
Sabe, eu estava buscando em Deus o que compartilhar com você e me veio a palavra: perseverança. E eu creio que Ele quer te alcançar e te restaurar.
“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta. Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” (Hebreus 12.1-2).
Perseverança no plano de Deus
Quando a Palavra fala em embaraço, é que existem coisas que querem nos atrapalhar, e com certeza há coisas que antes te atrapalhavam, porém, não mais hoje. E como o texto diz, somos constantemente expostos a situações nesse mundo que querem nos levar a pecar, mas é necessário perseverar. Se você perseverar, aquilo que da parte de Deus que já foi liberado, vai te alcançar. Talvez você esteja pensando em desistir, mas estou aqui para dizer que da parte de Deus, que existe força para continuar.
Coisas que atrapalham a perseverança e a fé
Quero compartilhar algumas palavras que atrapalham a perseverança e uma vida de fé, que são tristeza, — e essa atua como se fosse um freio de mão na sua vida — preocupação, pensamentos errados e medo.
“Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados. Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4.1-7).
Alegria e amor
A primeira vez que vim para o Verbo da Vida, o pastor estava falando sobre alegria e começou a falar: Ha ha ha, e eu não entendia aquilo e me deixou bastante irritado. E, por certa vez, estava bastante preocupado e me lembrei daquela palavra que tinha ouvido, e comecei a fazer: Ha ha ha. Depois que eu terminei já não era mais o mesmo, porque a alegria te faz perseverar.
O amor é outra ferramenta que ajuda você a perseverar. Uma das características do amor é ser paciente, e nem sempre eu sou paciente com minha esposa, mas sempre peço perdão.
Se Deus traz um plano para você, persevere. Há muito anos decidi me associar com a visão da ADHONEP, e diante de muitas situações desafiadoras pessoas disseram que não iria dar certo, mas a minha perseverança e de minha esposa tem nos permitido ir para muitos lugares anunciando a Palavra para pessoas de muitas posses.
Unidade em oração
Mais uma ferramenta para te ajudar é a unidade. Você e seu cônjuge precisam orar juntos. Quando vocês estiverem unidos ficará mais fácil preservar o relacionamento.
Sabia que aquele que enche sua mente de pensamentos é você mesmo? Não é o diabo, ele apenas lança sugestões. Um pensamento que vem até você e só é alimentado por sua causa. Se por acaso, você pensar em dar um presente para sua esposa, isso com certeza é de Deus porque isso vai trazer benefícios para o relacionamento.
Conselhos finais
O medo é outra estratégia do diabo para te parar. Mas Deus não quer te ver parado. E eu acredito que muitas pessoas são levadas pelo medo, porque não querem se aproximar de Deus. Confie n’Ele! A presença de Deus é fundamental para criar uma rotina de sucesso, sem ela nós não podemos viver uma boa vida.
Por fim, quero te dar um último conselho, ore em outras línguas. Quem costuma orar em outras línguas dificilmente vai desistir! A perseverança é a chave para os planos de Deus se cumprirem!
*Trechos da ministração do dia 22 de novembro de 2023, no Culto da Família.