Como posso trazer a minha alma em submissão ao homem interior? Porque às vezes, mesmo sendo nascidos de novo, nos pegamos com atitudes e pensamentos que não são cristãos. Eu quero que você preste atenção nas ministrações, pois precisamos estar bem para ajudarmos outras pessoas a estarem bem.
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Tessalonicenses 5.23).
Deus nos ajuda, mas temos que manter nosso pensamento firmado na Palavra. Deus nos santifica, nascemos de novo, mas temos a responsabilidade de nos mantermos santificados em espírito, alma e corpo. Se eu posso ser próspero na alma, isso significa que estou tendo avanços, mas também posso ter retrocessos.
A vida abundante
Quando a Bíblia diz que devemos nos conservar íntegros para a volta de Jesus Cristo, isso precisa ser desenvolvido e trabalhado, pois é algo que traz manutenção para que possamos crescer.
Jesus disse que veio para que tenhamos vida e vida em abundância. A vida abundante nos traz satisfação, bem-estar, prosperidade na alma e estarmos bem.
Vamos ler um texto que me chamou muita atenção, lá em Hebreus 4:12: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Ele diz que a Palavra de Deus é viva e eficaz, o Logos de Deus, vivo, eficaz e mais forte do que uma espada de dois gumes. Podemos ainda pensar em Apocalipse, quando Jesus se manifesta para que João escreva as sete cartas para as sete igrejas, Ele dá um diagnóstico do que cada igreja precisava, mostrando o caminho. Quando vamos para Hebreus 4.12, vemos que Ele divide alma e espírito. Então, podemos dizer que fomos salvos no espírito, nosso corpo tem uma salvação que é a cura e a salvação garantida para o futuro. Precisamos cultivar essa vida de contato com a Palavra, cultivar essa vida de comunhão com Deus.
Prosperidade na alma
O amor de Deus nos alcançou, dando-nos o poder de não vivermos mais uma vida de ressentimentos, o que nos adoece. Eu preciso agradecer pelo trabalho que temos aqui no Centro de Cura, porque Jesus também se preocupava em curar as pessoas, inclusive a alma delas, em restaurá-las. Eu gosto de pensar assim: se alguém tem alguma deficiência, uma doença, algo no corpo, a dor é ali ou uma necessidade é algo notório.
Às vezes, estamos doentes, com deformidades na alma. Às vezes, a dor não é física, mas é uma dor profunda, silenciosa, e nem sabemos pedir socorro. Mas uma das coisas mais lindas do Evangelho é que, quando somos restabelecidos na paternidade com Deus, Ele vai colocando todas as coisas em ordem. Você não precisa estar se arrastando, se lamentando. Paulo disse que o que ficou para trás deve ser deixado para trás. Eu declaro que você vai começar uma temporada de prosperidade na alma.
“Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis como ovelhas desgarradas, mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas” (I Pedro 2.24-25).
Refrigério da parte de Deus
Temos solução para o espírito e para o corpo, pois a cura já foi providenciada. Saiba que existe um refrigério da parte de Deus. Quando muitas vezes o diabo planta sementes em nossa mente e nos atormenta, eu declaro que as sementes que o diabo plantou não irão florescer. Chegou o tempo de você jogar fora as roupas velhas e viver o melhor de Deus. Houve provisão para o espírito, houve provisão para o corpo e há provisão para a alma. Eu declaro que você será uma fonte de paz para outras pessoas.
“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem” (Hebreus 12.1-3).
É possível você estar lindo por fora, mas desmaiado na alma; lindo por fora, mas desmoronando por dentro. Deus está dizendo: eu quero te ajudar! Está vendo que não adianta cuidar só de uma parte? Tem gente que conhece a Bíblia de dentro para fora, mas ainda não foi tratada. Deixe esse amor divino te transbordar. Quando temos o amor divino, perdoamos, esquecemos, conseguimos até abrir mão dos nossos direitos.
Vivendo os dons de Deus
O seu crescimento espiritual envolve prosperar na sua alma. Eu declaro que você vai ter paz consigo mesmo e com os outros. Às vezes, carregamos pressões; eu declaro que você vai entender como andar no amor de Deus, como andar com maturidade no amor. Estão acontecendo curas físicas agora e as pressões da alma também estão sendo rompidas: pesos, medos, culpas, ajustes.
Eu declaro que os melhores dias da sua vida estão começando e você será tão equilibrado, tão saudável, tão de bem com a vida, tão próspero, que você vai ajudar outras pessoas a viver os dons de Deus.
*Trechos da mensagem do dia 02 de setembro de 2024, no Culto de Celebração.