
Integrante da diretoria do Ministério Verbo da Vida.
Gostaria de fazer-lhe uma pergunta: Qual é o plano de Deus para a sua vida? Nossa existência não se resume a fazer qualquer coisa, mas a compreender qual é o propósito específico de Deus para nossa vida. Muitas vezes, permanecemos em uma condição superficial e inicial.
Oração é um chamado para todos e isso inclui você. Uma das concepções culturais que se infiltrou em nosso meio é que a oração é um chamado para poucos, reservado àqueles que intercedem. Contudo, a oração é aquilo que Deus espera daqueles que alcançaram a maturidade cristã. Exerce pressão para desenvolver a bênção que é ter acesso a Deus.
Há um plano para você
A maioria dos cristãos apenas deu início à sua vida ministerial. Muitos pensam que são leigos, profanos, porque os chamados se restringem às pessoas que dedicam exclusivamente suas vidas a Deus. Essa mentalidade os leva apenas a frequentar a igreja, mas os mantém alheios aos desígnios divinos.
“Não sejam insensatos, mas procurem entender qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5.17).
Desejamos ser realizados, ser úteis, mas muitos vivem achando que Deus não tem um propósito para eles, simplesmente porque não se sentem vocacionados, por não terem um dom ministerial. No entanto, eu lhes digo hoje: há um plano específico para você!
“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 29.11).
Poder para cumprir o propósito
“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Salmos 139.16).
A Bíblia afirma que o propósito de Deus para uma pessoa já está estabelecido antes do seu nascimento. O plano de Deus já estava escrito e determinado. Você não faz parte da categoria que não tem plano nenhum. O objetivo de Deus ao alcançá-lo não é apenas levá-lo ao Céu. Deus nos concedeu poder e domínio para cumprirmos o nosso propósito.
Há uma necessidade de você procurar entender qual é a vontade do Senhor. Uma das ferramentas que temos para entender essa vontade está na abertura para a comunhão. Jesus ensinava por meio de parábolas, mas para os íntimos, Ele explicava. Muitos não compreendem por si mesmos e isso limita as instruções que lhes dariam um norte. Talvez no início de nossa vida cristã isso seja aceitável, mas Deus trabalha para a nossa maturidade.
O que é vocação?
Deus concedeu os dons com vistas ao aperfeiçoamento dos santos. Deus está comprometido com a obra que Ele começou em sua vida! E nessa obra, Ele deseja aperfeiçoá-lo para levá-lo à perfeita maturidade espiritual.
Muitos confiam em seu próprio entendimento e agem por iniciativa própria. Às vezes, há pessoas comprometendo sua saúde com uma boa ideia que não é o plano de Deus para suas vidas. Deus tem um chamado e um propósito específicos para você. Há um lugar em que você é necessário.
O significado de vocação é: disposição natural e espontânea que orienta uma pessoa em uma atividade, função ou profissão, uma tendência. Ser vocacionado não é estar chamado para os cinco dons ministeriais ou para uma vida em um convento, por exemplo.
Sê fiel no pouco
“Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.14).
Às vezes, deixamos passar situações por não entendermos o plano de Deus. Há momentos em que Deus providenciou uma oportunidade, uma assistência. Se você não compreender o plano de Deus para sua vida, não poderá cumpri-lo, o que o tornará mediano e insensato. Deus deseja nos educar para que não cheguemos a esse ponto.
“Sê fiel no pouco, e sobre o muito te colocarei.” Deus já tem algo maior esperando por você; o que Ele espera é a sua fidelidade. Deus é poderoso; d’Ele é o ouro, d’Ele é a prata. Ele espera por pessoas com mentalidade próspera, que compreendam o Seu plano para suas vidas.
Conectados com o espiritual
Quando você descobre o plano de Deus para sua vida, você se torna feliz!
Gostaria de destacar essa responsabilidade: qual é o plano de Deus para a sua vida? Seja diligente, busque entendê-lo! Temos um acesso para o qual a Bíblia nos encoraja, “ousadia para entrar nos santos dos santos”. Esse lugar representa comunhão com o Senhor. Isso é para todo aquele que nasceu de novo e acontece por meio da oração, em que você mesmo fala com Deus, sem a necessidade de intermediários.
Se você não reconhece que a oração não é uma atividade sem sentido, você não manterá uma vida de oração. Se você vai viver pela fé, grande parte disso envolve agir apesar de não sentir, estar conectado com o plano espiritual.
Você é vocacionado!
O que Deus tem para a sua vida é extraordinário, não comum. Você é vocacionado! O desenvolvimento espiritual demanda tempo. A sabedoria que vem do alto é pura, pacífica e produz bons resultados. Reitero a pergunta: você sabe qual é o plano de Deus para sua vida? O plano de Deus não se resume a ir para o Céu, mas a compreender o Seu chamado e desejar responder a Ele. Deus tem um plano para a sua vida! Há um propósito pessoal para você! Não seja negligente e não enterre os seus talentos!
Além disso, a oração não se trata de uma escolha, é um chamado. Se você não desenvolver sua vida de oração, é certo que não cumprirá o plano de Deus. O acesso a essa porta foi pago com o sangue precioso de Jesus. Para alcançar essa condição, Jesus se entregou e morreu, derramando seu sangue.
*Trechos da mensagem do dia 21 de abril de 2024, no Culto de Celebração.