por Craig Field
*Pastor na Promise of Life Church, em Toronto, Canadá.
A Bíblia nos diz que o espírito do mundo está tentando entrar na Igreja. Em I Coríntios 2.12 diz: “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente”.
Paulo fala sobre isso e, honestamente, precisamos contender pela fé. Isto está em Judas 1.3: “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”.
A contenda pela fé. Existem tantas coisas acontecendo, e nós, como cristãos, precisamos contender pela fé. Precisamos nos posicionar em nosso território, pois o espírito do mundo está tentando nos pressionar. As estrelas de Hollywood, os conteúdos na internet, e tantas outras coisas estão tentando nos confundir.
Então você vem para a igreja receber a Palavra da vida. Ela está viva e ela limpa a sua mente, para pensar como Deus pensa. Nós estamos em uma guerra. No Canadá, estamos em uma guerra. O que o nosso governo diz é muito diferente do que a Bíblia nos diz. Nós precisamos viver da maneira correta que Deus nos orienta através da Bíblia.
Eu quero compartilhar algumas coisas com vocês, mas enquanto eu estava orando por esse culto, o Espírito Santo falou comigo claramente que desejava que eu falasse sobre aliança de sangue. Existem poucas ministrações sobre isso. Eu não tenho tanto tempo para me aprofundar sobre o assunto, mas se você entender essa mensagem, algumas coisas básicas vão te ajudar.
A expressão nascido de novo diz que Jesus foi o primeiro a nascer de uma nova humanidade. Assim como Ele, também nascemos de novo. Não sou como aquelas pessoas que andam na rua. Eu sou de uma humanidade diferente. Pode ser que eu pareça com eles, mas não sou como eles. Eu sou um homem de aliança.
Levante-se de manhã e lembre-se que você é um homem de aliança e, quando encarar problemas, lembre os problemas que você é diferente. Faça isso diante da depressão, da tristeza, de pressões financeiras. Lembre que você é um homem de aliança, você é diferente.
Eu não posso falhar porque se eu falhar é como se Deus estivesse falhando, e Deus é um homem de aliança, que não falha.
“Porque, havendo Moisés proclamado todos os mandamentos segundo a lei a todo o povo, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, e lã tinta de escarlate, e hissopo e aspergiu não só o próprio livro, como também sobre todo o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros” (Hebreus 9.19-20).
Eu não tenho tempo de entrar em todos os detalhes, mas existe um propósito em tudo que ele falou. Representava o poder purificador. Tudo isso era simbologia do que Jesus iria fazer no futuro. Moisés foi o primeiro a fazer isso. Ele dizia: “Esse é o sangue da aliança”. Deus estava ordenando obedecer essa aliança. Quando Moisés aspergia o sangue, as pessoas daquela época podiam sentir o sangue neles. E isso era muito sagrado, o sangue de animais em cima deles.
O Senhor me disse isso uma vez: “Jogue água no seu rosto. Você sente isso? Era isso que o povo sentia quando o sangue era aspergido por Moisés”. Aquilo se tornava revelação para eles. Eu fiz parte da vida desse sangue. Eu quero que você ligue os pontos. Porque Moisés estava fazendo isso? Por três motivos:
1°: O sangue do animal cobria o pecado;
2°: Porque é pelo sangue do animal que eles se cobriram, eles estavam ordenados a cumprir a Palavra de Deus. Por mais que eles não tivessem força para conseguir sozinhos, ainda assim, eles eram ensinados a fazer o melhor que conseguiam. Era importante para Deus que o povo d’Ele, uma vez por ano, fosse trazido de volta para a aliança.
3°: Eles eram cobertos de bênção.
“Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hebreus 9.13-14)
Porque o autor de Hebreus fala sobre o sangue. Ele nos diz o que acontecia na velha aliança. Se o sangue dos animais podia fazer isso, quanto mais o sangue de Jesus para a nossa vida? Eles faziam esse momento uma vez por ano para honrar a aliança, mas, no Novo Testamento, nós temos algo muito maior que sangue de animais. Nós temos o sangue de Jesus! Ele não deveria ser honrado uma vez no ano, mas todos os dias.
