Aquele que verdadeiramente está entendendo a visão de Deus, o propósito da Palavra d’Ele e Suas instruções, desfrutará tudo aquilo que Ele tem disposto para cada um de nós. Relacione-se bem consigo mesmo. Muitas pessoas estão se relacionando mal consigo mesmas e, por isso, não absorvem bem a Palavra de Deus.
É preciso se submeter à Palavra de Deus, mas para isso é necessário estar aberto às correções que Ele tem para nossas vidas. Seja um influenciador. Seu testemunho de vida deve ser para influenciar pessoas, para que elas possam ver em você o agir de Deus, o poder dessa Palavra e, através disso, as pessoas possam se render ao que está sendo ensinado.
Todas as oportunidades que temos de ouvir ou compartilhar essa Palavra, são para que haja crescimento em nossas vidas, no bom relacionamento consigo mesmo, para que o amor de Deus seja algo visível em nós.
Deus tem interesse no crescimento de cada um de nós. Cada oportunidade que temos de ouvir a Palavra, é uma chance para nos rendermos, avançarmos no processo de rendição e transformação em nossas vidas. Devemos ser diferentes e ver essa diferença em nós. Você não deve se preocupar para dar um testemunho para as pessoas, mas, sim, em dar um bom testemunho para si mesmo. Fique certo de que, quando isso acontecer, muitas pessoas serão influenciadas com sua boa conduta.
Esse bom relacionamento consigo mesmo irá refletir na família.
O lugar em que nós estamos verdadeiramente como somos é no seio da família. É fácil ser um bom cristão e andar em amor na Igreja. É preciso que vivamos uma vida íntegra em todos os ambientes que frequentamos.
Os momentos das adversidades, em que as coisas não estão funcionando como gostaríamos, são os que revelamos sobre como nós estamos por dentro. Quantos conflitos nós podemos ver em família. O inimigo quer destruir as nossas vidas. Assim como Deus não faz acepção de pessoas, o diabo também não faz. Ele tem como objetivo destruir a vida de todos, independente de quem seja. Se não estivermos andando em Espírito, permitindo que Ele se desenvolva em nós e que esse relacionamento consigo mesmo cresça a cada dia, nos tornamos presas fáceis.
Não podemos viver fundamentados no que sentimos, mas sim no que cremos e no que está implantado em nosso coração.
A Palavra de Deus transforma vidas, se permitirmos. Deus tem o desejo de operar em nossas vidas. Pelos ensinamentos que temos, deveríamos crescer velozmente. A Palavra de Deus é um ensinamento para cada um de nós, o crescimento acontece à medida que há um desejo em nós. Estamos aqui buscando do Senhor, ouvindo a sua Palavra, para que, verdadeiramente, nós possamos desfrutar do sobrenatural de Deus e não viver de qualquer forma. Você precisa entender de forma clara: não se pode trabalhar contra si mesmo. Resistir a esses ensinamentos é trabalhar contra si mesmo!
Quando estamos zelosos com nós mesmos, também seremos zelosos com quem está ao nosso redor. As pessoas têm andado desequilibradas e desesperadas, porque elas têm permitido que coisas que neutralizam a Palavra de Deus dentro delas, permaneçam.
Elas não têm trabalhado o seu interior. É preciso morrer para si mesmo para que haja crescimento à luz dessa Palavra. Estamos aqui para nos tornarmos pessoas melhores. Somos o sal da terra e luz para o mundo. Para isso, precisamos nos nutrir com a Palavra verdadeira e permitir a renovação da nossa mente. Há uma graça disponível e que nos favorece, que não nos permite ver ou ouvir determinadas coisas.
O ideal é que o Corpo de Cristo, como um todo, cresça em conjunto. Quando crescemos, motivamos o outro ao crescimento também. Somos a Igreja do Senhor, precisamos entender isso. Sejamos verdadeiros praticantes dessa Palavra.
Busque ser um verdadeiro referencial para si mesmo. O Espírito Santo se encarrega de derramar em nós a consciência de dependência. Se aproxime d’Ele, considere a presença d’Ele, entenda que Ele é o seu ajudador e auxiliador. Mas para isso, é preciso o cumprimento de princípios, os quais precisamos nos submeter. Deus já fez a parte d’Ele, cabe a nós fazermos a nossa parte, para as coisas acontecerem.
