A fé do tipo de Deus fala com aquilo que não tem ouvidos, porque aquilo que não tem ouvidos ouve você. As nossas palavras são poderosas. Jesus falou com aquela figueira e naquela hora, visivelmente, nada aconteceu. Muitas vezes, existem momentos em que falamos com situações e parece que nada acontece. Jesus, nesse momento, não falou e ficou esperando para ver se funcionaria, porque a fé fala e segue o seu caminho.
“No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos. Então lhe disse: “Ninguém mais coma de seu fruto. E os seus discípulos ouviram-no dizer isso” (Marcos 11.12-14).
Independentemente se exteriormente algo aconteceu ou não, o que falamos com fé vai acontecer.
“Lembrando-se Pedro, disse a Jesus: “Mestre! Vê! A figueira que amaldiçoaste secou! ” Respondeu Jesus: “Tenham fé em Deus. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito” (Marcos 11.21-23).
A fé precisa ser verbalizada
Palavras determinam vida ou morte, determinam o quão longe você vai ou o quão lento você será. Você é exatamente o que sai da sua boca. Talvez existam situações na sua vida em que a sua própria boca colocou você, mas da mesma forma que ela colocou, ela pode tirá-lo. Quando aprendemos a falar como Deus fala, não existem montanhas ou circunstâncias que não possam ser revertidas.
A voz de Deus vai tirar você de coisas que você normalmente não conseguiria sair; é como um trovão e supera qualquer diagnóstico maligno e qualquer circunstância que o diabo tenha colocado em sua vida; vai alcançar você em meio a qualquer caos que o inimigo tenha lhe colocado.
Quando Paulo e Silas foram presos, começaram a entoar, abrir a sua boca e dar voz à sua fé, e a situação mudou. Não importa a situação da sua vida, enquanto você tiver uma boca, as situações serão revertidas.
Quando você muda o que sai da sua boca, você muda o seu destino e acelera o plano de Deus!
Tocando o invisível para tocar o visível
Aquela figueira que Jesus amaldiçoou secou de baixo para cima, porque a fé lida com a raiz de cada situação. O que mantinha aquilo vivo foi tocado na hora. A fé primeiro toca o invisível, para depois tocar o visível. Mesmo que pareça que nada está acontecendo, a fé já tocou o invisível e vai manifestar o visível. Fé não é você crer que Deus vai fazer algo por você semana que vem, mas você saber que milagres estão acontecendo agora. Muitas vezes, a fé vai fazê-lo construir a garagem sem ter o carro, reservar o lugar na geladeira sem ter a comida.
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hebreus 11.1-3,6).
A fé é um firme fundamento, é um lugar seguro onde você pode confiar a sua vida. Ela abençoa você e quem está ao seu redor. A Palavra de Deus é uma base sólida. Nesse lugar, você e sua descendência são abençoados. A fé do tipo de Deus vai mudar situações. E mesmo que seu sentimento diga que não, você vai ter a certeza e plena convicção de que Deus está operando em seu favor.
“Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá” (Marcos 11.24).
Quando pedir, creia.
Não espere você ver para crer, mas se comporte como se já fosse. Existem coisas que no natural você já fez tudo o que podia fazer e nada aconteceu, mas que bom que não somos seres naturais. Somos seres sobrenaturais. Deus não está alheio à sua necessidade, então, permaneça firme, porque se você continuar firme, algo vai se manifestar e atingir a sua necessidade. Creia que já recebeu!
“Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: ‘Assim será a sua descendência’. Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido” (Romanos 4.19-21).
Alguém plenamente convicto é alguém que está certo de que a fé está agindo ao seu favor. Deus está restaurando aquilo que o diabo lhe roubou. Alguém plenamente convencido está em alegria, porque reconhece que a intervenção de Deus está o assistindo. A alegria é algo que é demonstrado, é visto. Você vai construir uma arca em terra seca. Mesmo não tendo evidência por fora de que algo está acontecendo, você se alegra porque você crê que Deus está agindo.
Quando você corrige a sua voz, você corrige o seu destino
Ele está dizendo: “Entra na minha presença e sê perfeito! Eu estou entrando nas áreas danificadas para fazer você viver os melhores dias da sua vida.” Os melhores dias da sua vida não estão atrás de você, estão à sua frente. E tudo o que o diabo está tentando segurar vai ser tomado à força. Dê glórias a Deus e se comporte como se já fosse. Alguns só precisam se alegrar mais e dizer ao diabo: “Eu estou no controle, não você! Eu estou com a vitória! Maior é o que está em mim do que o que está no mundo!”
Comporte-se como alguém que está plenamente convicto de que Deus vai entrar em cena e algo sobrenatural está para acontecer!
Fique na fé e o mal não chegará na sua casa. Fique na fé e seus filhos não serão atingidos. Alegria estará sempre ao seu redor, nenhum demônio poderá tirá-lo do propósito divino. Fique na fé e as bênçãos do Senhor estarão ao seu redor.
Quando você corrige a sua voz, você corrige o seu destino. Quando você corrige o que sai da sua boca, você atinge todo o seu futuro e começa a entender que o poder de Deus opera em seu favor. A sua parte é crer que já recebeu e a parte de Deus é manifestar. Não queira fazer a parte de Deus. Suas palavras serão combustível para que esse milagre entre em processo final.
*Trechos do culto do dia 09 de julho de 2023, no Culto de Celebração.