ele tem para você.
*Trechos da mensagem do dia 05 de novembro de 2022, no Culto dos Jovens.