
Integrante da equipe ministerial da Igreja Sede
Existe uma atmosfera favorável para a manifestação da presença do Espírito Santo do Senhor. Nós não precisamos de muito movimento natural para crer e saber que Ele está se movendo. Aprouve a Ele mover-se da maneira que bem entende e escolheu para o dia de hoje. É certo que Ele deseja se manifestar de maneira mais intensa, com o propósito de trazer ensino, consolo, nos guiar e nos levar de um nível a outro.
Cada culto deve ser uma experiência única com o Espírito Santo, uma experiência transformadora com Ele, para crescermos em graça, sabedoria e estatura. É uma ação contínua, que não deve parar na minha e na sua vida. Quando ouvimos “hoje tem culto do Espírito”, isso deve gerar uma expectativa tão grande em nós, e, ao termos contato com o sobrenatural, devemos reagir com salmos, hinos e cânticos espirituais.
Se aprofunde na Palavra
O Espírito Santo quer continuar fazendo algo e nós precisamos dar uma resposta a isso, pois Ele não se move em um ambiente onde não há expectativa. Gostaria que você orasse um pouco em outras línguas e se conectasse à proposta do que Ele tem a dizer, porque eu sei: Ele fala de forma coletiva, mas também de maneira individual. Ele deve ser cada vez mais considerado em nosso meio, precisa ser desejado. Estamos cada vez mais acostumados com o automático, mas existe um processo com o Espírito. É um processo que vai evoluindo, nos movendo para um nível mais intenso.
Se tirarmos o Espírito Santo da minha vida, eu não serei nada. Se tirarmos o Espírito Santo de nossos cultos, será apenas uma reunião social. Ele é nosso professor, amigo fiel e guia. Estamos aqui por Ele. Ele quer trazer algo novo para esta noite, quer trazer respostas, conduzir você a tomar as decisões mais acertadas, trazer solução para os seus problemas, dar-lhe uma estratégia para sair dessa condição de dívida. Deus nos chamou para um lugar de abundância. Toda provisão está disponível, mas como acessá-la? Por meio do conhecimento da Palavra e sendo guiados pelo Espírito.
Abastecidos pelo Espírito
O Senhor me levou àquela passagem de Efésios 5.15-20. Estava pesquisando sobre a palavra “encher”, e no grego é plerusthe, que quer dizer preencher até o máximo, tornar pleno, plenamente abastecido. Quando a Bíblia fala em sermos cheios do Espírito, essa é a proposta para mim e para você. Afinal, o ser humano nunca está vazio. “Enchei-vos” está no imperativo. Existe uma parte que cabe a nós, pois a parte de Deus já foi dada.
À medida que somos guiados pelo Espírito, acessamos lugares n’Ele, porque há lugares que só se acessa com o coração transbordando em amor e quando a murmuração cessa. Como andar longe da incredulidade? “Enchei-vos do Espírito.” “Mas, pastor Marcos, eu não consigo.” Enchei-vos! Porque o ambiente em que naturalmente trafegamos quando estamos cheios é de prosperidade, mansidão, domínio próprio. Não há espaço para que a ofensa penetre no coração; não se anda pesado, nem com ressentimentos ou falta de perdão.
O perigo de não perdoar
Ora, se o Senhor teve a capacidade de me perdoar e perdoar você, qual é a razão para justificarmos a falta de perdão ao nosso irmão? A falta de perdão é uma oportunidade de dar legalidade ao diabo. Em I João 4.13, é bem claro que o Espírito Santo não vem e vai. Ele não conversa com você e depois se afasta de você; na verdade, Ele faz parte da sua vida. É impossível separar-se d’Ele. Nós carregamos a presença do Espírito onde quer que vamos. Eu e você precisamos andar com mais ousadia, sabendo que o temos dentro de nós e Ele é poderoso.
A Bíblia nos chama a andar em fé. Para andarmos cheios do Espírito, abra mão do seu “eu”. Renúncia é a primeira parte. Dê o dízimo do seu tempo, as primícias do seu tempo ao Senhor, as primeiras horas do dia. Comece o dia agradecendo ao Senhor.
*Trechos da mensagem do dia 17 de setembro de 2024, no Culto do Espírito.