Nós aplicamos o sangue em nós mesmos com as nossas palavras através da fé . É uma aplicação da fé pelas nossas palavras. Enquanto eles faziam uma vez, no Velho Testamento, nós fazemos todos os dias nesta nova aliança.
Quero que você entenda quão precioso isso é. Quando você faz isso todas as manhãs, você está aspergindo com as suas palavras. Eu digo: “Jesus, obrigada pelo sangue. Eu aspargo Ele sobre a minha vida, através da Palavra. Se você meditar sobre isso, vai mudar a sua vida.
A bênção de Deus vai mudar a sua vida e você vai vencer. Você é um homem mudado pela aliança. O sangue de Jesus limpou todo o pecado que você já cometeu. O sangue limpou você de qualquer condenação. O diabo, todos os dias, o acusa, mas quando você medita sobre o sangue de Jesus, lembra que Ele limpou a nossa consciência.
Eu não lembro mais do pecado e eu não vou meditar nisso, nem me sentir culpado, pois o sangue de Jesus me limpou e eu sou justo. Eu fico de pé de frente ao meu espelho falando: “Você é um homem justo graças ao sangue de Jesus”.
Meditar no sangue vai libertar você da condenação. E não é só isso! Nós não somos só ordenados para obedecer a Bíblia, foi nos dado força para obedecer a ela. No Velho Testamento, eles precisavam de força para obedecer a Bíblia, mas para nós isso já foi dado!
O pecado passou, a condenação passou. Eu tenho o poder com a Palavra e o Espírito Santo para obedecer a Deus.
O papa Kenneth E. Hagin disse uma vez: “Faz anos que eu não peco!”. E eu fiquei sem acreditar naquilo. Mas quando você ora, medita na Palavra e anda de acordo com ela, você entende que isso é possível, pois o sangue me dá força para andar de forma pura.
Qual foi o terceiro motivo que Moisés alegava para fazer os sacrifícios? “Se vocês obedecerem a Palavra, a bênção será sua!”.
“Porque, onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador; pois um testamento só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador” (Hebreus 9.16-17).
Jesus fez a aliança com o Pai e nós entramos nela. Quando Ele morreu e ressuscitou, deu força, deu poder para essa aliança. Porque eu sou curado hoje, porque eu sou um homem de aliança, eu tenho a bênção da aliança operando por mim.
Quando você está andando na rua, dirigindo o seu carro você tem que renovar a sua mente. É o seu direito, dizendo: “Eu tenho proteção divina, faz parte da bênção. Eu tenho cura, faz parte da benção. Porque eu sou um homem de sangue, de aliança”.
Você tem que meditar nessas coisas. Levante de manhã e comece: “Eu te amo, Deus! Eu sou salvo, eu tenho vitória, eu sou saudável por causa da minha aliança. O sangue tem poder, essa aliança tem poder. Esse sangue me curou, me protege e me faz prosperar”.
Quando você pensar em aliança, você vai parar de andar com medo. Você não deve ter medo de nada, pois o sangue é protetor. Ele é uma barreira e ele te protege.
“O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito” (Êxodo 12.13).
“Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o Senhor aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir” (Êxodo 12.23).
Naquela época era com sangue de animal. Quanto mais agora, com o sangue de Jesus em nossas vidas! Quando você vai vivendo dessa aliança, tudo que chega a você que não vem de Deus, tem que morrer. O sangue está sobre a sua casa, sobre a sua vida. Você tem a aliança! Não porque você é legal ou certinho, mas porque Jesus fez uma aliança com você! E não tem relação com a sua perfeição, mas com a perfeição d’Ele.
Você entende quão abençoado você é? O sangue está à sua disposição. Use! Faça uso dele através da fé! Ser cristão significa pequeno Cristo no grego. Você anda como herdeiro d’Ele, como parte do corpo d’Ele. Você pode imaginar se todos os dias de manhã você acordasse e se lembrasse da aliança de sangue? O seu dia seria bem mais vitorioso!
*Trechos da mensagem do dia 15 de novembro de 2022, no Culto do Espírito.