por Thadeu Borba
*Integrante da equipe ministerial
“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel” (I Timóteo 5.8).
Às vezes, você pode achar difícil evangelizar um parente porque ele é quem mais o conhece e é o mais próximo que conhece as nossas virtudes e falhas. Porém, isso não é desculpa para dizer que é outra pessoa que irá pregar para nossa família.
A Bíblia diz que é com você, a responsabilidade de cuidar da própria casa. Não adianta evangelizar o mundo lá fora e a sua parentela. Precisamos ganhar os da própria casa. Então, se você já avançou muito e negligenciou os seus, está na hora de recuar para a sua parentela. Isso acontece também no nível espiritual: a sua casa, marido e mulher, precisam crescer espiritualmente juntos. Não fique em um lugar além do seu cônjuge. Ajude-o no crescimento!
Esse cuidado com a sua casa é com a sua própria vida, não apenas com pregações. Se você prega uma coisa e vive outra, a Palavra chama isso de hipocrisia. É necessário viver o Evangelho e não fazer isso sozinho. É necessário que todos cresçam e congreguem juntos. É o seu trabalho alcançar os seus parentes e especialmente os da própria casa.
Você pode pregar, correr, cair, mas se não obedece o que está escrito, está sendo só um teatro. Porém, Deus não o chamou pra ser ator, mas para ser adorador. Deus está esperando por você. Deixe de destacar as suas falhas, mas destaque as suas virtudes em ações e palavras.
Viva como uma nova criatura. Seus parentes podem ser ganhos somente em observar a sua vida também. Todos notam mudança! A santidade precisa ser expressa com palavras, atitudes e práticas. Quando você nasceu de novo, você foi sepultado e ressuscitado com Cristo. Então, como nova criatura, você não pode viver como antes.
Se você nasceu “torto”, o carpinteiro chamado Jesus morreu para endireitar a sua vida. Existe um sangue que o lava e o purifica de todo o mal. Esse sangue foi derramado em seu favor e de sua família. Quanto mais você medita na Palavra, mais você acerta do que erra.
Temos dois grupos que podemos evangelizar na família:
- Cônjuge
Você pode ter o marido ou a esposa descrente. Então, o ganhará na vida comum do lar, em uma vida cristã exemplar em sua casa. Em I Pedro 3.1-2, fala: “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor“.
Para as mulheres casadas, a submissão não é o mesmo que escravidão, mas é honra e virtude. Há um propósito para a submissão, neste caso, que é a observação do marido enquanto a esposa demonstra o temor ao Senhor em seu procedimento. A mulher solteira vive somente para agradar ao Senhor, porém a casada deve agradar também ao marido, se enchendo da Palavra e transbordando amor da sua vida para o marido. Para as solteiras, cuidado com quem está escolhendo. Ore e escolha um homem de Deus!
Em I Pedro 3.7, fala aos maridos:
“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações” (I Pedro 3.7).
Essa palavra é sobre uma vida com discernimento, viver uma vida comum do lar, ajudando a sua esposa. Tenha discernimento sobre a linguagem de amor da sua esposa. O seu casamento não é para fazer você feliz, mas para os dois serem felizes.
- Filhos
Evangelize e pratique a Palavra para os seus filhos. Não jogue a responsabilidade para a igreja. A educação, em todas as áreas, incluindo a espiritual, é dos pais. Os filhos são a nossa herança e um dia seremos cobrados do Senhor, sobre o cuidado com essa herança. Em Deuteronômio 6.4-5, está bem claro o que Deus quer que nós façamos na educação dos nossos filhos.
Seja para o seu filho um modelo de vida cristã. Crie os seus filhos no conselho da Palavra, na correção, no ensino, na instrução e em amor. Treine o seu filho para que façamos uma equipe poderosa em nossa família, que será imbatível porque o maior está conosco. Filho precisa ser disciplinado e corrigido, então não o crie solto. Esses são conselhos para alcançarmos a nossa família.
*Trechos da mensagem do dia 29 de setembro de 2022, no Culto da Família.
Uma resposta
Obrigado pela lição principalmente aquela que trstou sobre a família