
Líder do departamento O Negócio é Crer
Esse tema sobre serviço é extremamente relevante. Eu entendo que servir é um verbo que tem diversas maneiras e modos. Em Atos 17.16-34, Paulo está indo pregar em Atenas para os intelectuais daquela época, falando sobre a ressurreição. Ele usou toda a sabedoria que tinha para que aqueles homens cultos pudessem entender aquilo que ele queria transmitir, mas o resultado foi muito aquém daquilo que ele esperava, pois chamaram de “tagarela” e outros disseram que queriam ouvi-lo depois.
Em I Coríntios 2.1-5, Paulo explica que abriu mão de sua sabedoria para dar lugar à manifestação do poder de Deus. O apóstolo estava querendo dizer que a “letra” deve ser acompanhada pela demonstração do poder, que deve haver espaço para o Espírito se mover. Nós estamos construindo um raciocínio para chegarmos ao servir.
“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” (I Coríntios 2.1-5).
Deus sabe como disciplinar eu e você, para que nós nos esforcemos e assim extrair de nós o melhor.
No texto de Hebreus 12.5, há uma revelação que precisamos estar consciente dela. Todo esse texto fala que seremos disciplinados por Deus, e isso não é uma opção. Se você deseja crescer em Deus é necessário se submeter à disciplina d’Ele, porque “ser filho” e “disciplina” está no mesmo pacote. E, se você decide não passar pelo processo de disciplina, consequentemente está dizendo: “Eu não quero mais ser filho d’Ele”. Não existe a possibilidade de ser filho de Deus e não receber a sua disciplina.
Quando você chega em uma academia com o intuito de se fortalecer, está cheio de equipamentos de ferro. Mas se você decidir não usá-los, para que sejam uma ferramenta para te ajudar a fazer esforço para que você alcance o seu objetivo, eles serão somente uma pilha de ferro. Entretanto, se você decidir usá-los, eles serão uma ferramenta para te ajudar.
Muitas vezes, as ferramentas que o Senhor vai usar são as pessoas que estão ao nosso lado, porque toda vez que fizermos algo com elas que não for legal, aquilo vai nos deixar chateados e buscaremos n’Ele a força necessária para mudar, pois são as pessoas próximas a nós que têm poder de tocar em áreas da nossa vida. Se, por acaso, eu saísse de casa e aumentasse o tom de voz com minha esposa, meu dia já começaria de forma negativa. E eu tenho que ajustar aquilo, porque meu dia não será mais o mesmo, porque aquela é a ferramenta de Deus está dizendo para me disciplinar, dizendo: “Existe o fruto do Espírito para você. Então. vá com calma!”.
Você só viverá em paz quando estender o que é servir.
No livro de Mateus, capítulo 5, Jesus está ensinando os seus discípulos e, em certo momento. Ele diz: “Bem-aventurados os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus”. Além da disciplina, essa é mais uma das características que acompanha aqueles que querem ser chamados de filhos de Deus.
Vou dar um exemplo. Quando está vendo um prédio na rua, mesmo não conhecendo quem o edificou, você não ficará duvidando se aquele prédio vai cair. Nós temos estrutura para sermos pacificadores e servos. Muitas vezes, questionamos a nossa estrutura que foi dada por Deus, por ela existir. Se Ele está dizendo que aqueles que promovem a paz são mais do que felizes é porque temos condições de fazer isso. Você pode me perguntar: “Onde está o servir?”.
Você nunca será um pacificador sem ser servo antes, porque servir é se doar, se entregar, abrir mão dos seus direitos. Essa condição de servo ensina você a servir em casa, e você não precisa ficar esperando um convite do seu pastor para fazer alguma coisa. Você busca primeiro fazer pelos outros, e depois pensa em si.
Constantemente, a passagem da mulher que foi pega em adultério me acompanha e, diante daquela situação um multidão de vozes na mente de Jesus, Ele começou a escrever na areia. Para servir, muitas vezes será necessário “escrever na areia”, para dar tempo para sua mente parar de julgar, lembrar que alguém já teve misericórdia de você.
Servir é o melhor lugar para crescer.
Se você for esticado servindo, então se tornará uma ferramenta importante para Deus.
Trechos da ministração do dia 27 de agosto de 2023, na Escola Dominical