Quando me deram o tema de Comunicação, pensei em estudar técnicas de comunicação, Deus me trouxe sobre cama, mesa e banho. Tudo no nosso ambiente comunica algo a nós.
Coisas que têm na sua casa que comunica algo, mas você nunca percebeu, somente superficialmente. Deus é especialista em pegar algo natural e transformar em sobrenatural.
Comunicação na cama
Essas coisas comunicam algo para nós e podemos extrair coisas disso. Deus aproveita oportunidades para se comunicar e nos ensinar. Ele tem uma boa comunicação.
“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis” (Romanos 1.20).
Nesses versículos podemos destacar três coisas: atributos invisíveis, o Seu eterno poder e a Sua divindade.
Olhando para as coisas que foram criadas e elas vão comunicar algo a você e a mim. Você olha para a lua, o sol e as estrelas, isso comunica sobre Deus: os atributos invisíveis, o Seu eterno poder e a Sua divindade.
Vamos começar falando da cama, o que ela comunica para nós? A primeira coisa que a cama comunica é dormir e isso é um prazer, porque coisa boa é dormir e dormir bem. A cama representa intimidade, e ato sexual também.
Têm coisas acessórias na cama que comunicam algo, como o travesseiro, que é um lugar de descanso. Outro acessório é o lençol, que comunica proteção, nos protege do frio e de mosquitos. Deus quer que você durma bem, isso é incentivo a uma vida equilibrada, onde se trabalha e dorme também.
Como está a sua vida como casal nessas áreas? O desenvolvimento da intimidade promove proteção, intimidade e descanso. A intimidade fora do padrão bíblico tem 100% de chance de dar errado. Além da intimidade entre o casal, homem e mulher devem desenvolver também a intimidade com Deus.
Nesse relacionamento vertical com Deus, a vida de oração é essencial. Neste lugar, Deus antecipa coisas e vai anunciar o que há de vir. Através da sua família, a glória de Deus vai ser manifesta. Seus filhos precisavam ver que vocês oram, e que têm intimidade com Deus. Seus filhos estarão no quarto também desenvolvendo uma vida de oração pelo seu exemplo como pai e mãe, por causa da sua intimidade com Deus.
Uma família sempre livre
Nessa intimidade tripla proteção vai se manifestar, através do Pai, Filho e Espírito Santo, na sua casa e família. É na intimidade que conhecemos a Deus e através da intimidade que somos acobertados pela Graça de Deus, que nos capacita para o que precisamos. Intimidade com Deus vai evitar desperdício de tempo. A visão de Deus é que em todo lugar manifestemos o bom perfume de Cristo.
A vida de Deus tem um bom perfume que lhe impede que você se incline para as obras da carne dentro de casa. Isso é muito importante para a criação dos filhos, muitas vezes nossa carne fica “em polvorosa”, mas a inclinação da carne dá para morte. Deus nos chamou para desenvolver a intimidade em nosso lar.
Comunicação na mesa e banho
A mesa é algo muito importante, sentamos à mesa para comer junto, mas isso tem se perdido. Às vezes estamos justificando, deixando de fazer o que é certo. As coisas certas vem antes das coisas boas. Existe uma ordem de valores em Deus, o trabalho está lá, mas ele nunca deve vir acima da nossa casa.
Mesa é um lugar de comunhão, onde todos participam. É necessário comunhão na nossa família, às vezes precisamos renunciar algo que é bom para fazer o que é certo para a nossa família. Não é apenas encher os filhos de presente para preencher uma lacuna, mas a comunhão é necessária.
Mesa também comunica comer e dá prazer. Mesa comunica necessidade e serviço. Para a mesa ficar pronta, um serviço foi feito. Que ambiente estamos formando na mesa? Estamos agradecendo ou reclamando? A mesa é lugar de comunhão da família, pelo menos uma refeição devemos fazer em família.
Não devemos desenvolver uma vida dupla, é um crente em casa e outro na igreja. Devemos servir à mesa em nossa casa com alegria e sem reclamação. Sua mesa deve ser um ambiente de adoração, a reclamação acaba com esse ambiente.
Sobre o banho, a primeira coisa que vem para mim é limpeza. Nós tomamos banho porque é necessário, precisamos de limpeza espiritual também. A santificação é necessária para nós todos os dias, assim como tomar banho. Precisamos nos banhar pela Palavra todo dia, não fique com “fastio” da Palavra não, meu irmão. É anormal um crente ficar sem querer “comer” a Palavra, pois é uma necessidade.
Filtro da Palavra
A Palavra de Deus é “Santa e Clara” e é como um filtro, todo dia você toma banho da Verdade. Precisamos observar como estamos tomando banho, uma leitura superficial da Palavra como desencargo de consciência não serve, tem que ser um banho “bem tomado” da Palavra – espírito, alma e corpo.
Nos dias frios que não estamos com vontade de tomar banho, acabamos relaxando, mas devemos meditar na Palavra dia e noite, como diz nas Escrituras. Procure saber os benefícios do banho e você vai extrair mais coisas do que foi dito aqui.
*Trechos da ministração do dia 25 de maio de 2023, na Conferência da Família.