Você vai aprender a ter amor próprio, quando você entender o quanto Deus ama você. A partir disso, você vai aprender a amar o seu próximo. Tudo contribui para aqueles que amam a Deus. Ninguém quer sofrimento, mas no momento difícil da sua vida, você não estará sozinho. O próprio Jesus disse: “No mundo tereis aflições”, mas Ele também disse, “eu venci o mundo”. Precisamos descansar n’Ele!
Tudo tem preço. A fé tem preço. Declare: “Eu vivo pelo que eu creio, não pelo que eu vejo!”. Existem momentos em nossa vida, em que vamos ser tentados a agir como o mundo agiria, mas precisamos zelar com os princípios para andar de acordo com a Palavra. Cada dia que se passa, ficamos mais convictos da Palavra d’Ele, para viver em paz nos tempos de guerra. Por mais errado que você possa estar, não milite contra você, seja misericordioso consigo. Ter razão não é melhor do que ter paz!
A Palavra diz que há tempo para tudo. Precisamos trabalhar o relacionamento conosco, entendendo nossos limites, para que sejamos âncoras em nossas famílias. Se há inquietação, se aquiete. Fique em paz. A Palavra de Deus gera paz em nossas vidas. A paz que excede todo entendimento pode ser trabalhada no dia-a-dia, nos momentos favoráveis e desfavoráveis.
Paulo diz que os momentos desfavoráveis eram os que ele mais crescia em Deus, pois ele sabia quem o auxiliava nos momentos mais difíceis da sua vida. Precisamos ter maturidade para enfrentar a dor. Renda graças ao Senhor. Quando vivemos com o sentimento de gratidão em nosso coração, o relacionamento que temos com o Espírito Santo vai crescendo e amadurecendo. E, assim, construímos um lar de paz. Não trabalhe contra você.
Como você vai se relacionar bem consigo mesmo, se você não permite que o Espírito Santo trabalhe em seu interior? O “nosso mundo” depende do que nós ouvimos, falamos e nos envolvemos. O “nosso mundo” é criado em nossa mente. Cada cabeça é “um mundo”. Somos fracos quando pensamos que só existe o “nosso mundo”, mas esquecemos dos nossos filhos ou cônjuge.
Precisamos abraçar o “mundo” das pessoas que estão ao nosso redor. O centro da sua vida deve ser Deus, a Palavra d’Ele e a presença d’Ele. O temor a Deus é o princípio da sabedoria. Quando há temor a Deus, há um cuidado, há submissão. Isso é sabedoria.
Não é difícil entender o que é certo e o que é errado. Precisamos estar sensíveis ao Espírito Santo, valorizar a presença d’Ele e entender o propósito.
Quando nos entregamos a Deus, Ele providencia tudo. O suprimento em nossas vidas vem, quando entendemos a dependência que nós temos do Senhor, quando criamos expectativa no que Ele vai fazer. Só Ele preenche, supre e providencia o que precisamos. Existem pessoas que poderiam ter tudo, mas têm medo de perder as coisas passageiras e deixam de experimentar a provisão divina.
Atente para o seu papel na família, para a necessidade de você se relacionar bem consigo mesmo, de considerar a presença do Espírito em sua vida e usufruir tudo aquilo que você tem direito. Não se deixe levar pelas coisas deste mundo.
O diabo quer neutralizar os filhos de Deus. Para evitar isso, precisamos morrer para nós mesmos. Muitas vezes é a nossa razão que compromete o nosso relacionamento. Transmita o que está em você para as pessoas ao seu redor.
Deixe o Espírito trabalhar em sua vida. Muitas vezes, as coisas não sopram ao seu favor, mas existe um Deus que, independente de qualquer circunstância, não nos deixa. Viva pela fé e desfrute o sobrenatural d’Ele. Esteja envolvido com a Palavra. Nunca pense que você já está cheio o suficiente da palavra d’Ele.
*Trechos da mensagem do dia 21 de junho de 2023, no Culto da Família.