
Pastor do Verbo da Vida, em Juazeiro (BA)
Todo chamado começa com uma disposição, um desejo ardente de servir ao Senhor através da gratidão e obediência. Como diz o Salmo 23, Deus nos guia suavemente, conduzindo-nos ao chamado que Ele tem para cada um de nós.
Muitas coisas são ditas a nosso respeito, em relação ao nosso chamado. Só precisamos estar disponíveis e Deus nos colocará exatamente onde precisamos estar.
Desvendando o chamado
À medida que caminhamos, o chamado se desvenda. Quando nos disponibilizamos a servir ao Senhor, nosso chamado se manifesta, e as pessoas começam a perceber os frutos que estamos produzindo. Nós, como igreja, precisamos estar atentos a isso. Sirva a Deus onde Ele o colocou, com dedicação e, na hora certa, Deus o honrará. Muitas vezes, o chamado passará pelo teste do tempo e por provações, mas antes de tudo, é necessário ter certeza da aprovação de Deus sobre você.
“Ouvidas as palavras que Davi falara, anunciaram-nas a Saul, que mandou chamá-lo. Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade. Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei.
O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o Senhor seja contigo” (I Samuel 17.31-37).
Ele nos capacita
Um reino estava em jogo, a vida do próprio rei estava em perigo. Imaginem a angústia que o coração daquele rei devia estar sentindo! Era algo apavorante e sem solução. No entanto, alguém se levantou com ousadia, e Davi convenceu o rei a confiar-lhe sua vida. O Rei, o Senhor, precisa ser convencido do nosso comprometimento com a missão que Ele nos confiou em nosso chamado. Precisamos nos dispor a consagrar nossa vida e chamado a Deus, afirmando que Ele pode confiar em nós para cumprir o papel que nos deu. Muitas vezes, as pessoas podem duvidar de nosso chamado e capacidade, mas o Deus que nos chamou é Aquele que nos capacita. Pessoas aguardam que exerçamos nosso chamado; vidas serão restauradas por meio dele. Muitas vezes, Deus quer ver onde está nosso coração.
“Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude. Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo” (Lucas 18.18-23).
O Senhor nos confiou um Reino
Havia uma oportunidade. Um homem estava diante de Deus fazendo uma pergunta. No entanto, Deus sempre tem planos maiores para nós e Jesus foi além da pergunta feita. Jesus deu um conselho que, se seguido, mudaria a vida daquele homem. Ali estava uma grande oportunidade. Muitas vezes, o teste do nosso chamado será estarmos atentos aos juízos e conselhos de Deus. Muitas pessoas têm perdido oportunidades por não se dispor sequer a sair de onde estão. Se há um chamado de Deus, é preciso confiar n’Ele. A força do Senhor, o Deus que habita em nós, nos capacita a exercer nosso chamado.
O Senhor nos confiou um Reino, e esse Reino precisa ser difundido com vigor. Muitas vezes, na Palavra, Deus é convencido de algo. Na passagem em que Deus fala com Moisés sobre destruir o povo por sua desobediência, Moisés lembrou a Deus das promessas feitas e pediu pela vida do povo, e Deus assim fez. Jesus intercedeu por nós. Ele nos confiou o Reino. Devemos proclamar ao mundo o Evangelho. O Verbo da Vida deve ir a todas as nações! É isso que Deus espera de nós.
Temos a oportunidade de revelar ao mundo a verdade da Palavra, de que temos autoridade sobre as enfermidades, em nome de Jesus, para expulsá-las. Isso fará com que as escamas dos olhos caiam, e as pessoas andem na verdade. Onde a Palavra da fé alcança, há libertação, vida e verdade.
Uma palavra proferida com convicção pela nossa boca, derrubará qualquer gigante e nos trará o resultado esperado!
*Trechos da mensagem do dia 03 de dezembro de 2023, no Culto de Celebração.